Receba conteúdos e novidades da iugu

Melhorar a experiência de compra online é um tema que desperta o interesse de todo o empresário. Afinal, aplicar essa estratégia gera fidelização. Como consequência, sua marca ganha mais autoridade no mercado e o seu faturamento aumenta. 

Encantar o consumidor por meio de uma experiência positiva online é fundamental para ver o seu negócio crescer. De acordo com pesquisa feita pela PwC, 89% dos clientes brasileiros afirmam que esse é o fator que mais impacta a decisão de compra. 

Ciente desse dado importante, oferecer uma boa experiência de compra online não é um luxo, mas uma necessidade, não é mesmo? Se você se interessou pelo assunto e quer saber como fidelizar seus clientes, basta ler este artigo para conhecer dicas imperdíveis

Dicas para melhorar a experiência de compras online

Confira as dicas a seguir e melhore a experiência de compra online de seu e-commerce de uma vez por todas! 

1. Conheça os seus clientes

Parece uma dica óbvia, mas muitos empreendedores não conhecem bem os seus clientes. Ou, ainda, muitas vezes, traçam estratégias baseadas em suposições e não em pesquisas que foquem na real necessidade dos seus principais consumidores.

Conhecer o comportamento de compra de sua audiência é fundamental. Afinal, é por meio dele que se descobrem as necessidades e os desejos de sua audiência. Essas informações podem fazer toda a diferença em sua estratégia de vendas. Logo, é possível desenvolver um trabalho muito mais alinhado às expectativas dos clientes. O resultado desse processo é a satisfação deles, o que torna a fidelização natural. 

2. Invista em redes sociais

Outra tática importante para melhorar a experiência de compra online é investir em redes sociais. Atualmente, elas estão no rol das melhores ferramentas de interação entre a empresa e os seus clientes. Por isso, elas são uma excelente estratégia para quem busca tornar o negócio mais acessível para o público-alvo.

Além de ser uma ótima fonte de pesquisa de satisfação, é um meio de informações sobre os consumidores. Dessa forma, fica mais fácil criar oportunidades de aproximação com a sua marca. No entanto, a escolha da melhor rede social está atrelada ao perfil do seu consumidor, pois cada tipo conversa melhor com uma rede social diferente.

Outra vantagem de utilizar as redes sociais está no fato de que esse é um recurso de baixo investimento e de grande abrangência. Isso porque, hoje, praticamente todo mundo tem conta em pelo menos uma rede social.

Saber usar as redes sociais de forma correta é, portanto, uma excelente fonte de comunicação, de atração e de fidelização de clientes.

3. Ofereça um atendimento de qualidade

Outra ação crucial para melhorar a experiência de compra online é oferecer um atendimento de qualidade. Contar com um suporte atencioso e que leve em consideração a particularidade da situação é crucial para o processo de fidelização. Afinal, os consumidores que têm uma boa experiência de atendimento costumam voltar a comprar naquele site, além de indicá-lo para outras pessoas.

Ainda quando se fala em bom atendimento, o fator agilidade é extremamente importante, já que o tempo vale ouro na sociedade atual.  Por isso, a empresa deve oferecer um atendimento rápido e eficaz para resolver todos os problemas de seus clientes.

Nesse sentido, ter um departamento de customer success que possa melhorar a experiência online também é essencial. Para saber mais sobre o assunto, leia: “3 métricas de customer success que você deve utilizar na sua empresa”. 

4. Tenha processos organizados

Para oferecer uma experiência de compra online positiva, é necessário estabelecer alguns processos e adotar uma prática de padronização. Nesse sentido, você deve constituir um modelo de trabalho que funcione como uma engrenagem perfeita e previsível. Assim, as ações serão tomadas de forma sistematizada e baseadas em regras preestabelecidas. Do mesmo modo, os colaboradores terão mais liberdade para trabalhar dentro dessa organização.

