Se você é um gestor financeiro, deve saber que o recebimento e envio de informações pode ser um processo burocrático. Nesse cenário, tecnologias como o CNAB entram em ação para otimizar a organização de recebíveis, principalmente por boleto bancário.
Isso porque, com o CNAB, as empresas conseguem enviar e receber um alto volume de transações de forma automática, o que simplifica a gestão financeira.
Mas o que é CNAB? Como ele funciona? E quais são as vantagens que a tecnologia oferece aos negócios?
É isso que veremos no conteúdo de hoje. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.
CNAB é a sigla para Centro Nacional de Automação Bancária.
Trata-se de uma tecnologia que possibilita a troca de informações financeiras entre empresas, bancos e clientes de maneira digital e dentro de um padrão.
Isso significa que, com o CNAB, é possível gerenciar todas as informações de pagamentos recebidos e enviados de maneira automática, o que facilita a gestão financeira das organizações.
Dessa forma, a tecnologia elimina o trabalho manual, que levaria horas ou dias, e otimiza o fluxo de comunicação entre bancos e empresas.
Vale ressaltar que as normas do CNAB são estipuladas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Sendo assim, é o órgão que determina questões como formato de colunas e textos que devem ser utilizados para facilitar a leitura.
Agora que você já entendeu um pouco sobre a tecnologia, é hora de saber mais sobre como funciona o CNAB.
Apesar de parecer complexo, o processo se dá de forma simples. A comunicação entre banco e empresa acontece por meio do software de gestão da companhia, que irá gerar o arquivo de remessa com as informações de pagamento.
Após esse passo, a empresa pode acessar o site do banco escolhido e enviar os registros de pagamento manualmente.
Feito isso, o arquivo enviado passa pelo processo de validação do banco. Se os dados estiverem corretos, os pagamentos são homologados e o banco gera o arquivo de retorno.
Como vimos acima, o CNAB é uma tecnologia que digitaliza e automatiza o processo de envio e recebimento de pagamentos.
De acordo com a Febraban, o CNAB ainda pode ser utilizado em outras situações, como, por exemplo:
O CNAB possui dois modelos de arquivo digital: o 240 e o 400, e cada banco utiliza um padrão CNAB específico. Saiba quais são as diferenças entre eles.
O CNAB 240 é mais amplo do que o CNAB 400. Isso significa que ele permite a inserção de mais títulos a serem pagos ou recebidos.
Além disso, ele permite a utilização de serviço de banco correspondente (casas lotéricas e demais instituições financeiras autorizadas pelo BACEN) e agendamento para pagamentos de contas.
Diferente do 240, o CNAB 400 é um arquivo que possui uma quantidade menor de informações, com limite de 400 posições.
Além disso, esse layout não permite a utilização de serviço de banco correspondente. Isso significa que ele só pode ser utilizado para a postagem de títulos pelos Correios e serviços de protesto.
Como você viu até aqui, o CNAB é uma ferramenta imprescindível para uma gestão financeira eficiente.
Entretanto, a tecnologia oferece outros benefícios valiosos aos negócios. Veja só.
Ao utilizar o CNAB, todo o processo de gestão financeira e baixa de pagamentos ocorre de maneira automática, o que representa mais agilidade, produtividade e menos erros durante o trabalho.
Como o CNAB auxilia na organização e automatização da gestão financeira do negócio, as informações sobre pagamentos realizados e recebidos ficam centralizadas em um só lugar.
Na prática, isso significa um maior controle sobre as finanças, além da garantia do cumprimento de suas obrigações financeiras e tributárias.
A segurança de dados é fundamental para as empresas.
Com o CNAB, o seu negócio não corre riscos de perder as informações e dados financeiros, uma vez que toda a comunicação entre a organização e os bancos seguem padrões determinantes pela Febraban.
Ao longo do artigo, explicamos o que é o CNAB, como funciona e quais os benefícios dessa ferramenta para os negócios.
E, como você viu, o CNAB é um poderoso aliado do setor financeiro, automatizando processos burocráticos e eliminando tarefas manuais e repetitivas a partir da tecnologia.
Se você chegou até aqui e quer saber como a tecnologia pode potencializar os resultados do seu negócio, que tal conhecer as soluções da iugu?
Além de uma API completa e bem documentada, as soluções de automatização de pagamento da iugu permitem que você automatize toda a gestão financeira da sua empresa: do controle de recebimentos ao acompanhamento de resultados, estará tudo nas suas mãos.
Assim, você não precisa se preocupar com o CNAB dos seus boletos bancários, pois a tecnologia da iugu automatiza o processo para sua empresa.
Quer saber mais? Então, entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano ideal para o seu negócio.