nome para loja virtual

Nome para loja virtual (e-commerce): um guia para escolher o melhor

Escolher um nome para loja virtual (e-commerce) pode ser um processo extremamente desafiador. Afinal, ele precisa ser relevante, combinar com o seu negócio e gerar identificação, não é mesmo? 

No entanto, não precisa se desesperar, pois, no decorrer desse post, daremos dicas interessantes e sugestões de nomes para sua loja virtual. Para saber mais, basta seguir com sua leitura! 

Nome para loja virtual (e-commerce): dicas para escolher bem!

Confira agora o que você precisa considerar na hora de escolher um nome para sua loja virtual (e-commerce).

1. Analise o seu público-alvo

Analisar o seu público-alvo é uma etapa essencial para quem está escolhendo um nome para sua loja virtual (e-commerce), isso porque ele deve estar alinhado com o perfil de sua audiência. 

Desse modo, é fundamental que você elenque várias características de seu público-alvo, como:

  • faixa etária;
  • gostos;
  • hobbies, 
  • interesses;
  • necessidades
  • e desejos. 

Depois de analisados todos esses aspectos, você , automaticamente, já eliminará algumas sugestões de nomes para sua loja virtual que não combinem com o perfil de sua audiência. Isto é, se o seu nicho for direcionado para crianças, você já descartará algum nome mais difícil e, até mesmo, de duplo sentido. 

2. Não invente muito

Criatividade é muito bom, mas não exagere! Isso porque se escolher um nome muito extravagante, é bem provável que as pessoas não saibam soletrá-lo, se esqueçam facilmente dele ou, pior, que não consigam associá-lo com seu negócio.

Isso não significa que precise eleger um nome óbvio demais, só não invente tanto e o mantenha curto!

3. Nem pense em colocar o nome de sua Razão Social 

A sua Razão Social é o nome registrado em cartório da sua empresa. É ele que aparece nos documentos e contratos, logo, tem um forte caráter legal. Além disso, a Razão Social de uma organização geralmente conta com uma nomenclatura extensa. Desse modo, além de pouco original, ele não representará sua marca com efetividade, percebe? 

Para saber um pouco mais sobre o tema, recomendamos que assista ao vídeo abaixo!

Nome para loja virtual (e-commerce): + 5 dicas para você conhecer

Confira agora mais cinco dicas para escolher o nome para sua loja virtual (e-commerce).

1. Estude a concorrência

Você não quer que um cliente associe o nome de sua marca com a da concorrência, certo? 

Sendo assim, você precisa fazer um estudo sobre os seus principais concorrentes. Essa etapa é importante porque ao realizar essa pesquisa, você poderá se inspirar e ter insights para criar o seu nome, algo totalmente inédito.

sugestões de nomes para loja virtual 

Crédito: Unsplash

2. Verifique a disponibilidade do domínio

O domínio nada mais é do que o endereço de seu site. Para saber se você pode utilizá-lo, é preciso verificar a sua disponibilidade. Para isso, você pode acessar o Registro.br.

Nesse quadro, você precisa também analisar o seu objetivo. Pretende, no futuro, internacionalizar o seu negócio? Então, talvez a melhor alternativa não seja optar pelo “.com.br”, mas pelo “.com”. 

3. Pense no SEO

Pensar no SEO é uma prática estratégica para quem está escolhendo um nome para sua loja virtual. Sendo assim, é recomendável buscar pelas palavras-chaves que mais descrevem e combinam com o seu negócio no Google. 

Feito isso, é importante analisar as referências. Nesse momento, é preciso pensar como um usuário, isto é, como as pessoas procurariam no Google sobre o assunto. 

Verifique no Google quais são os nomes que aparecem no topo. Não escolha nenhum que seja parecido, opte por um mais específico para, assim, conseguir alcançar, em um futuro próximo, a primeira página do buscador. 

4. Combine palavras

Depois de feita a busca no SEO e ter observado várias sugestões de nomes para sua loja virtual, você pode pensar em combinação de palavras. Por exemplo, se o seu nicho for o de maquiagem, você pode optar por “portaldamaquiagemdivina” ou “mundodamaquiagemdivina”, por exemplo.

5. Registre a sua escolha

Depois de tanta pesquisa, analise e brainstorming, você, finalmente decidiu o nome para sua loja virtual? Maravilha! Então, chegou o momento de registrá-lo. Esse registro poderá ser realizado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), mediante o pagamento de uma taxa. Ele precisa ser feito para que outras pessoas não utilizem o mesmo nome que o seu, entendeu? 

O que você achou desse post sobre sugestão de nomes para loja virtual? Foi útil? Deixe sua opinião nos comentários!

Aproveite o momento, para esclarecer algumas questões de ordem legal da sua loja virtual. Será que seu produto ou serviço está alinhado com sua classificação fiscal? 

Não se assuste sobre a seriedade do assunto. Isso porque, por meio desse e-book, você entenderá tudo sobre o tema de modo descomplicado, e logo saberá:

  • se o seu produto está adequadamente classificado para fins fiscais;
  • se sua opção tributária é adequada para o seu negócio;
  • se o seu negócio apresenta algum problema fiscal.

Para saber tudo isso, baixe, agora, gratuitamente esse material valioso, aqui

Crédito da foto de capa: Freepik 

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.