Receba conteúdos e novidades da iugu

É inquestionável que a evolução tecnológica tem transformado a forma como as pessoas se relacionam e se comunicam entre si. Nas empresas, o uso da tecnologia veio para melhorar o desempenho, independentemente do porte ou do ramo de atuação, e tem sido chamado de transformação digital.

Até que ponto a tecnologia tem influenciado comportamentos e transformado o mercado? A resposta é simples: ela ocupa, a cada dia, um espaço mais amplo, significativo e representativo na esfera empresarial.

Com ela, as empresas podem otimizar seus processos, bem como investir em inteligência artificial, mobilidade e eficiência. Assim, desenvolvem uma mudança que afeta a forma como se relacionam entre si e com seus consumidores.

Nesse contexto, é importante entender os impactos que essa transformação causa nas vendas das pequenas e médias empresas (PMEs). Neste post, você vai conhecer alguns dos efeitos da transformação digital nas vendas e nos resultados das empresas. Quer saber mais? Continue a leitura e descubra!

A importância da jornada do consumidor

Sem dúvida, na prática, uma das grandes transformações que a revolução digital trouxe para as empresas diz respeito à jornada do consumidor. Com a tecnologia, esse processo deixou de ser sistemático, já que o cliente tem ferramentas que permitem pesquisar de diversas formas.

Essa multiplicidade de facetas também está no modo como ele conhece o produto: pode ser por e-mail marketing, redes sociais, influenciadores digitais e assim por diante. Depois de ter contato com um item, se o consumidor se interessa por ele, é comum que pesquise a seu respeito. Diferentemente do que se fazia há alguns anos.

Hoje, o cliente tem um grande aparato de informações à disposição. Isso garante que ele tenha acesso rápido e fácil a dados completos sobre um produto, a empresa que o fabrica e até mesmo a reputação da marca. Isso porque a jornada do consumidor acontece, na maior parte do tempo, no meio on-line.

Esse é o primeiro impacto da transformação digital nas empresas. Essa mudança de comportamento do consumidor exige que as organizações tenham presença on-line. Como o cliente busca informações sobre as marcas na internet, as companhias que quiserem se manter competitivas precisam estar lá.

Para usar um exemplo clássico, muitas empresas físicas investiram e continuam a investir na criação de e-commerces e marketplaces. Isso acontece porque o uso de ferramentas de compra on-line se tornou um hábito comum para grande parte da população.

Então, conhecer a jornada do consumidor e saber como posicionar a empresa é um passo extremamente importante para alcançar os melhores resultados em vendas. Não basta fazer o mesmo de sempre: é preciso conhecer as mudanças e caminhar ao lado delas.

Automação de tarefas

Outro comportamento que mudou completamente com a transformação digital foi a execução e organização de tarefas. Com a tecnologia, as empresas têm a oportunidade de tornas seus processos de vendas mais ágeis sem a necessidade de fazer grandes investimentos.

Hoje, com um sistema de automação de tarefas bem direcionado para as necessidades da companhia, é possível ganhar agilidade, eficiência e otimização de tempo. A automação pode ser feita com softwares específicos. Eles permitem medir o desempenho das vendas e elaborar estratégias com base em informações reais sobre os consumidores, obtidas em relatórios emitidos pelo próprio sistema.

A automação é, então, um universo de novas possibilidades para a organização. É ela quem traz a possibilidade de ver o negócio de forma muito mais ampla e concreta, sem a necessidade de movimentar toda a equipe de profissionais — afinal, os softwares específicos fazem grande parte do trabalho de forma automática.

Isso reduz erros e permite que os colaboradores sejam direcionados para setores mais estratégicos do negócio. Além de todas as vantagens, a aplicação dessa estratégia pode trazer agilidade à operação de forma a ter um impacto direto nas vendas e nos resultados da companhia.

Automação de marketing

Outra tendência muito forte no contexto da transformação digital está relacionada ao marketing. O marketing tradicional tem, cada vez mais, dado lugar ao marketing digital (como o de conteúdo) — que já é a estratégia adotada por muitas grandes empresas.

A principal lógica por trás da automação de marketing e do marketing digital é que são oferecidos conteúdos de interesse do público-alvo com o objetivo direto de informá-lo a respeito de um assunto. Nesse contexto, a venda se torna um aspecto secundário: uma consequência do processo que ocorre antes.

Para que isso funcione na prática, entretanto, é necessário ter uma estratégia que considere os perfis da organização e de seu público (que deve ser definido com base nos clientes atuais da marca). Assim, além de posts no blog da empresa, pode-se investir em redes sociais, e-mail marketing, webinários, e-books, vídeos e outros.

No geral, a automação de marketing é uma oportunidade de colocar a companhia em contato direto com seu público-alvo. Esse contato, porém, não deve ser usado para oferecer um produto, mas sim para dar informação relevante para o cliente.

Em outras palavras, Isso transforma a maneira como a marca se posiciona no mercado. Assim, o consumidor vai enxergá-la de forma diferente e consumir seu produto de modo muito mais seguro e consciente.

Uso da tecnologia

Hoje, então, são o uso da tecnologia de maneira ampla e a aplicação de estratégias que surgiram como consequência da transformação digital que ditam grande parte das regras para aumento de vendas em PMEs.

Por isso, para se manter atuante e ganhar destaque no mercado, é necessário investir no uso de tecnologia. Isso pode ocorrer por meio da automação de tarefas, da automação de marketing, do desenvolvimento de novos produtos, do uso de softwares direcionados às necessidades da empresa e por aí afora.

A gestão e a automação de pagamentos, por exemplo, já são utilizadas por empreendimentos que aceitam pagamentos recorrentes e pagamentos on-line, como os marketplaces. Isso ocorre porque essas plataformas oferecem ferramentas que tornam o trabalho mais eficiente, bem como reduzem a ocorrência de erros e trazem melhores resultados.

Você é empresário e quer investir na transformação digital para integrar sua empresa ao mercado de forma eficiente? Então entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudá-lo!

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio
Painel de controleContato comercialSeja um parceiro
Produto
CobrançasMarketplacePlanos
Informações
DocumentaçãoCentral do desenvolvedorAjuda e suporteBlogStatus do serviço
closefacebook-squarelinkedin-squaretwitterbarsinstagram