Estrutura de subconta: como o modelo expande seu negócio
Escrito em 28 de Maio de 2024 por Lidiane Oliveira
Atualizado em 30 de Outubro de 2024
A estrutura de subcontas facilita a gestão financeira e a divisão de recebíveis entre empresas de um mesmo grupo, como franquias, marketplaces e redes. Veja como funciona e outros benefícios de incorporá-la!
Escalar o negócio é o sonho de muitos empreendedores. Seja por meio da abertura de filiais, de sociedades ou da entrada no modelo de franquias, conhecer a estrutura de subcontas facilita (e muito) a gestão da empresa com a ajuda da tecnologia financeira.
Para você ter uma ideia, mais de 184 mil franquias operam no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising. Agora imagine, como gestor da matriz, gerenciar o fluxo de caixa e as movimentações de cada unidade do seu negócio individualmente? Seria trabalhoso, e as chances de erro, grandes.
Com a estrutura de subcontas, você abre contas atreladas à sua conta principal (conta mestre) e acessa uma série de vantagens que facilitam a sua gestão de fluxo de caixa, a divisão de pagamentos e mais.
Para entender como o modelo simplifica o processo e traz pontos positivos ao seu negócio, continue a leitura deste artigo!
O que é estrutura de subconta?
A estrutura de subcontas é um modelo inteligente para o gerenciamento financeiro de negócios com múltiplas frentes de venda (como marketplaces, franquias ou Business Units). Nestes casos, a gestão acontece por meio de uma conta mestre e suas subcontas — o que simplifica a divisão de recebíveis e o acompanhamento das movimentações financeiras.
Em geral, a gestão de subcontas ocorre na própria plataforma de meios de pagamento, como a iugu, que oferece a funcionalidade sem limitação de contas atreladas à principal.
Para te ajudar a entender melhor a estrutura, veja a imagem abaixo, que mostra como as subcontas se mantém atreladas à conta mestre em uma espécie de “guarda-chuva”:
Quais modelos de negócio podem usar a estrutura de subconta?
A estrutura de subcontas é ideal para negócios que geram vendas em diversas frentes, tais como:
- marketplaces;
- empresas que trabalham em Business Units;
- empresas que embedam tecnologias de pagamento em seu produto original;
- redes e franquias.
1. Marketplaces
Negócios que funcionam como marketplaces têm muitos benefícios com o modelo de subcontas. Neste caso, a plataforma detém a conta-mestre (imagine, por exemplo, o Mercado Livre ou a Dafiti), e seus vendedores, as subcontas.
Dessa forma, a divisão do comissionamento e do valor das operações é mais fluido e integrado.
2. Business Units
Business Units, ou unidades de negócio, são diferentes linhas de produtos ou serviços oferecidos — em alguns casos — por uma mesma empresa. Pense em uma empresa de telefonia que tem, em seu catálogo de produtos, internet, telefone fixo e plataforma de streaming.
Aqui, a conta mestre é da empresa principal, e as subcontas, de cada negócio pertencente ao guarda-chuva.
3. Tecnologia embedada à solução
Algumas empresas trabalham o modelo de embedded fnance, incorporando tecnologias financeiras à solução comercializada para assegurar que a oferta ao público seja completa e efetiva. Nesse caso, a conta mestre é da empresa SaaS, e as subcontas, de seus clientes.
Dessa forma, cada subconta roda sua operação financeira, sem misturar as finanças de nenhuma empresa. Adicionalmente, a conta mestre ainda tem visão total sobre o que acontece em todas as subcontas, antecipando problemas e atuando de maneira proativa e consultiva.
4. Redes e franquias
Empresas que operam com redes de negócios (como escolas, academias de ginástica, restaurantes, casas de festa e demais estabelecimentos comerciais) ou franquias se beneficiam do modelo de estrutura de subcontas.
Isso porque, em muitos casos, os negócios estão espalhados pelo país, o que torna a gestão financeira muito mais complexa e delicada.
