Como escolher um bom intermediador de pagamento online?

Escrito em 02 de Fevereiro de 2019 por Renato Ribeiro

Atualizado em 28 de Setembro de 2023

O ano começou com expectativas e especulações sobre os rumos da economia para a maioria de empresas. Para criar um diferencial competitivo, será preciso buscar alternativas e serviços favoráveis ao crescimento e à produtividade.

Como anda o planejamento para impulsionar o seu negócio virtual? Já pensou em contar com a parceria de um intermediador de pagamento online e assim oferecer maior comodidade e segurança de compras aos clientes?

Neste post trazemos o conceito do serviço e as vantagens que ele oferece, além das principais funções para auxiliar sua decisão na hora de escolher um bom intermediador, que entenda as necessidades tanto da empresa quanto dos consumidores. Boa leitura!

O que é um intermediador de pagamento online?

O nome sugestivo é atribuído a um tipo de serviço de automação criado para oferecer o controle mais efetivo das transações de vendas online, com conexão integrada entre a sua loja, o consumidor e as instituições financeiras.

O intermediador de pagamento se responsabiliza pela negociação com as operadoras de cartão de crédito e os bancos, garantindo as melhores tarifas e condições de pagamento ampliadas para atender às necessidades do consumidor.

Quais são as vantagens do serviço?

A inovação tecnológica abriu um novo capítulo na história de relação entre o fornecedor e o cliente, pois o comportamento de compra mudou e há uma preferência generalizada em efetivar as aquisições sem sair de casa.

Ao contratar um intermediador de pagamento online, sua empresa poderá adquirir um pacote robusto de serviços especializados em pagamento online, personalizar e parametrizar o ambiente, e, assim, oferecer uma experiência de compras agradável ao consumidor.

As vantagens podem ser percebidas conforme você for elencando as necessidades do seu negócio, surpreendendo-se com a variedade de serviços e a capacidade de agregar valor a tudo que você disponibilizar em sua loja virtual.

Conheça algumas vantagens que você e o seu negócio virtual terão ao contratar um intermediador de pagamento!

  • solução antifraude — a proposta de serviços contempla a verificação de ações suspeitas que caracterizem fraude;
  • integração do sistema via API — o processo de vendas será acompanhado mais facilmente por todos os setores envolvidos;
  • cálculo automático de juros e multas — em casos de atraso ou inadimplência;
  • cobrança via e-mail — envios programados de mensagens;
  • formas variadas de pagamento — cartão de crédito, boleto, transferência;
  • absorção do risco das transações — em caso de inadimplência, o intermediador assume todo o risco pela cobrança e recebimento;
  • redução dos custos — poder de negociação de tarifas com instituições financeiras e operadoras de cartão;
  • aumento na taxa de conversão — sistema que inspira confiança no consumidor para visitar cada vez mais a sua loja virtual;
  • variação positiva do ticket médio — satisfeito, o consumidor tenderá a se tornar um cliente assíduo, aumentando o volume de compras;
  • checkout transparente — processo de pagamento prático, rápido e seguro para que em poucos cliques a venda seja concluída.

[rock-convert-cta id="2735"]

O que considerar na hora de contratar um intermediador de pagamento online?

Certifique-se de que o intermediador está apto a absorver o volume de vendas da sua empresa e, sobretudo, a meta estabelecida em médio e longo prazo, inclusive com suporte especializado. Nesse sentido, adote critérios que auxiliem na escolha do fornecedor. Confira alguns importantes!

A eficiência da página de checkout

Um serviço de checkout eficiente evita que o cliente abandone o carrinho no meio das compras por julgar o processo moroso e burocrático. Facilitar e agilizar o pagamento estabelece uma relação de confiança e fidelização.

Um cliente satisfeito retornará mais vezes à sua loja se tiver garantia do sucesso durante o processo de pagamento de suas compras. Além de produtos ou serviços de qualidade, o consumidor na atualidade precisa se sentir confortável para informar dados pessoais em um ambiente virtual.

Os valores das taxas praticadas pelo intermediador

Os valores cobrados por um intermediador de pagamento online precisam estar de acordo com as práticas do mercado e com os serviços ofertados. Basicamente, o intermediador propõe um suporte para toda a sua gestão financeira, eliminando a perda de tempo com identificações manuais e o risco de falhas.

A análise do potencial de compras e idoneidade do cliente fica por conta do intermediador, que assume todos os riscos pela possível falta de pagamento do cliente. Por isso, as taxas cobradas devem ser condizentes com o nível e qualidade do serviço prestado.

Tenha em mente que sua primeira fonte de análise será a de custo-benefício, pois o intermediador cobra para que você não corra nenhum risco ou sofra impactos pelo prejuízo que a inadimplência produz.

A comodidade oferecida pela contratada

Ao contar com um serviço de gestão de pagamentos online, você perceberá um ganho substancial de eficiência no resultado de vendas, pois as equipes estarão com a atenção voltada para o cliente, sem perder tempo com processos rotineiros e burocráticos.

Aquele período longo de negociação com as operadoras de cartão e instituições financeiras deixará de ser uma preocupação da sua empresa. A proposta com tarifas, taxas e condições de serviços chegará às suas mãos já delineada e personalizada para atender às necessidades do seu negócio e facilitar a tomada de decisão.

O grau de segurança do intermediador

O pagamento online ainda é visto com desconfiança pelo consumidor quando são solicitadas informações confidenciais, como número do cartão de crédito, documentos e endereço para entrega.

A segurança de compra em um universo online é um capítulo à parte e exige que a loja virtual ofereça uma navegação segura em seu ambiente, fazendo com que o consumidor sinta que está diante de uma empresa idônea que não quer gerar transtornos futuros para seus clientes.

A plataforma desenvolvida por um intermediador de pagamento online deve ser flexível e adequada à realidade da sua empresa. Para cada modelo de negócio (e-commerce, marketplace, pontuais ou de recorrência) haverá um formato de serviços prestados para garantir melhor gestão e controle do fluxo de caixa.

É preciso observar bem as características e a expertise do intermediador e o que diz o seu time de especialistas em relação às tendências do mercado e melhores práticas para pagamento online visando a produtividade e o lucro.

A iugu, empresa especialização em soluções integradas para negócios online desenvolve e disponibiliza uma plataforma inteligente e personalizada, de acordo com as demandas e particularidades da sua empresa, colaborando para um desenvolvimento equilibrado e facilitado dos processos e ganhos progressivos.

Assim, aderir a um sistema de automação pode atribuir à sua marca uma melhor impressão, pautada na eficiência e confiabilidade, e garantir maior visibilidade ao negócio.

Agora que você já sabe o que é um intermediador de pagamento online e conhece os aspectos mais relevantes para fazer uma boa escolha, entre em contato conosco para conhecer melhor nossos serviços. Ficaremos contentes em ajudar você e sua equipe!

Posts relacionados