controle financeiro de academia

Controle financeiro de academia: por que essa gestão é tão importante?

O controle financeiro de academia, assim como de qualquer outro tipo de negócio, representa um dos pontos mais importantes dentro da rotina empresarial. Dar atenção a essa gestão é fundamental, porque ela é uma das bases para realizar um planejamento assertivo e manter as contas equilibradas.

Nesse sentido, vale ressaltar que o mercado fitness no Brasil é bastante promissor. Só para você ter uma ideia, de acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Academias, há mais de 34.000 estúdios no Brasil sendo que, essa indústria, movimenta, hoje, mais de 2 bilhões de dólares no país.

controle financeiro de academia

Crédito: Acad Brasil

No entanto, apesar da posição de destaque conquistada pelo Brasil no mercado mundial, o país perdeu dois lugares em relação ao seu faturamento, como apontou pesquisa feita pela IHRSA

Um dos motivos para essa baixa foi a desvalorização do real frente ao dólar, outro foi o contexto da política e da economia brasileira. 

Diante desses dados, é possível concluir que o mercado está favorável, mas para ter sucesso, de fato, nesse segmento, o empreendedor fitness precisa lançar mão de práticas inteligentes

Elaborar um bom controle financeiro de academia é, certamente, uma delas!

Quer conhecer dicas efetivas sobre o tema? É só ler este texto até o fim. Boa leitura! 

Por que realizar o controle financeiro de academia é importante?

É só por meio do controle financeiro que uma academia consegue verificar se as metas planejadas estão sendo executadas na prática. 

Após feita essa análise, o gestor tem conhecimento sobre as práticas que não está gerando resultados e, assim, pode aplicar medidas que revertam esse cenário.

Esse exame detalhado é essencial na rotina de uma academia. Isso porque, por meio dele, é possível entender se o momento está propício para comprar novos aparelhos, se é preciso investir em estratégias de marketing ou se a situação exige pé no freio, redução de gastos e cortes. 

Dicas para realizar um controle financeiro de academia com sucesso

Confira, agora, algumas dicas vitais para realizar um controle financeiro com sucesso e, assim, fazer o seu negócio decolar de uma vez por todas!

1. Conheça, em detalhes, todas as operações financeiras de seu negócio

Saber, exatamente, as receitas e as despesas é uma prática crucial para o gestor que deseja criar um plano de metas assertivo. 

Nesse sentido, é preciso analisar tudo, os gastos operacionais, os custos para manter equipamentos, os salários, os impostos e os encargos trabalhistas. 

Aplicar essa estratégia é importante porque ela atuará como bússola tanto para seus investimentos como para os cortes de gastos. 

Além disso, é só com esse controle que você saberá qual valor de mensalidade poderá cobrar de seus alunos. Para tanto, é preciso também estudar a concorrência. Afinal, um valor muito elevado pode minar com suas chances de se dar bem nesse mercado. 

7 livros de gestão financeiraPowered by Rock Convert

controle financeiro de academia

Crédito: Você SA

2. Invista em ações para reter clientes

Pelo fato da concorrência ser grande, a rotatividade de clientes no mercado fitness é alta. Desse modo, é imprescindível que você invista em ações para reter e fidelizar clientes. 

Para tanto, você precisa ter algumas cartas na manga, como:

  • convidar seus alunos mais fiéis para fazer parte de um clube exclusivo;
  • oferecer descontos e pacotes, e agregar outras modalidades de treinos. 

Outra tática que pode fazer a diferença é investir em marketing de conteúdo. Uma ação desse gênero pode ser bastante eficiente para atrair um novo público para sua academia. 

Para isso, é preciso ter um site responsivo e oferecer materiais relevantes sobre o universo fitness. Logo, aos poucos, além de atrair uma nova audiência, você também criará autoridade no mercado. 

Para saber como criar bom conteúdo para o seu segmento, recomendamos que assista ao vídeo abaixo: 

3. Diversifique os seus meios de pagamentos

Enquanto uns preferem pagar com cartão de crédito outros gostam mais de boletos. Dessa forma, quanto mais você diversificar os meios de pagamentos oferecidos, mais alta será a probabilidade de agradar seus alunos. 

Essa prática melhora a experiência do cliente e agrega valor ao seu negócio. Em outras palavras, vale a pena estudar se o seu negócio apresenta a estrutura necessária para oferecer essa diversificação. 

4. Tenha a tecnologia como aliada

Contar com ferramentas que elevem a experiência do cliente e que, ao mesmo tempo, promovam a segurança em suas transações pode ser bastante benéfico para o seu negócio. 

Nesse sentido, adotar um sistema que automatize suas movimentações financeiras é uma boa pedida. 

Afinal, um recurso desse gênero evita fraudes e, por contar com recursos personalizáveis, também contribui para a diminuição da inadimplência

Além disso, por ser automatizada, essa ferramenta diminui os erros manuais, realiza cálculos de juros e multas de forma instantânea e oferece mais diversidade em opções de pagamentos. 

A boa notícia é que o mercado apresenta ótimas plataformas desse tipo, como é o caso da iugu, referência em pagamentos digitais no Brasil e que conta com soluções únicas e competentes que podem ajudá-lo muito a realizar um controle financeiro de academia eficaz. 

Ficou interessado? Então, clique aqui e converse, sem compromisso, com um dos experts da iugu! 

Crédito da foto de capa: Freepik

planilha controle de recebimentosPowered by Rock Convert

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.