Quais exemplos de cultura organizacional das grandes empresas?

Escrito em 06 de Setembro de 2018 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Aprender com quem já fez e deu certo é uma ótima saída até mesmo para o mundo corporativo. Quer se inspirar em bons exemplos de cultura organizacional antes de começar a implantar na sua empresa? Continue lendo este post.

A cultura organizacional é o coração de uma empresa. É ela que expõe a forma como as relações se dão entre os funcionários de diversos setores e níveis hierárquicos. Além disso, também traduz a aplicação dos valores pregados pela organização.

Uma empresa que pretende crescer precisa se atentar a essa questão. Afinal, é composta por pessoas que se relacionam com outras. Se essa relação não se der de uma forma agradável, a produtividade pode ser bastante prejudicada.

Então, neste texto, vamos mostrar alguns exemplos de grandes empresas com cultura organizacional forte que se destacam por isso. Assim, você pode se inspirar e aproveitar algumas dessas boas ideias para implementar em seu negócio. Confira!

Exemplos de cultura organizacional

1) Google

A Google é o maior exemplo de cultura organizacional no mundo, pois foi uma das empresas pioneiras a adotar as mudanças de padrões. Grande parte das startups seguem práticas desenvolvidas por ela em sua gestão de pessoas. Afinal, quem nunca sonhou trabalhar nessa gigante da internet?

Com tantos benefícios oferecidos, a cultura organizacional do Google possui atrativos incontestáveis, como:

  • Festas
  • Viagens
  • Ambiente descontraído
  • Até mesmo refeições gratuitas

Mas também existe o lado menos glamoroso — principalmente por se tratar de uma organização que está inserida em um meio altamente competitivo.

Os funcionários são bastante exigidos quanto à entrega e qualidade de suas tarefas. Muitas vezes, podem sacrificar um pouco da vida pessoal em prol de um projeto. Com o tempo, isso pode causar grande desgaste no colaborador.

O principal aprendizado que se pode ter sobre a cultura organizacional do Google é que não basta oferecer benefícios espetaculares se o processo seletivo não for eficiente, pois é preciso encontrar pessoas que realmente se adequam ao perfil da empresa — isso porque, ao final, não será por causa dos “mimos” que elas ficarão.

2) Facebook

Outro grande player do setor de tecnologia é o Facebook, ele também é outro grande exemplo de cultura organizacional e é muito similar à do Google. Portanto, seus funcionários contam com várias regalias, que incluem até máquinas de lavar roupas no escritório.

Com o mercado competitivo e acirrado, a cultura organizacional do Facebook busca oferecer mais conforto e “válvulas de escape” para ajudar seus colaboradores a aliviar a pressão e o estresse. Outra atitude de destaque é a eliminação de paredes e a horizontalização da gestão.

Assim, diretores e até mesmo o próprio CEO e fundador, Mark Zuckerberg, trabalham em meio aos demais funcionários. Existe uma demonstração de que todos estão juntos para cumprirem um mesmo objetivo, o que ajuda a melhorar o clima organizacional.

Vários brasileiros sonham em trabalhar em empresas como Google e Facebook, confira no vídeo abaixo uma reportagem da BandNews que mostra algumas características dessas empresas:

 

 

3) Twitter

Os funcionários do Twitter são grandes defensores da empresa. Na cultura organizacional do Twitter existe um consenso muito forte sobre o quanto amam trabalhar nesse lugar — e toda essa devoção o torna um dos exemplos de empresas com cultura organizacional forte.

Assim como no Google, os colaboradores do Twitter são focados e dedicados. Nunca vão para casa antes de finalizar uma tarefa em andamento. Outra semelhança está nas regalias: além de comida grátis, eles podem fazer aulas de yoga e alguns até mesmo têm férias ilimitadas!

Mais uma vez, neste exemplo de cultura organizacional notamos que os benefícios oferecidos são um grande atrativo, mas é o perfil das pessoas que faz toda a diferença. Com empregados engajados assim, dificilmente uma empresa não obterá sucesso.

