inovação tecnológica nas empresas

Inovação tecnológica nas empresas: o que é esta estratégia?

A inovação tecnológica nas empresas é um assunto que tem se tornado pauta do contexto empresarial brasileiro e mundial. Afinal, essa estratégia é uma das bases da transformação digital e, sem ela, o desafio de ganhar vantagem competitiva no mercado se torna muito maior.

Combinando oportunidades de negócios com a inserção de soluções de TI, a inovação tecnológica nas empresas reflete um novo mindset sobre as necessidades e anseios dos clientes e do mercado em geral. Isso pode ser traduzido em produção e desenvolvimento de produtos e serviços, uma estratégia que só acontece se soluções tecnológicas foram aplicadas de forma conjunta.

No entanto, apesar dessa estratégia ser fundamental para o crescimento e, em muitos casos, para a sobrevivência de uma empresa, muitos gestores não dão à devida importância a ela, por considerarem o seu valor de investimento muito alto.

De acordo com relatório da Confederação Brasileira das Indústrias, apenas 36% das organizações destinam seus recursos para a tecnologia. Em contrapartida, houve um aumento significativo em relação ao uso de ferramentas digitais pelas grandes indústrias nos últimos anos. Segundo estudo da Accenture, até 2024, a maioria das organizações deve aumentar essa aplicação em até 25%.

De acordo com Renato da Fonseca, gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, trata-se de um processo gradual:

“Esse cenário demonstra que as empresas ainda estão em estágio inicial da migração para a digitalização. Essa decisão sugere que as empresas ainda estão em fase de implantação das tecnologias. Será um processo gradual, mas os dados já demonstram uma evolução na indústria brasileira”.

Quer entender melhor como acontece a inovação tecnológica nas empresas, saber por que essa estratégia é importante e conhecer exemplos de inovação nas empresas? É só ler este post até o fim!

Por que a inovação tecnológica nas empresas é importante? 

A inovação tecnológica nas empresas é importante porque coloca a organização em posição de destaque. Isso porque a capacidade de inovar está totalmente ligada a uma visão diferenciada e vanguardista.

Na prática, ela é essencial porque em tempos de concorrência acirrada e novas demandas, é muito difícil se manter na competição se não houver esforços voltados para a criação e a melhoria de produtos e serviços. Nesse cenário, também fazem parte a inserção de novos sistemas de negócios e métodos de gestão administrativa fora da caixa.

Vale destacar que para existir nem toda organização é obrigada a utilizar novas soluções tecnológicas. No entanto, é muito difícil sair na frente da concorrência e conquistar mercado se a inovação for deixada de lado.

Um dos exemplos de inovação nas empresas mais emblemáticos é o da Apple. Afinal, a conquista de sua posição no mercado está totalmente associada a seu caráter inovador e tecnológico.

exemplos de inovação nas empresas

Crédito: Freepik

Em longo prazo, é possível sobreviver sem inovação?

Uma empresa dificilmente conseguirá se manter no mercado em longo prazo se não inovar. Há inúmeros exemplos de companhias gigantes que faliram por não incluir soluções tecnológicas em seus modelos de negócios, como:

Blackberry

Dominando uma enorme fatia do mercado americano, essa empresa se tornou conhecida por sua visão inovadora. Tanto que inventou o smartphone. No entanto, por considerar o touchscreen um recurso pouco seguro, a Blackberry rejeitou essa solução, perdeu espaço para a Apple e, logo, faliu.

Blockbuster

A Blockbuster foi uma das empresas mais importantes da década de 1990. Porém, subestimou a inovação ao negar a relevância dos serviços streaming em demanda. A falta de visão custou mais para essa companhia, que teve a oportunidade de comprar a Netflix, mas não o fez. Logo, também pediu falência.

