importância do sandbox

Entenda a importância do Sandbox e esclareça dúvidas sobre esse conceito!

Você conhece a importância do Sandbox? Vivemos em um ambiente digital extremamente exposto a ciberataques, que ameaçam a segurança dos nossos dados. O Sandbox é um recurso interessante para aumentar essa proteção, permitindo que você manipule arquivos que possam estar corrompidos ou teste novos programas.

Ficou um pouco confuso? Não se preocupe. Neste post, vamos explicar exatamente o que é, como funciona, os cuidados para a implementação e como essa tecnologia pode ajudar no seu trabalho de desenvolvedor. Leia até o final!

O que é Sandbox?

O Sandbox é reservado para testes e observações de comportamento. Nesse local, um espaço virtual independente, os desenvolvedores podem testar novos aplicativos com segurança, sem que algum erro afete o sistema da máquina ou corrompa os arquivos ali armazenados.

Também é seguro para abrir documentos suspeitos que possam trazer malwares, spywares, phishing ou qualquer outro tipo de vírus que comprometa os dados ou o funcionamento do computador.

Como ele funciona?

O ambiente Sandbox atua de maneira independente e desconectada das outras plataformas ou aplicativos, seja do sistema operacional instalado na máquina, seja do sistema que opere na nuvem.

Com ele, os usuários podem executar ações e tarefas sem afetar o sistema original. Podem, por exemplo, abrir documentos e simular integrações, sem que isso impacte a operação principal. Caso haja algum arquivo malicioso, ele será detectado sem prejudicar a integridade do sistema.

Essa proteção ocorre porque o uso do Sandbox faz com que parte da memória e do disco rígido seja isolada das demais funcionalidades. Sim, essa aplicação ocupará os recursos do computador, mas não de forma a deixá-lo lento ou apresentar algum problema que atrapalhe o desempenho.

Após o uso, todos os registros e danos causados são apagados assim que você reinicia o computador. Vale citar que alguns sistemas de Sandbox rodam na nuvem, ou seja, o seu computador fica disponível para o sistema operacional enquanto você faz essa filtragem de proteção.

Quais são suas principais aplicações?

O Sandbox é criado a partir de um software de controle de revisão. Os desenvolvedores criam uma cópia dos códigos dos programas que estão desenvolvendo e os executam nesse local, fazendo os testes necessários.

Para isso, precisam do acesso por meio de uma chave de segurança e de um token, liberados na criação da conta do Sandbox. A URL é nomeada com o nome de sandbox, evitando as alterações no aplicativo real.

Também há outros usos dessa tecnologia. Veja!

Web browser

Um navegador web, dos que são usados para buscas pelos usuários comuns, pode ser rodado dentro do Sandbox. Assim, qualquer site que represente ameaças pode ser aberto sem afetar a máquina ou os dados.

Proteção de e-mail

O e-mail é um dos principais canais de recebimento de arquivos maliciosos. Operar a caixa de entrada e conferir arquivos nesse ambiente evita a contaminação.

Pesquisa em segurança da informação

Profissionais de TI que trabalham com segurança usam o recurso para identificar códigos maliciosos, permitindo assim a prevenção de problemas.

Virtualização

Como o Sandbox é um sistema que atua de maneira independente, uma máquina virtual se encaixa na definição desse dispositivo. Assim, favorece o exame de programas suspeitos antes que sejam instalados nos sistemas originais.

Como implantar o Sandbox?

Embora seja um sistema seguro, é preciso tomar alguns cuidados na hora da implantação. A interação deve ser feita como se fosse o usuário final, por isso é recomendada a criação de contas de e-mail fictícias para notificações e avisos, acompanhando assim todo o comportamento do Sandbox.

Também é importante atentar aos dados que serão repassados ao usuário, já que a aplicação lida com um grande volume de informações. Procure priorizar o que é realmente essencial e fazer testes com o desenvolvedor e com o cliente. Conheça os pontos importantes para os usuários e coloque-os em prioridade na hora de definir o acesso a esses dados.

Qual a importância do Sandbox?

O uso do Sandbox é extremamente importante e apresenta diversos benefícios para a organização. Conheça os mais importantes.

Diminui erros

Essa tecnologia traz um ambiente seguro para que novos programas ou aplicativos sejam testados de todas as maneiras possíveis, permitindo correções e reproduzindo a experiência do usuário.

Assim, qualquer erro pode ser identificado, permitindo que a instalação do produto final tenha sucesso.

Mantém a qualidade de sites

Uma das grandes dificuldades do empreendedor é quando o site do seu negócio ou loja é invadido, atrapalhando as operações ou até mesmo roubando dados sensíveis dos clientes, o que pode trazer um grande problema jurídico e prejudicar a imagem da organização.

Com o Sandbox, é possível fazer testes para identificar problemas que comprometam a navegação do usuário, e testar novos arquivos e executáveis antes que eles sejam aplicados na página principal.

Tem boa relação custo-benefício

Contar com proteções antivírus e anti-spam no sistema é essencial, tanto para máquinas de uso comercial como as do usuário comum (residencial). Porém, o Sandbox oferece uma camada extra de proteção, sendo assim uma excelente medida preventiva que garante agilidade no funcionamento do sistema.

Diminui tempo de trabalho

O desenvolvimento de uma aplicação requer uma dedicação considerável dos profissionais, que colocam o programa para rodar várias vezes antes de chegar ao produto final.

Com o Sandbox, esse exercício é feito dentro de um sistema seguro. Ou seja, em vez de instalar o programa nas máquinas usadas para trabalho, acompanhar, reajustar e colocar para funcionar novamente, a tecnologia permite que o usuário ou o responsável pelos testes identifique os problemas muito mais rapidamente.

Assim, a instalação final é feita com uma incidência mínima, ou nula, de erros, evitando o retrabalho.

Ficou claro como funciona e qual a importância do Sandbox? Certamente, você entendeu como o conceito pode ajudar a sua empresa a trabalhar com mais segurança e eficiência. Lembre-se que um bom desenvolvedor precisa garantir o bom funcionamento da aplicação que está entregando, sem abrir mão da proteção dos dados da organização.

Se você precisa de um sistema seguro, capaz de oferecer uma infraestrutura completa de pagamentos, entre em contato conosco! A solução da iugu tem uma plataforma de fácil implementação e que pode ser integrada com outros serviços em minutos!

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.