O que é business intelligence? Saiba aqui!

Escrito em 10 de Outubro de 2019 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

 

A transformação digital acirrou a competitividade no ramo corporativo e é caracterizada pelo poder da informação. Nesse contexto, o business intelligence surge como um processo eficiente à gestão e é capaz de melhorar o posicionamento de sua empresa no mercado.

O avanço tecnológico trouxe às organizações máquinas e softwares úteis para a otimização das metodologias laborais e rotinas de trabalho. Eles colaboram com o planejamento e a execução das estratégias, fornecendo amparo à administração, deixando-a mais intuitiva e mitigando riscos.

Quer entender melhor esse processo, seu conceito, aplicação, importância e por que investir nele para ter diferencial competitivo? Siga na leitura e fique por dentro do assunto.

O que é business intelligence?

BI não é uma ferramenta, mas o conjunto de processos — que geralmente envolvem equipamentos e softwares — usados para obtenção, armazenamento, processamento, análise e utilização de dados pelos gestores de uma empresa.

Ele pode ser adotado independentemente do segmento ou porte de sua companhia, servindo a todos os departamentos, à área operacional, financeira, comercial, ao gerenciamento executivo e ao marketing, por exemplo.

Aplicação prática

Ainda não consegue vislumbrar como o BI funciona? Imagine a extensa e complexa lista de obrigações gerenciais que a administração de uma empresa no segmento SaaS tem relativas a KPIs como:

  • CAC (Customer Acquisition Cost);

  • tempo para recuperar o CAC;

  • LTV (Customer Lifetime Value);

  • Revenue Churn;

  • Quick Ratio.

Isso sem falar nas métricas dos departamentos de marketing e comercial, além do Net Promoter Score (NPS) ou do Customer Happiness Index (CHI), indicadores usados para medir a satisfação do cliente com a solução adquirida.

Quando a empresa SaaS utiliza o business intelligence, ela consegue, por exemplo, ver quantos leads qualificados são gerados a partir do volume de tráfego no topo do funil de vendas. Assim, o investimento em publicidade é melhor orientado com os aportes sendo feitos nos canais de comunicação que mais atingem o público-alvo.

As informações captadas a partir de cada usuário do serviço prestado pela organização ajudam a compor uma base de dados confiável para fundamentar as estratégias dos gestores e amparar a tomada de decisão.

Por que investir em business intelligence?

A dinamicidade típica da era digital exige das empresas a capacidade de antever as necessidades do mercado e se antecipar a elas. O BI se presta justamente a tal finalidade, ajudando o gestor a administrar a organização. Confira algumas razões para investir nessa tendência.

Otimização dos processos

Que tal utilizar o BI para diminuir o churn de clientes na sua empresa de software SaaS? Ele pode apresentar ao gestor as variáveis que levam o consumidor a desistir do produto ou serviço prestado, tais como a navegabilidade pouco intuitiva do programa.

A informação é útil para os desenvolvedores trabalharem em uma interface que seja user-friendly, com capacidade de otimizar a experiência do usuário. O gestor também pode se valer do business intelligence para calcular o CAC e, assim, orientar as ações das equipes de vendas e marketing.

Amparo estratégico

O business intelligence processa os dados obtidos em informações úteis à tomada de decisão extraindo-os do sistema de produção. A partir daí, eles são centralizados em um Data Mart ou Data Warehouse — bancos de dados especializados.

Então, acontece a renderização das informações, disponibilizadas em relatórios, portais de decisão e ferramentas estatísticas. Por fim, os dados são minerados e, após serem limpos e consolidados, são armazenados para análise do usuário em dashboards com indicadores-chave, por exemplo.

Todo esse processo do business intelligence é útil em estratégias como estimar a demanda em períodos de sazonalidade o que orienta ações promocionais, faz o estoque girar e ajuda a organização a conter gastos durante o período.

Diferencial competitivo

Os riscos são mitigados quando a tomada de decisão é bem-amparada. Ainda, a fatia de participação de uma empresa no mercado depende da sua capacidade de se antecipar à concorrência. Isso compreende o uso inteligente de informações sobre indicadores de desempenho e preferências do público-alvo.

Essa é justamente a proposta do business intelligence, razão pela qual ele fomenta o diferencial competitivo de sua organização estimulando a adoção de boas práticas e fazendo previsões futuras com base em situações passadas. Tais fatores posicionam estrategicamente a sua marca.

Melhoria nas finanças

Trechos de uma pesquisa da Dresner Advisory Associates publicada na Forbes atestam que a finalidade de quase 50% das 5.000 organizações participantes do estudo é utilizar o BI para aumentar sua receita em 2019.

Saúde financeira é um aspecto crucial ao bom funcionamento de toda empresa, sendo o business intelligence um processo útil na definição de quais investimentos são mais rentáveis. Melhorar a experiência do usuário de um software, por exemplo, exige altos gastos que talvez sejam recompensados posteriormente.

Qual é a importância do business intelligence?

A organização é uma estrutura complexa com variáveis que influenciam em seu funcionamento. Existem questões micro (clientes, concorrentes, fornecedores e colaboradores) e macroambientais (situação econômica do país, tecnologia no setor e questões demográficas) que precisam ser analisadas constantemente pelo gestor.

Os dados obtidos, estruturados em um banco específico, disponibilizados organizadamente em recursos visuais úteis, como quadros e tabelas, limpos e consolidados em dashboards, favorecem a boa administração.

Já falamos que informação é poder. Quando você tem máquinas e programas de alta precisão com capacidade de juntar, processar, comparar e analisar estatísticas trabalhando a seu favor, são muito maiores as chances de o gestor adotar medidas mais acertadas.

Assim, as estratégias ganham respaldo, podem ser pensadas com antecedência, planejadas com maestria e executadas em conformidade com o cenário esperado. Todo esse processo ajuda na mitigação de riscos, aproxima a organização de melhores resultados e auxilia os colaboradores a baterem as metas consistentemente.

O uso do business intelligence em uma empresa impacta os relacionamentos internos e externos, dá ao seu empreendimento diferencial competitivo e facilita e agiliza tanto os processos quanto a rotina de trabalho dos seus funcionários. A empresa não precisa ter grande porte para implementar essa solução.

Gostou do assunto? Continue atualizado sobre gestão, automação e boas práticas administrativas seguindo as páginas da iugu nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e LindekIn.

 

Posts relacionados