O que é clube de assinaturas? Por que uma empresa deve ter?

Escrito em 04 de Março de 2021 por Redação iugu

Atualizado em 27 de Setembro de 2023

Independentemente do tipo de produto ou serviço, saber como criar um clube de assinatura vem ganhando espaço e notoriedade pelas vantagens que oferece tanto ao lojista quanto ao consumidor, fortalecendo a ideia da economia de recorrência.

Antes de mais nada, vale lembrar que a competitividade está cada vez mais acirrada. Assim, quanto maior for o diferencial de um negócio, maior será a chance de conquistar uma grande fatia consumidora do mercado.

Leia também: Saiba tudo sobre e-commerce de assinatura

Continue a leitura deste post para saber o que é clube de assinatura, entender como funciona e por que você deve investir nesse modelo de negócio para aumentar ainda mais o faturamento da sua empresa.

O que é clube de assinaturas?

É um tipo de modelo de negócio no qual você contrata um determinado serviço por um tempo e existe uma cobrança recorrente, seja a cada mês, três meses, seis meses, um ano, por exemplo.

Sabe quando você assina um serviço da Netflix ou Spotify, por exemplo? Essa é basicamente a definição do que é clube de assinatura.

Como funciona um clube de assinaturas?

Esse é um modelo de simples aplicação. Nele, basicamente, um produto ou serviço é ofertado ao cliente de maneira recorrente, ou seja, de forma periódica. Em contrapartida, há um compromisso de pagamento online condicionado à suspensão em caso de inadimplência.

Os valores podem ser cobrados por mês, ano, ou de acordo com um plano que contempla a frequência e a quantidade de fornecimento, o qual é previamente disponibilizado e acobertado por contrato prévio de prestação. É basicamente assim como funciona um clube de assinaturas. 

O clube de assinaturas antecipa aquele desejo latente e constante do consumidor. Dessa forma, ele não precisará se preocupar com a aquisição, pois receberá, de tempos em tempos, o produto no endereço que definir para entrega. O mesmo vale para os serviços que estarão sempre disponíveis enquanto houver cumprimento do acordo.

Mesmo que negócios online — e-commerce e marketplace — tenham similaridades de atuação, os modelos do que é clube de assinatura exigem um formato personalizado e flexível devido às particularidades da operação e expectativas do cliente.

Leia também: Como montar um clube de assinaturas 

Por que esse modelo de negócio é interessante?

Existem motivos consistentes que você deve considerar ao ao saber como montar um clube de assinaturas em sua empresa. Ele agrega valor e amplia a abrangência de atuação. No decorrer dos processos e consolidação dos vínculos, você vai perceber os reflexos positivos e, ainda mais importante, rentáveis. Conheça alguns deles a seguir.

1) Maior fidelização

Em um significado livre, o clube é um grupo de indivíduos associados que têm gostos em comum, bem como opiniões artísticas, literárias, políticas, filantrópicas e desportivas, sendo motivados pelo desejo de relação social.

Ao contemplar o desejo de compras do consumidor e oferecer, dentro do clube de assinaturas, um produto ou serviço que atenda aos seus anseios, haverá um vínculo prolongado e consequentemente o aumento da fidelidade. Desde que a qualidade seja ofertada em conjunto. 

Nesse modelo de negócio, é possível personalizar a assinatura de acordo com as expectativas do cliente. Assim, ele receberá um atendimento único e diferenciado, optando pela assinatura com boas chances de renovação ao término da vigência do contrato.

Para ajudar ainda mais na fidelização do cliente, confira algumas dicas no vídeo abaixo:

 

 

2) Otimização do gerenciamento do estoque

Trabalhar com assinaturas é uma maneira de como fazer um controle de estoque eficiente gestão do estoque seja mais eficiente, pois há uma previsibilidade de demanda, o que facilita a reposição de produtos na medida em que as vendas vão acontecendo.

Os custos são minimizados, uma vez que não será necessário manter em estoque aqueles produtos de baixa rotatividade ou que não compõem o mix do assinante.

3) Identificação com a marca

Um cliente fidelizado passa a adotar a sua empresa e a filosofia que ela disseminar no mercado, defendendo os produtos e serviços de forma natural e identificada. Assim que ele descobrir o que é clube de assinatura e se decidir por um, ele se associará por afinidade, qualidade e comodidade.

Sentindo-se satisfeito e acolhido, fará campanha para sua marca e tentará convencer familiares, amigos e colegas a experimentarem os benefícios que ele já usufrui.

Inclusive, oferecer descontos por cada indicação convertida em vendas pode reforçar ainda mais sua marca como uma empresa que se preocupa com a experiência de compra do cliente.

4) Exclusividade

O modelo de clube de assinaturas atua com condições diferenciadas e especiais para o assinante, como:

  • Acesso antecipado a lançamentos
  • Descontos especiais para aquisição de novos produtos
  • Sugestão de combos
  • Trade in de renovação
  • entre outros

Não é fácil agradar ao consumidor da atualidade, o qual dispõe de tantos recursos e ofertas do mercado. Há uma gama de produtos e serviços disponíveis para livre escolha. Os preços e produtos podem ser compatíveis, mas a grande diferença se dará pelo atendimento e pela segurança que você demonstrar na gestão de conta e contrato.

Um clube de assinaturas, mais que um modelo de negócios, é a oportunidade que você e sua empresa têm de proporcionar ao cliente uma experiência incrível e com bom custo-benefício. Além disso, as chances de alavancar ainda mais as suas vendas por meio das recomendações nas redes sociais são altas.

[rock-convert-cta id="3457"]

5) Receita recorrente

Um pagamento recorrente gera uma receita recorrente — e essa é uma das grandes vantagens de saber o que é clube de assinaturas e implementá-lo. Ao firmar contrato por um determinado período, você terá um melhor controle financeiro, podendo gerenciar melhor o fluxo de caixa, inclusive com elementos concretos para tomada de decisão.

Com uma boa gestão de pagamento recorrente, você terá maior poder de negociação junto aos fornecedores e poderá dividir as conquistas também com os clientes, que poderão ser beneficiados por novas políticas de redução e descontos, aumentando, assim, o ticket médio.

O relacionamento com o cliente tende a melhorar quando ele determina a data de vencimento e o que deseja incluir em sua assinatura, evitando desgastes de cobrança por atraso de pagamento ou inadimplência.

Contar com um sistema de pagamento online que faça todo o processo e garanta um checkout transparente e seguro pode ser uma boa alternativa para eliminar o trabalho manual e conferir ao negócio a referência de profissionalismo, agilidade e eficiência.

Dentro do contexto, para tornar ainda mais interessante fazer parte do clube de assinaturas também é uma boa saída disponibilizar facilidades e versatilidades de meios para pagamento, como:

  • Boleto
  • Cartão de crédito
  • Transferências 
  • Débito em conta 

Você sabia que para todos esses serviços você pode contar com a Iugu? Isso porque somos uma plataforma de automação financeira - um meio de pagamento online. 

Somos especialistas em soluções de cobranças e recebimentos para os modelo de Marketplace, Recorrência e Cobrança Avulsa. Além disso, nossa API é uma das mais completas e intuitivas do mercado. Por meio dela é possível ler toda a regra de negociação das empresas e automatizar as cobranças.

Quer saber mais como eliminar trabalhos manuais e por meio da automação de cobranças? Fale com um de nossos especialistas e peça uma demonstração.

Gostou do artigo? Que tal compartilhar em suas redes sociais e fazer com que seus amigos também saibam o que é clube de assinatura!

Posts relacionados