Leia também: Dicas essenciais para ter sucesso na gestão administrativa

4) Apple

A Apple é um caso em que existe muito mais do que um simples emprego em jogo, por isso ela é um dos exemplos de empresas com cultura organizacional forte.

Quem trabalha lá tem uma admiração que vai além do lado profissional — tem uma questão de fazer parte de algo revolucionário, que sempre atinge a excelência e que busca o aprimoramento constante.

Ou seja, o ponto forte da cultura organizacional da empresa está na paixão pela marca e tudo o que ela representa.

Outro ponto importante a ser destacado é que ela estimula a criatividade e a motivação no trabalho, mas também exige um alto padrão de qualidade de seus colaboradores.

Portanto, este é um exemplo de cultura organizacional que une a total liberdade de criação, mas também a cobrança por resultados. Juntos, esses fatores constituem o ambiente ideal para a Apple.

5) Adobe

A Adobe é um excelente exemplo de cultura organizacional de empresa que tem a confiança como um de seus principais valores.

Ela possui uma cultura que estimula os funcionários a arriscarem suas ideias sem temer represálias. Afinal, esta é a cultura organizacional de uma empresa cujo exemplo está totalmente vinculado à criatividade — inclusive, seus produtos foram criados para ajudar os clientes nesse sentido.

Dessa forma, além dos estímulos comuns às empresas de tecnologia, os colaboradores podem adquirir ações da empresa como forma de se sentirem parte dela. Além disso, a micro gestão não é utilizada, simplesmente por acreditarem que isso pode interferir no processo criativo as pessoas.

Sendo assim, cada funcionário pode estabelecer suas metas e como vai alcançá-las. Os gestores, por sua vez, são responsáveis por orientar sua equipe. Assim, todos saem ganhando em qualidade e em comprometimento.

6) Magazine Luiza

A cultura organizacional do Magazine Luiza é nosso melhor exemplo no Brasil. Inclusive, tornou-se referência internacional ao ter um artigo publicado na Harvard Business School contando sobre sua trajetória de sucesso.

Essa história tem início em 1957, quando o casal Luiza Trajano e José Donato adquiriram uma pequena loja no centro da cidade de Franca, no interior de São Paulo. O nome “Magazine Luiza” veio algum tempo depois, resultado de um concurso cultural promovido em uma rádio da cidade.

Com o passar dos anos, mais familiares foram se juntando à administração do negócio, que seguiu crescendo e inovando. Em 1991, Luiza Helena (sobrinha dos fundadores) toma a frente dos negócios e começa uma nova fase da empresa.

Em uma época em que o modelo departamentalizado era predominante, a organização quebra paradigmas e adota um modelo mais horizontal de gestão. Desde então, a cultura organizacional foi se moldando até os parâmetros atuais.

Hoje em dia, todos os colaboradores conhecem e vivem cotidianamente os valores da empresa — e sem a necessidade de tê-los estampados nas paredes dos escritórios.

Sendo assim, estão enraizados e fazem parte do que a empresa é, tornado-a assim um dos exemplos de empresas com cultura organizacional forte no Brasil.

Leia também: 7 livros de gestão financeira que você não pode deixar de ler

Análise e exemplo de cultura organizacional de uma empresa

Edools

“Sem nossa cultura organizacional, seríamos uma empresa sem alma.”

A frase é de Rafael Carvalho, CEO da startup carioca de ensino à distância Edools, que reconhece a importância de investir em rotina e ambiente de trabalho mais atraentes para motivar colaboradores e gestores.

A grosso modo, como dissemos, cultura organizacional são os valores e crenças de uma organização, as normas e atitudes comuns aos indivíduos pertencentes a ela.

Na prática, se traduz, por exemplo, como é feito na Edools e na iugu e envolve:

  • Almoços em equipe preparados na empresa pelos funcionários toda semana;
  • Área externa onde os funcionários podem esquecer a correria da cidade e relaxar;
  • Sala de descompressão ora usada por quem adora videogames, ora por quem só quer se deitar, descansar ou até mesmo tirar uma soneca.

exemplo cultura organizacional edools

Startups, por serem empresas pequenas, formada por pessoas mais jovens, nascidas com inovação em mente, costumam ser exemplos de empresas com cultura organizacional mais forte do que companhias maiores.

