Blog iugu

Custo de Aquisição de Clientes (CAC): o que é e como calcular

Written by Renato Ribeiro | 13/10/2016 03:00:00

A sigla CAC significa Custo de Aquisição de Clientes e é uma métrica que mede quanto uma empresa gasta para atrair novos consumidores. Saber reduzir esse indicador é a chave para um negócio de sucesso.

Você sabe quanto um cliente custa para sua empresa? Dentre as métricas que uma empresa sempre deve ter em seu radar, saber o que é CAC (Custo de Aquisição de Clientes, da sigla em inglês) é uma das mais importantes. Ela mede quanto uma empresa gasta para atrair novos consumidores.

O custo de aquisição de cliente está relacionado com vendas e marketing. Conseguir a redução do CAC é um dos principais objetivos da maioria das empresas que quer manter um negócio lucrativo e sustentável.

Porém, antes de saber como reduzir o CAC, é preciso entender melhor o conceito desse indicador, sua importância para a empresa, como calculá-lo e interpretar se está adequado ou não. Basta continuar a leitura que vamos te explicar, vamos lá?

O que é CAC (Custo de Aquisição de Clientes)? 

A sigla CAC significa Custo de Aquisição de Cliente. Essa métrica mede quanto uma empresa gasta para atrair novos consumidores e é fundamental para entender a eficiência de investimentos em marketing e vendas.

Ele determina se o valor de vida útil desse cliente vale a pena, qual será o lucro gerado e quais canais de aquisição desse cliente são viáveis.

Qual a importância do CAC?

Entender o Custo de Aquisição de Clientes é muito importante na hora de avaliar a saúde financeira de um negócio. Isso porque ele mostra se os investimentos em marketing e vendas estão sendo bem aplicados.

Com essa métrica, então, é possível identificar estratégias que geram clientes de forma eficiente e sustentável. Isso ajuda a planejar ações que otimizem custos e aumentem a lucratividade, ou seja, é fundamental para a tomada de decisões estratégicas. 

Como calcular o CAC?

O cálculo do CAC é simples. Basta dividir os custos de marketing e vendas pelo número de clientes (negócios fechados) adquiridos no mesmo período. Ou seja, quanto mais baixo ele for, melhor.

A fórmula é: 

CAC = Investimentos para aquisição dos clientes/ Número de clientes

Exemplo: Se uma empresa gastou R$ 10 mil para atrair 50 clientes, o CAC será R$ 200 por cliente. Esse valor ajuda a entender se os gastos estão alinhados ao retorno esperado e à sustentabilidade do negócio.

6 principais fatores que influenciam o Custo de Aquisição de Clientes

Os fatores que influenciam o CAC podem ser divididos em várias categorias. Abaixo estão os 6 principais:

1. Canais de aquisição utilizados

Campanhas de marketing digital, anúncios pagos, SEO, e estratégias orgânicas têm custos diferentes.

Por exemplo, anúncios no Google podem gerar resultados rápidos, mas com maior custo inicial, enquanto SEO pode levar mais tempo, mas tem menor custo por cliente ao longo do tempo.

2. Qualidade dos leads

Leads qualificados tendem a converter mais rapidamente, reduzindo o esforço e os custos da equipe de vendas. Estratégias que atraem leads fora do perfil ideal podem elevar o CAC.

3. Eficiência das equipes de marketing e vendas

Times bem treinados e integrados conseguem captar e converter clientes com menos esforço, diminuindo o CAC.

4. Concorrência no setor

Mercados muito competitivos exigem maiores investimentos para se destacar, o que pode aumentar o custo de aquisição.

5. Automação e tecnologia

Ferramentas como CRM, automação de marketing e análise de dados ajudam a otimizar processos e reduzir custos.

6. Tempo de ciclo de vendas

Processos mais longos e complexos exigem mais interações e, consequentemente, maior investimento.

Como reduzir o CAC?

Existem duas maneiras diretas de redução do CAC de uma empresa:

  • Cortar os custos dos departamentos responsáveis pela taxa conversão de um prospect em cliente;
  • Aumentar a eficiência de sua equipe no trabalho de aquisição.

A primeira solução deve ser mais uma consequência da segunda, pois, sozinha, pode afetar seus resultados.

Esses objetivos podem ser alcançados com a implementação de um modelo de vendas mais simples, que não requer muito esforço da sua equipe para fechar negócios e permite que ela se dedique a mais oportunidades.

As vendas low-touch não são exclusivas da equipe. Neste artigo, vamos focar na operação de empresas de tecnologia que vendem software como serviço.

Para um guia completo sobre o modelo, uma boa dica é a leitura do ebook "Como construir um processo de vendas low-touch". Ele aborda sobre escalar processos, reduzir custos e gerar mais vendas com Inbound Marketing e automatização de vendas, produzido por nós, em parceria com a Resultados Digitais.

Leia também: Como o marketing personalizado pode aumentar a conversão?

Outras alternativas para reduzir o CAC da sua empresa

  • Use ferramentas como CRMs e automação de emails para otimizar o funil de vendas;
  • Identifique gargalos no processo e ajuste ações para reduzir esforços manuais;
  • Aposte em campanhas segmentadas;
  • Integração entre os times de Vendas e Marketing (metas alinhadas, trabalho colaborativo e dados de performance);
  • Fidelização de clientes (atendimento pós-venda e programas de fidelidade);
  • Analise os canais de aquisição (Priorize aqueles com melhor custo-benefício e teste novas opções).

Agora que você já sabe todos os detalhes sobre o que é CAC e viu como requer dedicação e estratégica, a principal dica é automatizar tudo, inclusive no momento da cobrança. Com isso, você vai eliminar trabalhos manuais.

A iugu é um meio de pagamento online. Somos especialistas em soluções de cobranças e recebimentos para os modelo de Marketplace, Recorrência e Cobrança Avulsa.

Além disso, nossa API é uma das mais completas e intuitivas do mercado. Por meio dela é possível ler toda a regra de negociação das empresas e automatizar as cobranças.

Quer saber mais como eliminar trabalhos manuais e por meio da automação de cobranças? Fale com um de nossos especialistas e peça uma demonstração!