Marketing personalizado

Como usar a personalização para aumentar a conversão?

A cada dia, as empresas estão investindo na tecnologia para fazer um marketing personalizado. A ideia é mostrar ofertas específicas para o que o cliente procura para aumentar a taxa de conversão, ou seja, transformar visitantes em potenciais usuários.

A venda consultiva e assertiva vem sendo a aposta de grandes empresas que oferecem serviços online, como SaaS (Software as a Service/Software como Serviço) em computação de nuvem. Grandes empresas investem fortemente nessa tecnologia para conquistar o cliente pelo marketing personalizado, algumas delas são:

  • Spotify
  • Gmail
  • Netflix
  • Zendesk

O grande desafio do comércio eletrônico brasileiro é diminuir a evasão de visitantes das lojas virtuais e aumentar a conversão. De acordo com uma pesquisa divulgada no E-Commerce Brasil, menos de 2% das visitas de e-commerce viram vendas.

O problema não é apenas brasileiro e pode ser observado em vários países, mas a solução é a mesma para todos os casos: investir no bom atendimento ao cliente online com a personalização no marketing digital para que ele se sinta especial e único nesse universo de milhares de consumidores.

Ofertas direcionadas para cada perfil de visitante, levando em consideração os interesses daquele momento específico de utilização do serviço é a chave para conquistá-lo.

Porém, a compreensão desse processo não é tão simples, e muitos gestores acabam perdendo oportunidades de otimizar as vendas pelo simples fato de não conhecerem seu público.

Investir na personalização do marketing digital pode ser uma importante diferenciação em relação à concorrência. Confira neste post como seu negócio pode ser beneficiado com o marketing personalizado!

Mas o que é marketing personalizado?

A evolução do comércio virtual levou a grandes transformações no mercado como um todo, possibilitando reunir consumidores em pequenos grupos de acordo com as afinidades, chamados de segmentos, e, assim começar a surgir o marketing personalizado.

As semelhanças entre os consumidores que integram esses segmentos tendem a indicar uma determinada estratégia de mercado. Em se tratando de personalização no marketing digital, cada cliente passa a ser tratado de forma única e individual.

É por meio do monitoramento em tempo real dos usuários no site que os empreendedores podem identificar o padrão de comportamento e mostrar as ofertas e os serviços mais relevantes para cada visitante.

A personalização no marketing digital com ofertas específicas para cada cliente é a nova tendência do comércio online. Para se ter uma ideia, segundo informações da pesquisa Internet Retailer, dos 500 varejistas americanos, 47% personalizam as ofertas com base no comportamento dos usuários.

O processo de conversão funciona basicamente como uma captura do histórico de todos os passos que o usuário buscou na internet, como:

  • Cliques
  • Serviços contratados
  • Páginas visitadas

Todos são exemplos de dados que mapeiam o comportamento e identificam as necessidades de cada perfil.

Olhando assim parece simples, porém o marketing personalizado envolve tecnologia de machine learning (aprendizado de máquinas). Por exemplo, a Netflix usa esse tipo de tecnologia para oferecer os filmes baseados com as preferências do usuário.

Confira no vídeo abaixo como funciona essa tecnologia na personalização do marketing digital.

ebook como montar uma empresa de sucessoPowered by Rock Convert

Como converter usuários com a personalização do marketing digital?

No modelo SaaS, todos os principais recursos já estão disponibilizados na plataforma online, que é atualizada constantemente.

Geralmente, é pago apenas o valor de uma mensalidade pelo serviço, que geralmente é funciona como pagamento recorrente. Ou seja, a fidelização é um aspecto essencial, já que a satisfação do cliente pode resultar na contratação a longo prazo.

Para obter um bom marketing personalizado com a criação perfeita do perfil do usuário são necessários dois pontos: planejamento e pesquisa.

A solução além de atender às demandas do empreendedor,  precisa de uma interface segura e que facilite a operação, oferecendo liberdade de layout para que o comerciante desenvolva as melhores estratégias.

É preciso criar uma personalização de marketing digital suave e intuitiva, que leve o usuário diretamente ao que ele precisa, sem dar muito trabalho. A plataforma torna-se ideal para cada cliente.

Imagine acessar o seu serviço de músicas online e encontrar listas baseadas nos seus gêneros e cantores favoritos? Ou ainda receber dicas de artistas novos que podem lhe agradar?

Sem precisar fornecer qualquer informação específica, o serviço oferece opções personalizadas que satisfazem o usuário e o fazem sentir único. É assim que o SaaS consegue conquistar o visitante e transformá-lo em contratante do serviço.

Planejando a personalização do marketing digital

Personalizar um SaaS não é algo tão fácil como se pensa e alguns fatores importantes deve ser levados em consideração, como o objetivo da empresa e o mercado atuante.

É preciso que o usuário se familiarize com a marca e com a imagem da empresa. Um dos diferenciais que podem surtir efeito imediato é deixar bem claro quais são os produtos e serviços oferecidos e o que os diferem dos concorrentes.

É preciso entender que a verdadeira personalização no marketing digital busca satisfazer o usuário final, apresentando ofertas na hora certa, no momento certo e para as pessoas certas.

O ideal é que o empreendedor planeje, pesquise e contrate serviços profissionais para seu negócio. Vale destacar que soluções baratas podem sair muito caro, e o trabalho final não terá a qualidade desejada, refletindo na redução do número de clientes.

Além do marketing personalizado, oferecer várias opções de pagamento também vai melhorar a experiência do cliente em seu site. Para automatizar essa parte em seu site, conte com a iugu que é um meio de pagamento online.

Somos especialistas em soluções de cobranças e recebimentos para os modelos de marketplace, recorrência e cobrança Avulsa. Além disso, nossa API é uma das mais completas e intuitivas do mercado. Por meio dela é possível ler toda a regra de negociação das empresas e automatizar as cobranças.

Quer saber como melhorar seus meios de pagamento por meio da automação de cobranças? Fale com um de nossos especialistas e peça uma demonstração.

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.