Seus valores influenciam muito a busca por colaboradores que se encaixem em seu perfil e prezam pela coesão de todos como numa família. Normalmente, acompanham benefícios fundados na crença de que, para trabalhar bem, você precisa adorar seu local de trabalho.

Para Rafael, para ser exemplo de empresa com cultura organizacional forte significa também saber que as decisões da equipe estão alinhadas com o que a empresa busca, e que cada membro dará o melhor de si por ela.

Como se tornar exemplo de empresa com cultura organizacional forte?

Para alcançar esse objetivo, a Edools aposta num ambiente de trabalho familiar e informal: não há dress code nem diferenciação hierárquica visível, é um tipo de cultura organizacional que valoriza o colaborador.

Geralmente, a turma, composta hoje por 13 funcionários, incluindo 3 sócios-fundadores, vem de bermuda e chinelo”, conta Rafael. “E quem visita o escritório não sabe dizer quem é estagiário ou executivo”, completa.

O próprio CEO se faz presente nas atividades da startup, inclusive nos campeonatos de Fifa e outros games (Mortal Kombat é o segundo favorito da equipe) realizados no Xbox. “Quando chegam, alguns nem acreditam que, já no almoço, vão jogar videogame comigo.

[gallery ids="200,201,202"]

Ainda no primeiro dia, o colaborador tem acesso a tudo que acontece na empresa — os objetivos dos departamentos, que projetos que tocam no momento, os próximos passos da Edools.

Isso visa integrá-lo com a instituição e a equipe, de forma que se sinta realmente parte do todo e é uma das maneiras de como implementar uma cultura organizacional.

O pessoal da startup carioca tem ainda duas tradições:

  • Dia da pizza: realizada a cada duas semanas, quando compram-se para toda a equipe diversos sabores desse prato de origem italiana.
  • De dentro para fora: reflete a missão da empresa de empoderar as pessoas por meio da democratização do conhecimento. É uma espécie de talk show em que cada membro apresenta, em uma semana, um tópico diferente para a equipe, como em uma aula.

“Conseguimos manter o time com ótimo astral, o que se reflete diretamente na qualidade do trabalho que fazemos e no empenho de cada membro em cumprir seus objetivos”, diz Rafael.

Conhecimento para todos

Por meio de uma plataforma digital, a Edools permite a clientes como Terra, Endeavor e Stefanini, entre outros, montarem, gerenciarem e comercializarem cursos e treinamentos online. Seus criadores compartilham da crença de que o ser humano só pode crescer, evoluir e ter sucesso por meio da educação.

Nossa solução possibilita aos empreendedores personalizar completamente suas escolas online (com um sistema de temas que segue o mesmo conceito do utilizado pelo Wordpress) e fazer integrações usando nossa API pública”, explica Rafael sobre o diferencial da empresa, que espera, em breve, ser a maior plataforma digital de ensino da América Latina.

Como vimos nos exemplos de cultura organizacional, se ela for bem implementada pode fazer toda a diferença no crescimento de uma empresa. Portanto, é importante cuidar desse assunto e lembrar que não basta oferecer “mimos”, é preciso ter uma abordagem completa e diferenciada.

Gostou deste artigo? Conhece alguém que adoraria conhecer essas culturas? Então, compartilhe esse post em suas redes sociais!

Agora que você já viu vários exemplos de cultura organizacional, que tal começar a implementar na sua empresa?

O primeiro passo pode ser dando aos seus funcionários mais tempo para eles pensarem estrategicamente. Por exemplo, eliminando trabalhos manuais por meio da automação de cobranças.

Para isso conte com a iugu que é uma plataforma de meios de pagamento online. Somos especialistas em soluções de cobranças e recebimentos. Além disso, nossa API é uma das mais completas e intuitivas do mercado.

Quer saber  como implementar em sua empresa? Fale com um de nossos especialistas e peça uma demonstração.

Posts relacionados

mão de cliente segurando celular e fazendo um pix automático