Atendimento Online: Como utilizar esse recurso em sua empresa

Escrito em 27 de Setembro de 2019 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

O novo consumidor, também chamado de consumidor 4.0, possui outras necessidades e exigências se comparado a 10 anos atrás. Vivemos na “era do agora”, onde todos necessitam de uma solução rápida e simples.

E com o atendimento não poderia ser diferente. Com a evolução da tecnologia e da mudança de hábito dos consumidores, surgiu o atendimento online para facilitar a comunicação entre empresa e consumidor.

O atendimento online nasceu com a missão de ser prático, rápido, eficiente e barato! Mas em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas como fazer um atendimento online corretamente? Vamos descobrir agora mesmo!

O que é atendimento online?

Uma coisa que não temos sobrando é o tempo! Ninguém quer perder seus minutos livres colado em um telefone, ouvindo “Caso queira falar com um atendimento aperte 9, depois digite seu CPF pausadamente para realizarmos o atendimento”.

Estamos na era da modernidade e facilidade, por isso queremos resolver os problemas o mais rápido possível, gerando menos desgaste para os consumidores e para nossa empresa. Foi com essa premissa, que nasceu o atendimento online.

O atendimento online é um canal disponibilizado através da internet para reclamações, elogios e sugestões dos consumidores. Esse atendimento é realizado através de chat, e-mail e aplicativos de conversa, como o WhatsApp.

Os novos hábitos

A evolução tecnológica impactou diretamente no modo de produzir em indústrias, com a automação industrial é possível fabricar em grande escala gastando muito menos, isso graças a tecnologia que facilitam na produção.

A tecnologia também revolucionou o modo de consumir. Atualmente, os clientes não querem saber mais só do produto, eles estão preocupados com o impacto no meio ambiente, no pré e pós venda e na garantia oferecida pela fabricante.

Os consumidores se tornaram participativos nas decisões e imagem da empresa, tornando-os representantes da sua marca. Para isso, é preciso uma comunicação de via dupla, eles também querem te ouvir. E é aí que o atendimento online entra!

Canais do atendimento online

Não importa se sua empresa é uma multinacional ou uma pequena empresa, seus clientes precisam de um canal para se comunicar com sua empresa. Por isso, separamos alguns canais que podem ser utilizados para realizar o atendimento online. Confira:

  • Chat - Os chats são os canais mais comuns de atendimento online. Por sua simplicidade e rapidez para realizar o atendimento, é o canal favorito das empresas.
  • Redes Sociais - As redes sociais são usadas diariamente pelos consumidores, e não é de se estranhar que elas também podem e devem ser usadas como uma canal de atendimento.
  • E-mail - Utilize o e-mail para realizar o atendimento, tire dúvidas e ofereça descontos. O e-mail se tornou o canal de atendimento mais barato do mercado.
  • Aplicativos - Aplicativos de conversa, como o WhatsApp, podem ser usados para realizar o atendimento online. Esses canais ainda oferecem a possibilidade de transformar sua conta em um perfil comercial, fornecendo mais informações.

Seja ouvido

Se seu cliente estiver online, ele precisará de um canal para se comunicar com sua empresa, não importa o quão simples seu produto seja, como um box para banheiro, sempre existe espaço para dúvidas, elogios ou críticas.

Use todo potencial que a internet oferece para atender seus clientes da melhor maneira possível. Abra seu canal de atendimento, capriche na ortografia e o mais importante: escute o que seus consumidores tem a dizer.

 

Esse artigo foi escrito por Afonso Souza, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Posts relacionados