Com a funcionalidade, embora cada unidade gerencie suas finanças de forma autônoma, a conta mestre acompanha e ajuda a assegurar a estabilidade comercial dos negócios.
Quais as vantagens da estrutura de subcontas?
Trabalhar o modelo de estrutura de subcontas é positivo por uma série de fatores — alguns dos quais já citamos ao longo deste artigo.
Para refrescar sua memória e te ajudar a enxergar as possibilidades de forma ordenada, veja a lista abaixo!
Independência de operação para as subcontas
Cada subconta funciona de modo independente e autônomo. Isso quer dizer que as finanças e as gestões financeiras não se misturam: cada negócio tem a liberdade de executar seus processos, como conciliação financeira e fluxo de caixa;
Transparência na gestão financeira pela conta mestre
Ao mesmo tempo, a conta principal consegue visualizar e acompanhar o progresso das subcontas, o que ajuda a antever problemas financeiros e atuar como uma consultora;
Possibilidade de criação de subcontas ilimitadas
Na iugu, a criação de subcontas não tem limite. Isso significa que, caso seja, por exemplo, gestor de um marketplace com 150 negócios associados, pode ter 150 subcontas. De igual maneira, se for o proprietário de uma imobiliária com 5 corretores, pode ter 5 subcontas;
Split de pagamentos facilitado
Por falar em imobiliárias…sabe aquele processo moroso e delicado de segmentar as comissões entre os corretores da sua empresa?
Com a estrutura de subcontas, tudo fica mais fácil. Afinal, é por meio da ferramenta que acontece o split de pagamentos. Estamos falando da divisão de valores de acordo com porcentagens previamente determinadas (e estipuladas por você), que são repassados automaticamente para as partes envolvidas nas operações;
EXTRA! Saiba mais sobre a ferramenta de split de pagamentos da iugu e revolucione sua divisão de lucros e comissões!
Escalabilidade para acompanhar o crescimento do negócio
Em função do número ilimitado de subcontas, a estrutura é perfeita para acompanhar o crescimento da sua empresa. Quanto mais parceiros, clientes, corretores ou associados você tiver, basta abrir novas contas atreladas à principal e iniciar os negócios!
Possibilidade de personalização das subcontas
Você já ouviu falar em whitelabel? A tecnologia, presente na funcionalidade de subcontas da iugu, permite que você personalize a estética das suas contas de acordo com a sua empresa. Assim, ainda que opere no modelo de finanças embedadas, mantém apenas os seus elementos visuais em evidência.
Case de sucesso: como a Clinicorp se beneficiou da estrutura de subcontas da iugu?
A Clinicorp é um software de gestão especializado em clínicas odontológicas e de estética. Sua principal missão é entregar mais eficiência para os consultórios, o que é feito a partir de ferramentas que geram ganho de tempo, otimizam esforços e dão mais velocidade para a gestão da rotina.
Em busca de uma solução para integrar e centralizar todas as clínicas odontológicas e de estética, bem como suas ações, em uma única plataforma, a Clinicorp encontrou, na iugu, a visão de arquitetura necessária.
Dessa forma, passou a isolar os dados e as ações de cada cliente — o que é primordial para o modelo de negócio, visto que são muitas operações financeiras acontecendo simultaneamente.
Se as contas estivessem misturadas, seria impossível manter o controle, sem contar a alta complexidade para a conciliação financeira de cada clínica.
Quer saber se deu certo? Bom, os dados não mentem: entre 2023 e 2024, a Clinicorp aumentou o volume total de transações processadas em 45%!
Impressionante, não é?
Inspire-se neste caso de sucesso e conheça mais sobre as possibilidade de adaptação da estrutura de subcontas às suas demandas! Fale com o nosso time de especialistas e comece agora mesmo!
Escrito em 28 de Maio de 2024 por
Lidiane Oliveira
Gerente de Marketing de Conteúdo com ampla experiência em estratégia de materiais B2B. Atua no mercado de Fintechs há mais de 5 anos e é especialista em meios de pagamento.