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Fórum E-commerce Brasil 2022: tudo o que rolou na 13º edição do evento

Escrito em 03 de Agosto de 2022 por Lidiane Oliveira

Atualizado em 21 de Junho de 2024

Tecnologia, tendências de consumo e inovação. Esses foram os tópicos da 13º edição do Fórum E-commerce Brasil – o maior evento de e-commerce da América Latina. Durante os dias 26 e 27 de Julho, mais de 250 expositores e 18 mil pessoas compareceram ao Transamérica Expo Center, em São Paulo, para fazer acontecer e ficar por dentro das novidades do mercado.


O evento contou com 20 áreas de conteúdo e a presença de grandes marcas e empresas de diferentes segmentos, como Mercado Livre, Nubank, Magalu, Itaú, Fedex e agências de marketing.

O Fórum E-commerce Brasil é organizado pelo E-commerce Brasil – projeto criado para fomentar o comércio eletrônico – que, desde 2011, reúne cerca de 13 mil profissionais de e-commerce em auditórios com palestras, salão de negócios e a presença de algumas das empresas mais importantes do Brasil.

O local contou com quatro plenárias principais, que foram categorizadas como Transformação Digital, Gestão e Operação, Marketing e Vendas e Tecnologia e Inovação. 

Além das palestras principais, empresas como Americanas, Magalu e Meta tiveram seus ambientes exclusivos voltados para palestras sobre inovação.

Digitalização do varejo, transformação digital e hábitos da geração Z marcaram o evento

Como não poderia deixar de ser, o Fórum E-commerce Brasil foi marcado por temas que abordam os impactos da tecnologia no comércio eletrônico, como a digitalização do varejo, a transformação digital e os hábitos de consumo da geração Z. 

Na palestra High Tech - High Touch: a estratégia do Magalu para acelerar a digitalização do varejo brasileiro, Fred Trajano, CEO do Magazine Luiza, falou sobre como a empresa tem trabalhado para digitalizar o varejo, com soluções cada vez mais completas para os sellers.

pandemia e a aceleração da digitalização no mundo

Trajano também apresentou novidades sobre a empresa, como o Magalu Entregas RODO, solução logística proprietária para a entrega de itens pesados (acima de 30kg), e a estratégia para transformar as lojas físicas da empresa em pontos de entrega.

Já sobre o poder da Geração Z, Andege Freitas, diretora de conteúdo e parcerias da Twitch, falou sobre as novas regras ditadas pelo público mais novo. Segundo ela, a Geração Z preza, cada vez mais, por fluidez, autenticidade, inclusão, colaboração e propósito. 

Freitas também trouxe dados que demonstram o poder da comunidade no varejo. De acordo com a diretora, 60% do público da Twitch compartilha informações sobre o que discutem na plataforma, enquanto 52% estão mais dispostos a comprar produtos promovidos pelos streamers.

Fórum 22

Outros temas abordados foram IoT da logística, Conversational Commerce e o impacto da experiência digital integrada com o offline.

Metaverso, Community commerce e o poder do TikTok também foram destaques da edição

O Tiktok é uma das plataformas de conteúdo mais populares do mundo, e tem se mostrado mais do que um app de dancinha. Afinal, grandes empresas e marcas já têm utilizado o potencial do aplicativo para gerar engajamento orgânico. 

 Leonardo Khéde, Head of Agency Sales Latam do TikTok, se uniu a Luiza Baffa, Managing Director da agência AKQA São Paulo, para trazer um conteúdo sobre o crescimento da plataforma e as possibilidades para os negócios.

O evento também acenou para o disruptivo Metaverso, a Web 3.0 e os impactos dessas tecnologias no varejo, com a palestra Metaverso Commerce, guiada pelo ex-diretor criativo do Meta, Daniel Bottas.

Para complementar o tema, a palestra da Tommy Hilfiger mostrou que a marca já utiliza o metaverso para eventos e ações de marketing.

Como destaque internacional, Bradford Shellhammer, Chief Product Officer da Reverb | Etsy, falou sobre os desafios e a importância da personalização no varejo. 

Segundo ele, estamos na era do Community Commerce, e, cada vez mais, os consumidores buscam  marcas que reflitam suas crenças e que permitam participar em sua construção.

De forma geral, ficou claro que a tecnologia, aliada a conexões reais e autenticidade, são o futuro do varejo e o caminho do ouro para os negócios de sucesso.

E para ficar por dentro de outros conteúdos sobre tecnologia, inovação e transformação digital, acesse a nossa news! 

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