fotos para e-commerce: aprenda a tratar imagens para sua loja online

Fotos para e-commerce: aprenda a tratar e a editar fotos de uma vez por todas!

Saber como tratar e editar fotos para e-commerce deve estar entre as prioridades de todo dono de loja virtual. Isso porque hoje, mais do que nunca, é essencial propor excelentes experiências de compra para quem visita um e-commerce. 

Além de retratar o profissionalismo de um negócio, uma boa foto pode ser determinante no processo de compra. Apesar da descrição dos produtos de e-commerce ser essencial, o primeiro fator que chama a atenção do usuário é a imagem. Logo, se ela não for instigante o suficiente, é possível que a compra não aconteça.

Para não cair nessa cilada e atender às expectativas de seu cliente em potencial, saber como tratar e editar fotos para e-commerce é crucial, percebe? Para saber tudo sobre o tema, basta ler este post até o fim! 

Como tratar fotos para e-commerce: conheça algumas dicas valiosas 

Conheça agora algumas dicas importantes para valorizar as fotos para seu e-commerce. 

1. Priorize a qualidade as imagens

Para priorizar a qualidade das fotos de seu e-commerce, uma boa alternativa é contratar um fotógrafo profissional para realizar essa tarefa. Talvez você torça o nariz para essa opção, mas ao contar com uma ajuda especializada, que conheça todas as questões técnicas para tirar uma fotografia, como luz, profundidade e perspectiva, vale a pena fazer um orçamento com alguns fotógrafos. 

Um tipo de investimento desse pode até parecer incoerente para quem está começando, mas é preciso pensar que a imagem de sua marca também está em jogo! Desse modo, é essencial avaliar bem essa relação de custo-benefício.

Caso não queira investir em um profissional, você mesmo pode tentar fotografar. Para isso, a Internet conta com alguns tutoriais. No entanto, é fundamental já ter uma boa noção sobre fotografia. Não basta sair fotografando! 

2. Dê atenção ao tratamento

Saber como tratar fotos para e-commerce não só diz respeito à qualidade das imagens, como também é um assunto totalmente ligado ao tamanho dos arquivos. 

Esse tema merece atenção porque o tamanho da fotografia pode prejudicar o carregamento da página, deixando-a mais lenta. A consequência? Piora na experiência da navegação, um fator decisivo na jornada de compra.

Nesse contexto, vale destacar que quanto melhor for a foto, menor é a necessidade de tratá-la. Desse modo, você ou a pessoa escolhida para realizar essa tarefa, precisa se focar em um assunto de extrema importância: a luz. Caso contrário, terá que utilizar softwares de edição e, para tanto, precisará de alguma habilidade. 

3. Fique de olho na resolução e ao tamanho da imagem

Uma boa dica para editar fotos para uma loja virtual é ficar de olho na resolução. É importante saber que quanto mais pixel uma imagem apresentar, melhor será a sua resolução. 

Neste contexto, é importante ressaltar que se aumentar demais a resolução, mais pesada a imagem ficará. Sendo assim, será preciso utilizar um software para compactar a foto e assim deixá-la mais “leve”. 

Em relação aos tamanhos, os mais recomendados e usados para uma foto para e-commerce são os descritos abaixo.
Para foto retangular:

  • na horizontal : 640 pixels de largura por 480 pixels de altura;
  • na vertical: 480 pixels de altura por 640 pixels de largura.

Caso prefira utilizar o formato em quadrado, os tamanhos são: 

  • 640 pixels x 640 pixels
  •  1024 pixels x 1024 pixels. 

como tratar fotos para e-commerce

Crédito: Your Story

Como editar fotos para uma loja virtual? + 3 dicas bônus 

Confira mais dicas para saber, como ninguém, tratar e editar fotos para sua loja virtual.

1. Não se esqueça do padrão 

Outro ponto imprescindível para editar fotos para uma loja virtual é não se esquecer do padrão. Isso porque, independentemente do tamanho escolhido e do formato, é essencial adotar um padrão específico para utilizar em seu site. 

Neste sentido, é interessante também manter uma coerência e harmonia das imagens. Para isso, você pode adotar um mesmo ângulo ou então uma cor de fundo que simbolize a identidade de sua marca. 

2. Humanize suas imagens

Não é fundamental, mas é recomendável apresentar um pouco de humanidade em suas fotos. Isso porque uma fotografia que, além do produto, apresenta uma pessoa, gera mais identificação com o consumidor. 

Neste item, é válido enfatizar que a produção fica mais cara. Porém, isso não o impede de adotar essa prática. Para isso, escolha os produtos de mais destaque e dê, literalmente, um toque pessoal, o que acha? 

3. Utilize bancos de dados de imagens gratuitos

Para dar um “up”, em seu e-commerce, você também pode utilizar bancos de dados gratuitos na Internet, entre eles:

Para conhecer outras opções, recomendamos que assista ao vídeo abaixo. 

O que você deste post? Gostou de saber como editar e tratar fotos para seu e-commerce? Compartilhe sua opinião, ela é muito importante!

Aproveite o momento de aprendizado para incrementar suas vendas de forma simples! Para isso, basta baixar o e-book gratuito: “Como aumentar a vendas melhorando a experiência de pagamento do seu cliente”. 

Neste material, você irá aprender:

  • os motivos que levam os clientes a abandonar o carrinho de compras;
  • o que não pode faltar no processo de pagamento de marketplaces, serviços de assinatura, e-commerce e aplicativos móveis;
  • que informações dos clientes devem ser coletadas. 

Interessante, não é mesmo? Para fazer o download, basta clicar aqui! 

Crédito da foto de capa: Search Engine Journal

webinar o que é marketing de influenciadoresPowered by Rock Convert

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.