Infraestrutura de TI: 3 problemas que sua empresa deve evitar

Escrito em 17 de Fevereiro de 2020 por Patrick Negri

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Dentro de uma empresa é possível encontrar inúmeras preocupações e responsabilidades. Um dos problemas que mais afeta um empreendimento é são aqueles que envolve a infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação). 

Quando isso acontece, é estresse na certa! Isso porque se há problemas deste tipo, todo o processo de produção da sua empresa é comprometida. Então, a melhor medida para evitar que isso aconteça é o suporte preventivo.

Para que fique por dentro dos problemas mais comuns neste segmento e, de quebra, saiba como evitá-los, listamos para você algumas formas para prevenir algum problema que envolva à infraestrutura de TI. Vamos lá?

Péssima conexão de internet é um grande problema

Um dos motivos de grande estresse em ambientes de trabalho é a instabilidade da conexão de internet. E esse problema é uma realidade que toma conta de muitas empresas.

A instabilidade na internet pode ter muitos motivos: desde falhas no provedor até problemas nos equipamentos utilizados. 

Para evitar que esses problemas aconteçam, é importante que sua empresa esteja preparada com os melhores profissionais da área. Além disso é importante contar com os melhores equipamentos disponíveis no mercado.

Procure, sempre que possível, realizar uma manutenção preventiva periodicamente. Se antecipar ao problema é sempre a melhor alternativa.

Preste atenção na infraestrutura de TI e softwares utilizados

Como tudo que a tecnologia produz, os dispositivos da infraestrutura de TI possui vida útil. 

O que isso significa? Simples, com o passar do tempo, os computadores  devem ser trocados por versões mais novas e tecnológicas. Caso não seja possível, busque atualizar o sistema operacional da máquina.

Não permita que seus funcionários trabalhem com computadores ultrapassados e softwares obsoletos. A infraestrutura de TI precisa ser impecável. Esse atraso prejudica a produção dos seu funcionários e diminui o ritmo da empresa.

Cuidado com o banco de dados sem segurança

O Brasil sofreu, em 3 meses, mais de 15 bilhões de ataques cibernéticos. O país ocupa apenas a 70º colocação no índice de segurança cibernética. Isso se dá por conta da frágil segurança adotada pelas empresas para proteger seus dados.

Imagine você, dono de uma empresa de máquina de solda, baú refrigerado ou etiquetas personalizadas, tendo todos os dados da empresa, assim como dos clientes sendo invadidos. A dor de cabeça seria interminável, não é mesmo?

O problema de segurança no banco de dados precisa ser evitado a todo custo. E, para que isso seja feito, é importante criar barreiras para combater o crime virtual. Isso pode ser feito com programas que fazem uma varredura no sistema e são periodicamente atualizados.

Não dê bobeira e fique sempre atento em relação à segurança do seu banco de dados. Use, também uma criptografia para aumentar a segurança, além disso, não abra mão dos backup de dados. Se possível, faça isso com frequência.

Agora que você já sabe como evitar os principais erros de infraestrutura de TI, que tal aplicá-las na sua empresa?

Texto criado por Iago Martins, redator no site Soluções Industriais.

Posts relacionados

homem segurando celular e escaneando um QR code Pix
homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online