O que é o BACEN? Saiba a importância para escolher parceiros financeiros
Escrito em 18 de Junho de 2024 por Lidiane Oliveira
O BACEN, ou Banco Central, supervisiona o sistema financeiro do Brasil. Entre suas atribuições, está a regulação de instituições financeiras. Saiba mais!
Organização de instituições financeiras, supervisão de taxas e ofertas, dicas de segurança…se você tem dúvidas sobre o que é o BACEN, comece entendendo que a instituição tem todas as atividades acima em seu escopo de trabalho — e algumas mais.
O órgão regulatório, responsável por manter a autoridade e a estabilidade do sistema financeiro brasileiro, tem, entre seus pilares, o dever de “zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade”.
Mas, afinal, como isso é possível? Neste artigo, mostramos como o BACEN atua na supervisão de instituições financeiras e na fiscalização do sistema financeiro — e a importância de escolher parceiros alinhados às diretrizes do Banco Central.
O que é BACEN?
instituição é a autoridade monetária do país, e, operando como uma autarquia autônoma, regula, fiscaliza e assegura a estabilidade econômica no território nacional.
Para que serve o BACEN?
Entre as funções do BACEN, estão:
- regulação monetária;
- emissão de papel moeda;
- fiscalização de instituições de pagamento;
- supervisão do sistema financeiro
- atuação como banco dos bancos e do governo;
- execução da política cambial.
Entenda mais sobre cada uma a seguir.
1. Regulação Monetária
Por meio da regulação monetária, o BACEN mantém a inflação do país estável.
Isso significa que o órgão estabelece metas para o índice, divulga e acompanha mecanismos para transmissão da política monetária e consolida relatórios periódicos que possibilitam a análise e o entendimento dos movimentos do mercado.
2. Emissão de papel moeda
Entre as funções do Banco Central, está a gestão do meio circulante, ou seja, do dinheiro em espécie. Dessa forma, autoriza a emissão de papel moeda para atender às demandas das empresas e de seus consumidores.
O objetivo é assegurar que haja cédulas e moedas suficientes em circulação, mantendo o ritmo da economia.
3. Fiscalização de instituições de pagamento
Embora não componham o chamado SFN (Sistema Financeiro Nacional), as Instituições de Pagamento são reguladas e fiscalizadas pelo Banco Central, conforme diretrizes estabelecidas pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).
Vale destacar que, como instituições de pagamento (IP), caracterizam-se empresas que oferecem serviços de pagamentos online e movimentação de recursos, funcionam como intermediárias entre o comprador e o vendedor e não concedem empréstimos e financiamentos.
Atualmente, a legislação relacionada à fiscalização de instituições de pagamento engloba:
- processos de autorização relacionados ao funcionamento das instituições;
- constituição e o funcionamento;
- prestação de serviços de pagamento;
- modalidades de conta de pagamento utilizadas.
4. Supervisão do sistema financeiro
Faz parte das atribuições do BC o monitoramento e a supervisão das atividades das instituições que integram o sistema financeiro, incluindo:
- disponibilidade de capital suficiente para operar;
- cumprimento das normas e regulamentos vigentes;
- adequação da contabilidade às regras nacionais e internacionais;
- qualidade do relacionamento com clientes e usuários.
5. Atuação como banco dos bancos e do governo
O BC é conhecido como “banco dos bancos” porque é obrigatório que as instituições financeiras mantenham contas no órgão. Assim, há o monitoramento das movimentações para assegurar a fluidez das transações financeiras.
Adicionalmente, o BACEN detém contas chave do governo, além de ser o local de armazenamento das reservas internacionais do Brasil.
6. Execução da política cambial
Por meio da política cambial, o BACEN define:
- relações financeiras entre o país e o mundo;
- forma de atuação no mercado de câmbio;
- regras para movimentação internacional de capitais e de moeda;
- gestão das reservas internacionais.
Antes de seguir em frente, veja um resumo com as principais funções do BACEN:
Qual a importância do BACEN para instituições financeiras?
Como você viu acima, o BACEN regula diversos pontos atrelados ao core business das instituições financeiras (incluindo modalidades de pagamento e modelo de prestação de serviços).
Dessa forma, não é exagero dizer que o órgão é fundamental para trazer segurança para as transações, tanto do ponto de vista das empresas, quanto dos clientes.
Graças à regulação do BC, pessoas físicas e jurídicas têm direitos assegurados e um relacionamento mais transparente e sólido.
Ainda sobre segurança em operações financeiras: entenda como utilizar o certificado digital em transações!
Por que contar com instituições financeiras regulamentadas pelo BACEN?
Contar com uma instituição de pagamento regulamentada traz confiabilidade à parceria entre sua empresa e a instituição de pagamento. Afinal, para fazer parte do grupo, é fundamental que a instituição cumpra todos os padrões de segurança e qualidade preconizados pelo órgão regulador.
Desde 2020, a iugu é regulamentada pelo BACEN como uma instituição de pagamento (IP) o que reforça o nosso compromisso com os mais exigentes padrões de segurança e conformidade em todos os nossos sistemas e processos.
E aí, gostou de saber o que é BACEN e como o órgão zela pela solidez e segurança do nosso sistema financeiro?
Que tal aproximar a lente para entender como a iugu adota recursos adicionais de proteção às suas operações na plataforma? Conheça nossas certificações e protocolos!
Escrito em 18 de Junho de 2024 por
Lidiane Oliveira
Gerente de Marketing de Conteúdo com ampla experiência em estratégia de materiais B2B. Atua no mercado de Fintechs há mais de 5 anos e é especialista em meios de pagamento.