Isso também reduz o risco de ser pego de surpresa e de ter demandas desnecessárias. Além do mais, com processos organizados, a experiência de compras online do seu cliente será muito mais positiva e as vendas  fluirão de forma espontânea.

5. Forneça várias formas de pagamento

Esse é um dos grandes erros de muitos empresários que dão início ao seu negócio online: a escassez de opções de pagamento.

Para quem quer atuar no mercado da internet, atrair o interesse de um grande número de consumidores e melhorar a experiência de compras online, é extremamente importante oferecer várias formas de pagamento.

Quanto mais opções estiverem disponíveis no marketplace, melhor será para o cliente, que poderá escolher a forma mais conveniente. Afinal, uns gostam cartão de crédito, outros boletos e há alguns que preferem o débito. Logo, ter um leque de opções para ofertar pode ser um determinante concretização da venda. Sem falar que essa ação provavelmente irá contribuir também para o aumento de vendas de seu negócio.

Nesse momento, é imprescindível contar com um bom sistema de gestão e de automatização de pagamentos. Afinal, ele traz mais segurança e permite um planejamento mais eficiente.

6. Invista no pós-venda

Por fim, a última dica para oferecer experiência positiva online é investir no processo de pós-venda.  Afinal, uma venda não se conclui quando o produto é entregue ao cliente, certo? Na verdade, é essencial que o atendimento continue após esse recebimento.

Para ter sucesso nessa jornada, a empresa precisa adotar processos que levem em consideração um pós-venda apropriado. Você pode, por exemplo, enviar um e-mail perguntando para o cliente se o produto atendeu às suas necessidades, ou, ainda, pode pedir para ele contar sua experiência de compra no seu site.

A empresa que realiza o contato pós-venda deixa os seus clientes mais motivados, pois eles percebem que ela está comprometida com a satisfação. Uma companhia que está preocupada com a satisfação dos seus consumidores tende a alcançar resultados melhores em métricas que avaliam o retorno para futuras compras. 

Experiência de compra online: conclusão

Como você pôde ver, algumas ações são fundamentais melhorar a experiência de compra online e aumentar a fidelização de clientes. Conseguiu perceber isso, não é mesmo? Logo, o ideal agora é implementar todas essas práticas em seu negócio. Precisa de ajuda para melhorar a experiência online de sua empresa?  Então, conte com a Iugu! Entre em contato e descubra as maravilhas que a nossa plataforma pode fazer pelo seu negócio!

webserie redução de custosPowered by Rock Convert
Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio
Siga a iugu nas redes sociais
Assine nossa newsletter
Logo da iugu, infraestrutura para automação financeira
Plataforma para automação financeira,
gestão de assinaturas e marketplace.
Av. Paulista, nº 1048, 5° andar. São Paulo - SP.
Ouvidoria
Estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Falou com a gente, mas ainda não resolveu o seu caso? A Ouvidoria precisa saber disso.
De segunda a sexta, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h (exceto feriados)
0800 887 0918
E-mail
ouvidoria@iugu.com
Integrações
API iuguPlug-in para WooCommercePlug-in para MagentoPlug-in para PrestashopPlug-in para OpenCartPlug-in para WHMCS
Empresa
Sobre a iuguTrabalhe conoscoExpediente
AcademiaBlog iugu
Planosiugu Basiciugu Businessiugu Professionaliugu marketplaceCartão iuguMaquininha
Ajuda
Ajuda e suporteLista de funcionalidadesAtualizaçõesContratoResquisitos para abertura de contaProdutos e serviços proíbidos
Copyright © 2019 iugu. Todos os direitos reservados. |
CNPJ: 15.111.975/0001-64
Politica de privacidadeTermos de serviço
Painel de controleContato comercialSeja um parceiro
Produto
CobrançasMarketplacePlanos
Informações
DocumentaçãoCentral do desenvolvedorAjuda e suporteBlogStatus do serviço
facebook-squarelinkedin-squaretwitterinstagrammenuarrow-right