Fórum E-commerce Brasil 2022: tudo o que rolou na 13º edição do evento
Escrito em 03 de Agosto de 2022 por Lidiane Oliveira
Atualizado em 21 de Junho de 2024
Tecnologia, tendências de consumo e inovação. Esses foram os tópicos da 13º edição do Fórum E-commerce Brasil – o maior evento de e-commerce da América Latina. Durante os dias 26 e 27 de Julho, mais de 250 expositores e 18 mil pessoas compareceram ao Transamérica Expo Center, em São Paulo, para fazer acontecer e ficar por dentro das novidades do mercado.
O evento contou com 20 áreas de conteúdo e a presença de grandes marcas e empresas de diferentes segmentos, como Mercado Livre, Nubank, Magalu, Itaú, Fedex e agências de marketing.
O Fórum E-commerce Brasil é organizado pelo E-commerce Brasil – projeto criado para fomentar o comércio eletrônico – que, desde 2011, reúne cerca de 13 mil profissionais de e-commerce em auditórios com palestras, salão de negócios e a presença de algumas das empresas mais importantes do Brasil.
O local contou com quatro plenárias principais, que foram categorizadas como Transformação Digital, Gestão e Operação, Marketing e Vendas e Tecnologia e Inovação.
Além das palestras principais, empresas como Americanas, Magalu e Meta tiveram seus ambientes exclusivos voltados para palestras sobre inovação.
Digitalização do varejo, transformação digital e hábitos da geração Z marcaram o evento
Como não poderia deixar de ser, o Fórum E-commerce Brasil foi marcado por temas que abordam os impactos da tecnologia no comércio eletrônico, como a digitalização do varejo, a transformação digital e os hábitos de consumo da geração Z.
Na palestra High Tech - High Touch: a estratégia do Magalu para acelerar a digitalização do varejo brasileiro, Fred Trajano, CEO do Magazine Luiza, falou sobre como a empresa tem trabalhado para digitalizar o varejo, com soluções cada vez mais completas para os sellers.
Trajano também apresentou novidades sobre a empresa, como o Magalu Entregas RODO, solução logística proprietária para a entrega de itens pesados (acima de 30kg), e a estratégia para transformar as lojas físicas da empresa em pontos de entrega.
Já sobre o poder da Geração Z, Andege Freitas, diretora de conteúdo e parcerias da Twitch, falou sobre as novas regras ditadas pelo público mais novo. Segundo ela, a Geração Z preza, cada vez mais, por fluidez, autenticidade, inclusão, colaboração e propósito.
Freitas também trouxe dados que demonstram o poder da comunidade no varejo. De acordo com a diretora, 60% do público da Twitch compartilha informações sobre o que discutem na plataforma, enquanto 52% estão mais dispostos a comprar produtos promovidos pelos streamers.
Outros temas abordados foram IoT da logística, Conversational Commerce e o impacto da experiência digital integrada com o offline.
Metaverso, Community commerce e o poder do TikTok também foram destaques da edição
O Tiktok é uma das plataformas de conteúdo mais populares do mundo, e tem se mostrado mais do que um app de dancinha. Afinal, grandes empresas e marcas já têm utilizado o potencial do aplicativo para gerar engajamento orgânico.
Leonardo Khéde, Head of Agency Sales Latam do TikTok, se uniu a Luiza Baffa, Managing Director da agência AKQA São Paulo, para trazer um conteúdo sobre o crescimento da plataforma e as possibilidades para os negócios.
O evento também acenou para o disruptivo Metaverso, a Web 3.0 e os impactos dessas tecnologias no varejo, com a palestra Metaverso Commerce, guiada pelo ex-diretor criativo do Meta, Daniel Bottas.
Para complementar o tema, a palestra da Tommy Hilfiger mostrou que a marca já utiliza o metaverso para eventos e ações de marketing.
Como destaque internacional, Bradford Shellhammer, Chief Product Officer da Reverb | Etsy, falou sobre os desafios e a importância da personalização no varejo.
Segundo ele, estamos na era do Community Commerce, e, cada vez mais, os consumidores buscam marcas que reflitam suas crenças e que permitam participar em sua construção.
De forma geral, ficou claro que a tecnologia, aliada a conexões reais e autenticidade, são o futuro do varejo e o caminho do ouro para os negócios de sucesso.
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Escrito em 03 de Agosto de 2022 por
Lidiane Oliveira
Gerente de Marketing de Conteúdo com ampla experiência em estratégia de materiais B2B. Atua no mercado de Fintechs há mais de 5 anos e é especialista em meios de pagamento.