Erros cometidos em um controle de estoque: pare de ter prejuízo agora! 

Escrito em 16 de Julho de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Muito se engana quem pensa que os erros cometidos em um controle do estoque representam um problema pontual apenas relacionado à logística. Na verdade, esse tema está intimamente ligado às vendas e à área financeira de um empreendimento. Logo, saber mais sobre o assunto é fundamental se você deseja melhorar a saúde financeira de seu negócio. 

A importância de ter um estoque organizado é inegável. Afinal, uma boa porcentagem do capital de uma empresa está atrelada a esse setor. Sendo assim, desconsiderar esse fato pode gerar prejuízos graves.

Só para você ter uma ideia, um dos erros cometidos em um controle de estoque mais comuns é que muitas empresas realizam essa administração de forma manual, uma prática que dá margem a muitos erros. 

De acordo com pesquisa recente, os erros decorrentes de falhas manuais é elevado.  De 25 planilhas de excel analisadas neste estudo, foram encontrados mais de 100 erros. 

É certo que 40% deles pouco afetaram o fluxo de caixa das empresas, mas alguns , em compensação, representaram prejuízos superiores a 4 milhões de dólares.

Para saber mais sobre o tema, entender a importância de um estoque organizado e saber como resolver problemas de furo de estoque, basta ler este post até o fim!

Qual a importância de um estoque organizado? 

Manter um estoque organizado é fundamental para cumprir prazos de entrega de seus clientes e, logo, conquistar a confiança deles. Além disso, um estoque bem administrado faz as mercadorias mais importantes girarem e evita que muitas delas expirem.

Com um estoque organizado, é possível ter também uma previsão em termos de vendas e também otimiza a negociação com os fornecedores. 

Além disso, esse fator possibilita que a sua empresa saiba, de forma exata, quais produtos estão em falta e quais estão em excesso, uma prática crucial para evitar gastos desnecessários. 

Outras razões que explicam a importância de um estoque organizado são:

  • diminui as perdas por roubo;
  • otimiza o espaço físico de armazenagem;
  • promove a identificação de maior ou menor demanda sobre seus produtos, o que permite que você conheça melhor a aceitação de suas mercadorias no mercado.

Para saber mais sobre o assunto, não deixe de assistir ao vídeo abaixo: 

 

Quais são os principais erros cometidos em um controle de estoque?

Saiba, agora, quais são os principais erros cometidos em um controle de estoque para identificar se a sua empresa está os praticando, e assim, conhecer dicas para quebrar esse ciclo.

  1. não saber a quantidade certa de produtos armazenados;
  2. desconhecer se há excesso ou falta de mercadorias;
  3. não monitorar a entrada e saída de produtos;
  4. não ter uma equipe responsável pelo estoque;
  5. desconhecer técnicas que façam as mercadorias girarem nas épocas certas;
  6. controlar tudo manualmente;
  7. não saber o seu estoque mínimo, um fator que pode afetar a sua margem de vendas.

A tabela abaixo mostra isso. Nela, a sigla IVD representa o valor de excesso de estoque diário e TVD retrata o valor do risco de perda de vendas diárias. 

importância de um estoque organizado

Crédito: Neogrid 

Dicas para acabar com os erros cometidos no controle de estoque

Conheça, agora, algumas dicas valiosas para diminuir e, até mesmo, acabar com os erros cometidos em um controle de estoque.

1. Resolva problemas de furo de estoque

Uma das principais dúvidas entre os empreendedores é saber como resolver problemas de furo de estoque. Para solucionar essa questão, seguem algumas diretrizes:

  • trabalhe com estoque reduzido: uma prática que permite que você conheça a quantidade exata das mercadorias armazenadas e que valoriza o planejamento;
  • registre todas as entradas e saídas;
  • mantenha um padrão para contar e controlar o estoque;
  • tenha um espaço físico de bom tamanho e com boa ventilação: uma ação essencial para que os produtos não estraguem e que sejam bem acomodados. 

2. Crie um inventário 

Para que um estoque fique bem organizado, é primordial criar um inventário. Por meio dele, você pode definir todos os produtos armazenados, os tipos, as quantidades e a periodicidade. 

Logo, essa prática permite que você identifique o fluxo de entrada e saída de itens de seu e-commerce, assim como possibilita que você compreenda as demandas e a sazonalidade de suas mercadorias. 

Nesse quadro, é importante ressaltar que, além de ser atualizado constantemente, um inventário precisa ser fiscalizado de modo rigoroso. 

3. Abrace a tecnologia 

Como dito acima, um dos principais erros cometidos em um controle de estoque e que mais causam prejuízos são as falhas manuais. Desse modo, é essencial contar com ferramentas que organizem todo o fluxo de informações, como tipos e aspectos dos produtos, valores, fornecedores, custos e demandas. 

Nesse sentido, contar com um bom software de gestão, como o ERP, faz toda a diferença. Isso porque esse sistema agiliza os processos de modo automatizado e eficiente. Os benefícios desse recurso são bem significativos. Afinal, ele:

  • cadastra mercadorias, fornecedores e clientes de forma completa;
  • emite alertar sobre a situação do estoque;
  • apresenta o status de desempenho de vendas de cada produto;
  • diminui os erros. 

4. Treine seu time

De nada adiantará ter um sistema de gestão robusto se os seus funcionários não estiverem alinhados com ele e não souberem o que fazer com os dados. 

Sendo assim, é essencial realizar um bom treinamento com seus colaboradores. O objetivo é que eles consigam entender as informações e, assim, possam determinar estratégias e planejamentos que impulsionem os resultados de sua empresa. 

5. Conte com um bom sistema de pagamentos

Ao contar com uma boa ferramenta de pagamentos, você valoriza a gestão financeira de seu negócio. Isso porque, por meio dela, é possível quantificar as mercadorias de seu e-commerce e, assim, cumprir os prazos de entrega. 

O controle oferecido por uma plataforma de pagamento permite que você faça uma previsão de vendas para os meses seguintes, já que esse recurso produz relatórios sobre os períodos anteriores embasados nas vendas de cada item. Logo, possibilita que o seu negócio estabeleça metas reais e tangíveis. 

Uma plataforma de pagamentos elimina os erros manuais cometidos nas horas das cobranças e ajuda a diminuir casos de inadimplência, já que emite alertas sobre os status de pagamentos de seus clientes. 

Sabe quem oferece tudo isso e muito mais? A iugu, uma empresa referência em pagamentos digitais, que apresenta um índice de satisfação de quase 100% entre seus clientes e que oferece o melhor custo-benefício do mercado.

Quer saber mais, sendo orientado por um dos experts da iugu de modo totalmente descompromissado?

Crédito da foto de capa: Web Pic

Posts relacionados