Depois que o consumidor mudou o comportamento e passou a realizar suas compras por meio virtual, cada vez mais as lojas online com múltiplos vendedores se tornam uma preferência, o que faz com que seja importante entender a fundo como funciona o fluxo de pagamento para marketplace.
A diversidade de vendedores e compradores em movimento contínuo no marketplace exige um controle rigoroso do fluxo de pagamento e recebimento, para que tanto as vendas quanto os comissionamentos sejam atribuídos ao fornecedor correto e evite o desencontro das operações.
Neste post, falaremos sobre como funciona o fluxo de pagamento em marketplace, quais são as opções de pagamento mais utilizadas e as vantagens de abrir um em meio a tantas opções de negócios na atualidade. Confira!
Antes de entender como funciona o fluxo de pagamento, é importante lembrar que sempre há um relacionamento triangular nesse formato de comercialização: o comprador, o vendedor e a plataforma como intermediária.
Compreender bem o papel de cada um, além de facilitar o acompanhamento dos processos de pagamentos, possibilita um melhor direcionamento do atendimento ao cliente para que ele não tenha dificuldades em efetuar suas compras e encontre um ambiente transparente, seguro e facilitador.
Todo o processo de fluxo de pagamento só pode ser executado com excelência em uma ferramenta de automação que permita conexão e sincronismo entre a plataforma do marketplace e todos os softwares de gestão disponibilizados pelos vendedores, além de comunicação direta com os bancos e as operadoras de cartão.
É fundamental oferecer uma experiência de compras agradável ao consumidor, e isso quer dizer que ele deve encontrar um processo ágil e dinâmico que o faça ter a certeza sobre a decisão de trocar a loja física e longas filas pela comodidade das compras virtuais, que podem ser feitas em qualquer hora do dia.
Existem duas formas de pagamento em marketplace que costumam ser mais utilizadas e sua utilização depende do formato do negócio e conforme o funcionamento da gestão financeira da empresa.
Conheça cada uma delas:
Essa é a conta da plataforma do marketplace. É por meio dela que a empresa intermediadora de pagamentos recebe todo o montante do resultado das vendas aos consumidores, divide e distribui aos fornecedores envolvidos na operação, após identificados o valor e a quantidade dos produtos vendidos.
Algumas partes correspondentes aos serviços prestados pelo marketplace ficam retidas na conta mestre, como:
Quando o consumidor efetua um pagamento parcelado, os valores podem ser antecipados ao vendedor utilizando as soluções disponíveis na plataforma do intermediador de pagamento online. Essa é uma vantagem para quem precisa do dinheiro para repor mercadorias ou manter a saúde financeira em equilíbrio.
Os repasses são realizados sempre que houver valores passíveis de resgate para o vendedor solicitante. Toda a programação automática de pagamento das comissões pode ser facilitada por um sistema integrado que utiliza a API como principal ferramenta de comunicação entre os departamentos envolvidos e as contas dos vendedores parceiros.
Cada usuário tem uma conta na plataforma, e esse é um processo diferente e realizado por meio do split de pagamento. Apenas um é realizado pelo cliente que tenha efetuado a compra de produtos e fornecedores variados e distribuído às subcontas correspondentes, sem a necessidade de uma conta mestre para servir de ponte.
Cada vendedor é responsável por administrar os ativos recebidos a partir do momento que são disponibilizados na subconta já com desconto do que corresponde às comissões e taxa do intermediador. Isso causa um distanciamento maior entre o marketplace e os fornecedores, impedindo, inclusive, a antecipação de parcelamentos.
Com a inovação da tecnologia e a criação das lojas virtuais, os consumidores tiveram inúmeros ganhos e facilidades de compra pela internet, como:
Por outro lado, o e-commerce e o marketplace abraçaram as oportunidades de aumentar o faturamento, com maior vantagem para a segunda opção de pagamento ao atuar no mercado em parceria com um número maior de fornecedores e variedade de produtos.
Veja algumas dessas vantagens:
O volume de buscas por produtos nas lojas virtuais é infinitamente superior ao das lojas físicas. Isso porque o consumidor não precisa se deslocar para verificar o preço de um produto ou até mesmo efetuar uma compra. De casa ou do trabalho, ele abre o site e se vê diante de uma enorme vitrine de possibilidades.
Essa visibilidade aumenta as chances de faturamento e permite que o marketplace explore ao máximo o potencial de vendas de produtos criando estratégias e sugestões de similaridade dos produtos pesquisados, mesmo que sejam fornecidos por vendedores de diferentes marcas.
O marketplace se mantém com os valores referentes ao comissionamento pago por vendedor, o que é compensador para quem vende, pois, além de não precisar abrir uma loja própria, vai utilizar um espaço com chances maiores de visitação e intensidade de tráfego.
Como é interesse do marketplace chamar a atenção para o ambiente virtual e para a vitrine com uma boa variedade de produtos, as ações de marketing e divulgação alcançam todos os vendedores, o que faz com que o investimento seja bem atraente em comparação aos ganhos de visibilidade.
Se um marketplace tem visitação frequente e crescente, as vendas tendem a aumentar na mesma proporção. Para isso, alguns fatores ajudam a oferecer mais oportunidades de negócios e rentabilidade para todos os envolvidos. Confira quais são eles:
Uma plataforma bem estruturada não terá dificuldades em promover boas vendas, mas é importante pensar nas condições de pagamento como um ponto crítico na relação com o consumidor — dominar o fluxo de pagamento para marketplace e contar com um intermediador com expertise de mercado é um diferencial competitivo.
A iugu é uma plataforma intermediadora de pagamento online com uma solução de API de marketplace que possibilita os negócios inseridos neste modelo a criarem o seu fluxo de distribuição de receitas conforme a necessidade de cada negócio.
Ilustramos aqui os dois exemplos de como funciona o fluxo de pagamento para marketplace, baseados em negócios que necessitam aguardar a confirmação de uma das partes (escrow), antes de liberar o repasse do recurso para o vendedor/usuário da plataforma.
Se você gostou deste post e deseja melhorar o controle do fluxo de pagamento para marketplace e facilitar as operações financeiras da sua gestão e também dos vendedores parceiros da sua loja, conheça o split de pagamentos da iugu e escolha o plano certo para o seu negócio.