Se a sua empresa tem um fluxo constante de vendas, a gestão de fornecedores é essencial. Isso porque essa etapa garante que os prazos das entregas sejam cumpridos e a habilidade de competir no mercado seja mantida.
Para quem trabalha com vendas online, por exemplo, a gestão de fornecedores tem uma importância estratégica. Esse é um setor que precisa estar continuamente atento a prazos e custos para manter os clientes fidelizados. Por isso, quando há um investimento robusto nesse tipo de processo, as chances de falhas ocorrerem são baixas.
Quer saber mais sobre a gestão de fornecedores e como boas soluções de TI podem ajudar você? Então confira o post a seguir!
A gestão de fornecedores é o processo no qual a empresa investe em estratégias para evitar problemas no contato diário com os seus parceiros comerciais. Tudo é feito para evitar atrasos, otimizar gastos e garantir que a empresa sempre tenha o apoio de soluções de alto custo-benefício. Por isso, para ser bem-feita, a gestão de fornecedores passa por pontos como:
A partir de cada rotina, a empresa busca organizar o seu fluxo de trabalho para sempre ter todos os materiais necessários para cumprir com os prazos acordados com clientes. Ou seja, a gestão de fornecedores auxilia os times a terem os materiais necessários para serem ágeis, precisos e econômicos. Assim, o negócio pode ampliar o seu retorno sobre investimentos e evitar quedas de produtividade ocasionadas por falta de matéria-prima.
A gestão de fornecedores tem um papel-chave para tornar empresas mais produtivas e competitivas. A partir do manejo correto da compra de produtos, do pagamento de contas e da avaliação de prazos, todo o planejamento da companhia será mais dinâmico. Os times saberão como se planejar para atender às demandas existentes e evitar atrasos.
Da mesma maneira, as equipes de compra de mercadorias conseguirão identificar qual a melhor hora para comprar cada insumo, o que reduz custos na fabricação de produtos. Além disso, atrasos no pagamento de contas deixarão de ser frequentes. Isso evita multas e prejuízos financeiros.
Juntos, todos esses ganhos se traduzirão em uma companhia com uma cadeia operacional econômica e ágil. As rotinas serão feitas sem interrupções. Desse modo, empresas de e-commerce, por exemplo, conseguirão entregar para os seus consumidores os produtos vendidos com os melhores prazos do mercado.
Para otimizar a gestão de fornecedores, há uma série de estratégias que podem ser implementadas. Juntas, elas conseguem flexibilizar o trabalho da equipe, evitar gastos desnecessários e a não aderência a prazos. Veja a seguir!
Uma empresa pode contar com vários parceiros comerciais. Diante disso, contar com um catálogo com os dados básicos de todos pode ser um ótimo investimento. Afinal, isso centralizará o acesso às informações necessárias para adquirir novos itens.
Quando há a necessidade de comprar um item em caráter de urgência, por exemplo, o catálogo pode poupar um grande esforço do negócio. A empresa não perderá muito tempo encontrando a companhia que melhor atende às suas demandas. Desse modo, será mais fácil focar em rotinas críticas.
Sempre que a compra permitir, faça uma pesquisa extensa de preços. Identifique os prazos existentes, custos adicionais e as características de cada produto. Desse modo, o negócio conseguirá direcionar as suas escolhas para que elas sempre foquem no que tem o melhor custo-benefício.
Em outras palavras, a pesquisa evita que o negócio pague a mais por um produto ou escolha algo que, apesar de barato, não atende às suas necessidades. A decisão vai ser direcionada para o fornecedor com o maior custo-benefício. Assim, a competitividade será mantida.
Empresas regularmente começam projetos, reformulam objetivos internos e buscam novas formas de atender a solicitações externas. Isso pode acontecer tanto pelas demandas do público-alvo quanto pela necessidade de manter uma boa experiência de consumo. Nessas horas, o time de compras deve estar preparado.
Afinal, muitas vezes isso exigirá a aquisição de novas mercadorias. Por isso, mantenha um canal de comunicação contínuo com as equipes da área. Dessa maneira, a companhia conseguirá evitar atrasos na compra de novos materiais e fará um planejamento mais econômico.
Como apontamos, as metas da empresa podem variar continuamente. Nessas horas, uma boa escolha é revisar os contratos existentes. Desse modo, o negócio conseguirá manter a sua relação com os consumidores sempre alinhada com os seus objetivos.
Em outras palavras, a empresa evitará que contratos de prestação de serviços tenham serviços que não são necessários. Da mesma maneira, a companhia poderá diminuir os riscos de manter algum contrato que não tenha algo que ela precisa. Ou seja, todos os contratos terão alto custo-benefício.
A tecnologia pode ser de grande apoio para a gestão de fornecedores. Utilizando as ferramentas corretas, o negócio consegue cortar gastos, evitar atrasos e melhorar o acesso a dados. Assim, os prazos se reduzem e a companhia pode se manter focada em assuntos estratégicos.
As soluções da iugu são ideais para você manter o controle financeiro do negócio e evitar problemas no gerenciamento dos fornecedores. Dos dados de contratos ao pagamento de contas, tudo pode ser feito com mais transparência. Além disso, as rotinas deixarão de ter erros comuns, o que melhora os seus prazos e evita gastos desnecessários.
Portanto, sempre procure um parceiro especializado como a iugu para otimizar a gestão de fornecedores do seu negócio. Isso dará para a empresa as bases para evitar prejuízos e focar no que importa: a criação de uma experiência única para o seu público-alvo.
Quer saber mais sobre as nossas ferramentas? Então fale com a gente!