Kodak

A Kodak foi líder do mercado em vendas de câmeras e filmes fotográficos. Contudo, devido ao receio de implantar tecnologia por meio de câmeras digitais, por crer que essa inovação fosse prejudicar as vendas de filmes, optou por não inovar. Dessa forma, também faliu.

Inovação tecnológica nas empresas: como começar?

Agora que você já entendeu o conceito de inovação tecnológica nas empresas, é preciso saber como começar, não é mesmo?  Para isso, seguem algumas dicas.

1. Espalhe a cultura da inovação

De nada adianta ter grandes ideias se o seu time não estiver alinhado com a cultura da inovação. Dessa forma, é fundamental que toda a companhia entenda por que a inovação é importante e como ela irá transformar o seu negócio. É só por meio do alinhamento de expectativas de seu time com os objetivos de seu negócio que será possível criar uma estratégia eficiente.

2. Esteja aberto para identificar oportunidades

É essencial estar aberto para identificar problemas que possam ser resolvidos com inovações. Afinal, essa identificação pode ajudar muito na criação de novos produtos e serviços. Deixe as ideias fluírem em relação a isso.

3. Desenvolva as ideias 

Depois de deixar as ideias fluírem, o que pode ser feito por meio de brainstorming ou do conceito de design thinking, chegou a hora de colocá-las em prática. Para isso, é importante criar protótipos que possam ser testados para, posteriormente, serem aplicados e, assim, promoverem a inovação de um produto ou serviço.

inovação tecnológica nas empresas

Crédito: Freepik 

Exemplos de inovação nas empresas

Para você se inspirar e avaliar se a sua organização está alinhada com a realidade atual, separamos alguns exemplos de inovação nas empresas. Confira a seguir alguns.

1. Colocar o cliente no centro

Muitas companhias acreditam que colocam os seus clientes em primeiro lugar. Porém, na prática, o que geralmente acontece é a visão voltada para melhorias pontuais de experiência de compra, não um mindset genuíno relacionado às reais expectativas e anseios de seus consumidores.

2. Adotar a economia colaborativa

A economia colaborativa já não é mais uma tendência, mas sim uma realidade para muitas empresas. Em um contexto em que a sustentabilidade e a confiança são elementos-chave, essa modalidade de negócios ganha posição de destaque, pois oferece um sistema de troca e empréstimo de produtos e serviços, conectando pessoas.

Nesse quadro, a companhia que atua como intermediadora estimula o processo de confiabilidade entre as pessoas, uma importante inovação em tempos atuais.

3. Estimular a boa convivência 

Não é segredo para ninguém que o bem-estar dos funcionários promove a produtividade. Logo, oferecer um ambiente acolhedor para seus colaboradores deve ser uma das prioridades de seu negócio.

Para isso, vale investir em palestras motivacionais, em eventos corporativos e, até mesmo, em uma decoração que priorize o conforto e a leveza do ambiente, como espaços de descompressão.

4. Abraçar a tecnologia

Um dos principais elementos da inovação é a tecnologia. Afinal, as soluções de TI contribuem para a melhora estratégica de uma companhia.

Ao adotar novos equipamentos e recursos modernos, as suas operações comerciais também são otimizadas. Logo, como um processo natural, a sua equipe se motiva a criar e a desenvolver novos conceitos, produtos e serviços. Além disso, novas soluções favorecem a segurança. Tudo isso junto estimula o crescimento de um negócio.

O assunto inovação tecnológica nas empresas é vasto e engloba vários campos. Nesse cenário, contar com parcerias é uma prática essencial. Afinal, é impossível dominar com sucesso todos processos de uma companhia, ainda mais quando ela está no começo, não é mesmo?

Para isso, você pode contar com a iugu, uma empresa que tem como objetivo descomplicar a vida financeira de seu negócio. Aliando tecnologia e know-how, a iugu oferece soluções personalizadas para a sua operação financeira e de pagamentos. Quer entender melhor a nossa proposta? Clique aqui e converse, sem compromisso, com um de nossos especialistas.

 

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.