erros cometidos no controle de estoque

Erros cometidos no controle de estoque: pare de cometê-los agora mesmo!

Erros cometidos no controle de estoque podem gerar graves prejuízos para um negócio. Para uma empresa sobreviver no mercado, ela precisa ter prioridades. Nesse caso, realizar uma boa gestão de estoque é, certamente, uma delas. Isso porque de acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, a falta de organização e uma má administração são as principais causas de falência. 

Nesse contexto, um estoque mal gerenciado se destaca. Apesar disso, muitos empreendedores não dão a devida importância ao assunto. Logo, a lista de erros cometidos no controle de estoque só aumenta, o que prejudica muito todo o andamento do negócio. A consequência afeta não só a parte logística do empreendimento, mas também o departamento financeiro e de vendas

Diante desses dados, é possível concluir que é essencial quebrar esse ciclo negativo de erros cometidos no controle de estoque, certo?  Afinal, você quer impulsionar o seu negócio, não é mesmo? Para saber tudo sobre o assunto e conhecer dicas imperdíveis, basta ler todo o post! 

O que é controle de estoque e porque ele é tão importante?

Antes de saber quais são os principais erros cometidos no controle do estoque, é essencial saber em que se baseia esta estratégia. 

De forma simples, o controle de estoque engloba uma série de práticas que têm como objetivo analisar e acompanhar as mercadorias armazenadas de uma empresa. 

Essa medida é crucial para um negócio, pois a sua gestão reflete diretamente em outros setores da organização. 

Por exemplo, falhas relacionadas à contagem de produtos e à falta de monitoramento sobre a validade de itens podem comprometer bastante o fluxo de caixa da empresa. 

Desse modo, ter um amplo conhecimento sobre o estoque de sua companhia e entender todos os seus processos são ações de extrema importância. Isso porque, por meio delas, é possível definir os produtos que precisam girar e também evitar a escassez e o excesso de itens, práticas essenciais para otimizar as vendas de seu empreendimento. 

Para ter uma visão ainda mais ampla sobre o assunto, recomendamos que assista ao vídeo abaixo. 

Afinal, quais são os principais erros cometidos no controle de estoque?

Confira agora quais são os principais erros cometidos no controle de estoque.

1. Não saber a quantidade certa de mercadorias armazenadas 

Não saber a quantidade exata de produtos em estoque é um dos principais erros cometidos no controle de estoque. Isso porque essa falta de conhecimento pode gerar danos graves para um empreendimento. 

Afinal, é só por meio de uma lista completa de itens armazenados é que é possível saber quais deles pode ser comercializados e o valor que eles representam em seu orçamento. 

Para reverter esse cenário, é preciso:

  • contabilizar os produtos armazenadas de forma constante;
  • calcular o preço médio de estoque;
  • estipular a quantidade mínima de produtos necessária para atender às demandas.

2. Realizar um controle manual de estoque

Apesar do cenário corporativo já contar com várias e poderosas ferramentas tecnológicas, muitas empresas ainda realizam o seu controle de estoque de forma manual, por meio de cadernos e planilhas. 

Além desses processos estarem bastante suscetíveis a erros e à perda de dados, consome-se muito tempo para efetuá-los. 

Sendo assim, em vez de desperdiçar tempo elaborando planilhas mirabolantes, investir em bons softwares de gestão, como o ERP, fará toda a diferença para o seu negócio. 

Isso porque, por meio dele, é possível:

  • realizar cadastros de mercadorias, fornecedores, parceiros e clientes;
  • otimizar o tempo desse controle;
  • diminuir custos e evitar desperdícios;
  • monitorar a performance de venda de cada item.

3. Não atualizar os dados 

Não atualizar os dados também é um dos mais comuns erros cometidos no controle de estoque. Isso porque tanto dados desatualizados como informações registradas de forma incompleta não só prejudicam as vendas e a logística, como também interferem na emissão de notas fiscais. 

Em outras palavras, é essencial atualizar os dados do estoque continuamente, inserindo toda e qualquer mudança em relação à quantidade de mercadorias, o custo de cada item e a descrição dos produtos. 

Além disso, uma atualização constante permite que você movimente as mercadorias que precisam girar e que crie promoções para os produtos parados. 

4. Não ter um estoque integrado com os departamentos comercial, de logística e de compras  

A falta de integração entre setores importantes e que deveriam estar bem alinhados é outro problema comum relacionado ao controle de estoque. Isso porque é fundamental que exista uma troca contínua entre a área comercial, a de compras e a de logística. 

Um exemplo bastante corriqueiro que ocorre devido a esta comunicação falha é o fato de um setor comercial vender uma quantidade de mercadorias acima da que o departamento de logística pode entregar. 

Não é preciso nem dizer que essa desconexão, além de atrapalhar as vendas, pode prejudicar, bastante a reputação de sua empresa no mercado, certo? 

erros cometidos no controle de estoque

Crédito: Market Up

5. Não administrar bem as contas

A realidade é uma só: a sua empresa pode perder muito em vendas não administre bem os seus processos financeiros. Nesse cenário, um dos pontos principais é a falta controle em relação aos pagamentos. Isso porque muita gente emite um boleto, mas acaba não o quitando. 

Dessa forma, é crucial conseguir monitorar situações como essa para evitar a inadimplência

Para reverter esse cenário, contar com um bom sistema automatizado de pagamento digitais é uma prática inteligente. Isso porque ele permite que a sua companhia envie lembretes de vencimentos, um procedimento importante para que a pessoa realize o seu pagamento, pois muitos se esquecem da data de vencimento. 

Nesse contexto, a iugu pode ajudá-lo muito! Isso porque a empresa apresenta a mais completa e robusta ferramenta de pagamentos do mercado. Além de enviar lembretes, o sistema da iugu permite que você configure descontos para faturas pagas antes do vencimento e que realize um controle completo sobre os pagamentos confirmados e pendentes. 

Quer mais? Pois com a iugu, você emite boletos registrados com custo zero para emissão, baixa ou cancelamento. Ou seja, você só paga a tarifa apenas quando o boleto já tiver sido quitado. 

Não perca mais tempo, entre em contato com um dos especialistas da iugu agora mesmo, aqui! 

Crédito da foto de capa: Freepik

 

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.