descrição de produto para e-commerce

Saiba como fazer descrição de produto para e-commerce realmente relevante

Uma boa descrição de produto para e-commerce pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio. Afinal, é por esse texto que o cliente vai entender as características do item e se a compra atenderá às suas necessidades.

Talvez seja um pouco difícil entender como fazer uma boa descrição e o que essa apresentação deve, obrigatoriamente, conter. Neste post, vamos mostrar como fazer um material impecável. Quer aprender? Então, leia até o final!

Por que a descrição de produto para e-commerce é tão importante?

Imagine a seguinte situação: você quer a camisa do seu time de futebol, e resolveu dar uma procurada em diversos sites para comparar os preços e comprar um item de qualidade. Uma loja tem um preço ótimo e entrega rápida. Mas, ao clicar no produto, você tem apenas a foto e um título.

Não encontra mais nada. Não sabe qual o tamanho, se é uma peça original, de qual material é feita, ou seja, nenhuma informação relevante. Sentiu segurança para comprar? Pode ter certeza de que, se o cliente encontrar a mesma situação no seu e-commerce, ele também não ficará muito à vontade para fechar a compra.

Esse exemplo simples retrata muito bem por que investir em uma boa descrição é tão importante. Sem os dados principais, dificilmente sua loja virtual conseguirá vender bem, pois simplesmente o consumidor não sabe como é a peça.

Outro detalhe importante é o uso de ferramentas de busca na web. Vamos voltar ao exemplo da camisa?

Se você digitar “camisa do Flamengo”, provavelmente, encontrará algumas opções com o termo relacionado. Se o seu produto estiver como “camisas de futebol”, dificilmente o torcedor do Flamengo vai chegar na sua oferta, mesmo que você tenha um ótimo uniforme do time para oferecer.

Boas descrições despertam o desejo de compra, ajudam a aumentar o tráfego da sua loja, passam mais confiança e ajudam a esclarecer dúvidas sobre o produto.

Como fazer a descrição perfeita?

Destacamos, aqui, alguns pontos principais para que os produtos da sua loja tenham uma descrição que diminua as dúvidas do cliente. A ideia é instigar a pessoa a comprar, além de ajudar na localização por sites de busca.

Título

O título é o primeiro ponto de uma boa descrição. Você pode ter escolhido nomes fofos ou de impacto para o produto, mas dificilmente ele será localizado por essa nomenclatura, a não ser que seu e-commerce já seja muito conhecido e o nome tenha se tornado uma referência (um exemplo disso é o Big Mac, conhecido pelos consumidores de fast-food).

Esse título não pode ser genérico ou longo demais, mas deve trazer as informações importantes do item. Vamos colocar de forma prática?

Pense em uma jaqueta produzida em couro marrom com aplicações em metal dourado. Colocar o título apenas como jaqueta marrom, dificilmente, vai atrair o consumidor. Já informar todos os detalhes, como descrevemos acima, tornaria o título longo demais. Uma boa solução é: “jaqueta em couro marrom com dourado”.

Palavra-chave

Como usuários de internet, estamos acostumados a usar palavras-chaves para fazer pesquisas em sites de buscas ou lojas. Você deve aplicar esse mesmo conceito no seu e-commerce, imaginando como o cliente procuraria uma peça.

guia definitivo do marketplacePowered by Rock Convert
guia comleto de nota fiscalPowered by Rock Convert
banner como aumentar as vendasPowered by Rock Convert

Escolha uma keyword relevante, e desenvolva a descrição de maneira fluída e convidativa, sem repetir a palavra principal demais ao longo do texto. Para ajudar a escolher o termo ideal, recomendamos sites como o Google Keyword Planner, o SEMrush e o Ubersuggest.

Material

Exponha com detalhes o material usado para a confecção do produto e suas características. Indique se a peça é feita de matéria-prima natural ou sintética, se tem costuras reforçadas, se conta com algum componente que possa causar alergias, se pode ser integrada a outros dispositivos etc.

Pense em tudo o que o cliente considera na hora de utilizar o que você está vendendo e inclua essas informações na descrição, de maneira bem clara.

Medidas

As dimensões do produto devem estar bem claras na descrição para evitar problemas com o consumidor. Pense que ele encontra uma cadeira linda para venda e, ao receber o item, constata que é um móvel infantil. Certamente, ele ficará bem frustrado, não é mesmo?

Para roupas, não basta indicar tamanhos P, M ou G. As peças devem ter as medidas de comprimento, largura, circunferência de busto, entre outras informações. Esses dados são essenciais para diminuir a incidência de erros.

Use termos sensoriais

Uma das desvantagens da venda pela internet é a impossibilidade de provar ou sentir o produto. Esse obstáculo pode ser vencido com o uso de palavras que provoquem sensações nas pessoas que estão lendo a descrição.

Por exemplo: “esse shampoo tem aspecto leitoso e um agradável aroma de frutas silvestres, com ingredientes ativos que trarão maciez e leveza aos seus cabelos”. Percebe como essa descrição chama a atenção e a pessoa pode imaginar o efeito que o produto provoca?

Use a voz da marca

Sua loja tem um público jovem? Tenha certeza de que uma descrição sisuda ou muito séria não vai funcionar muito bem.

Adeque a descrição ao tom de voz adotado pela sua marca, buscando uma proximidade muito maior com o consumidor. Busque, também, apresentar um enredo que provoque o interesse do leitor, mostrando como o produto se encaixaria na sua rotina e resolveria seus problemas.

Foque o cliente

Pense em como será a experiência do cliente ao ler a descrição do produto. O texto está claro, objetivo e com todas as informações de que ele precisa? Respeita o tempo do consumidor — afinal, ele não quer perder horas pesquisando? O produto mostra como deve ser usado e como resolve as dificuldades do usuário?

Além de informar tudo o que é importante sobre o item, a descrição deve ser fácil e gostosa de ler, pensada sempre em como as pessoas receberão aquele conteúdo.

Ficou claro como fazer a descrição de produto para e-commerce? Lembre-se de que a Internet é um espaço enorme para divulgação e negócios, mas que também carrega uma grande concorrência. Investir em descrições feitas com cuidado e um pouco de criatividade pode fazer toda a diferença entre a sua oferta e a de outra loja.

Aproveite para conferir este artigo que preparamos sobre psicologia de consumo e entenda um pouco melhor como atingir seus clientes!

banner ebook split de pagamentoPowered by Rock Convert
webinar black fridayPowered by Rock Convert

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.