Dicas essenciais para ter sucesso na gestão administrativa

Escrito em 29 de Agosto de 2019 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Para que uma empresa tenha um desenvolvimento sustentável, diversos aspectos precisam estar em harmonia, principalmente no que diz respeito a administração. A área da gestão administrativa está essencialmente relacionada com a organização funcional e é uma área que engloba questões financeiras. Em alguns casos, as empresas optam por profissionais distintos para a organização e monitoramento de dados. De qualquer forma, é importante que o gestor atenda atividades como as seguintes:

    • Motivação de colaboradores do setor administrativo;
    • Organização de recursos;
    • Busca e implementação de soluções;
    • Análise de cenário para a prevenção de problemas.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

 Devido às atividades desempenhadas, assim como em outros setores da empresa, é interessante que o profissional tenha responsabilidade, uma boa comunicação e zelo pela organização. Afinal, diversas informações sigilosas e cruciais para a empresa serão manuseadas. Por esse motivo, é uma área abrangente, que pode envolver a aplicação de diferentes setores de conhecimento desde a contabilidade até a parte jurídica.

Por exemplo, se uma empresa oferece serviços como o de impressão de adesivos personalizados, impressão de banner e gravação a laser em metal e deseja investir em novas estratégias para alavancar as vendas, é necessário que exista o alinhamento entre a gestão financeira e administrativa, assim como outras áreas da empresa para que tudo fique sob controle.

Práticas que podem aprimorar a gestão

Primeiramente, é importante dar ênfase ao fato de que a organização é a base de cada procedimento que envolve a gestão de uma corporação, desde a gestão de pessoas até a financeira. Não é diferente ao se tratar dos processos administrativos, para obter resultados satisfatórios, é interessante incorporar um planejamento estratégico, que tenha clareza e precisão.

É necessário que exista um gerenciamento diário, assim como a separação de áreas que devem ser avaliadas para traçar cada meta do empreendimento. No entanto, não basta ter planos bem elaborados, é preciso ter cautela com a execução, que deve ser sempre submetida a análise para que os ajustes necessários sejam realizados de acordo com a situação do mercado e necessidades da corporação.

A falta de um controle efetivo e total desorganização no âmbito administrativo podem gerar impactos severos na estabilidade de qualquer empresa. Embora classifica-se como um problema geral para conseguir lidar com esse cenário, é interessante que a busca por conhecimento e melhorias seja constante.

Além dessas práticas, é bem importante que o empreendedor tenha comprometimento com uma correta separação das contas, pessoas e  com as despesas da empresa, pois é o tipo de situação que pode gerar problemas severos na gestão. É interessante também que existam valores fixos mensais para os responsáveis pela empresa, dessa forma, é possível estabelecer um controle melhor.  

As vantagens de automatizar processos

A automatização ganha cada vez mais espaço em diversos setores e a principal vantagem desse tipo de modificação é o ganho de produtividade, o que pode envolver maior qualidade e menos custos. Dessa forma, buscar por softwares específicos para gestão viabiliza a redução significativa do tempo aplicado para a realização de determinadas tarefas, além de possibilitar o acesso às informações de uma forma mais prática.

Para a escolha do software diversos atributos devem ser considerados, inclusive a reputação do fornecedor e se há possibilidade de testes. Além de uma pesquisa abrangente sobre as opções, é necessário observar a usabilidade, suporte prestado pela empresa contratada, possibilidades de integração, atualizações necessárias e o custo-benefício de forma geral. Há opções que podem ser utilizadas separadamente, por exemplo, programas específicos para criação e controle de plano de negócios, coordenação de equipes e controle de qualidade.

A tecnologia tem potencial para ser uma aliada de grande significado para o meio administrativo, não apenas ao citar softwares, como também componentes eletrônicos que aprimoram processos que antes eram totalmente manuais. Neste caso, pode haver necessidade de capacitações diferenciadas para que os colaboradores lidem com os sistemas empregados.

Sendo assim, se pode perceber que com os recursos adequados, é possível potencializar o desempenho da gestão administrativa e consequentemente alcançar uma evolução cada vez mais positiva da empresa de acordo com os parâmetros pré-estabelecidos em relação às metas e necessidades. Todavia, é importante contar sempre com profissionais qualificados para que o crescimento da empresa, seja em um setor especializado em stands para feiras ou uma loja de roupas, não seja comprometida por medidas indevidas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts relacionados