Conheça técnicas de marketing para aumentar suas vendas

Escrito em 21 de Janeiro de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Marketing digital é a definição para um conjunto de técnicas e estratégias realizadas online, visando atrair novos clientes e criar bons relacionamentos. O foco é desenvolver uma identidade para uma marca ou empresa na internet.

Cerca de 73% dos consumidores acreditam que um conteúdo útil e bem escrito ajuda a formar relacionamentos leais, segundo a Econsualtancy. 

Isso mostra que uma boa estratégia de marketing digital pode mudar os resultados das vendas e captação de clientes da sua empresa.

É muito importante compreender o que integra o marketing digital, e a partir deste ponto iniciar a elaboração da sua estratégia. 

Considerando isso, preparamos este conteúdo para entender melhor os passos importantes antes de iniciar o seu planejamento. Confira! 

Conheça as características do marketing digital 

Para todos os segmentos, o marketing digital é indispensável. Seja sua empresa responsável pela locação de geradores, instalação de uma soleira de mármore ou de uma tela de proteção para sacada, as práticas para ganhar visibilidade são parecidas. 

No marketing digital, as práticas a serem utilizadas em geral são SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Para cada uma delas existe uma série de ações e recursos, e podem ser definidas da seguinte forma:

Inbound Marketing

O inbound marketing, que também é chamado de marketing de atração, é a ideia de conquistar o interesse do cliente para que ele busque pelo seu produto ou serviço.

Ou seja, produzir conteúdos educativos e interessantes para fazer com que o potencial cliente se interesse e busque o que a sua empresa estiver oferecendo.

Quando a pessoa gosta do conteúdo, se sente atraída o suficiente para permitir que a empresa se aproxime mais, criando assim um bom relacionamento de maneira sutil.

SEO

Um conjunto de técnicas que visa a otimização dos sites para os mecanismos de busca, fazendo com que o negócio seja encontrado nos principais buscadores da internet, como o Google. 

Isso é, em essência, o que significa SEO (Search Engine Optimization), e o seu principal objetivo é melhorar o rankeamento dos sites. 

Com ele, um site melhor posicionado possui maior autoridade online, além de ser encontrado por mais pessoas.

Marketing de conteúdo

Assim como o inbound marketing, o marketing de conteúdo também tem como foco a criação de conteúdos, no entanto, o objetivo dele é engajar o público e fazer com que a sua rede de potenciais clientes cresça.

O marketing de conteúdo atua fornecendo conteúdos relevantes, valiosos e atrativos, de modo que agregue valor e passe uma imagem positiva da sua marca. Inclusive, é por meio do marketing de conteúdo que a captação de leads é feita!

Saiba como planejar sua estratégia de marketing digital

Para iniciar a sua estratégia é importante pensar no seguinte: todo bom planejamento começa com informações, e essas informações vêm de pesquisas. Com as pesquisas feitas é possível traçar o seu objetivo se baseando nas demandas do mercado.

Após coletar dados, deve-se elaborar um plano de ação. Com ele, você pode definir os canais de divulgação mais apropriados para a sua estratégia, dar as orientações para a criação de conteúdo e entender qual o direcionamento da otimização por SEO que será feita no site.

É importante se atentar aos mais variados canais de divulgação, pois cada um deles tem uma linguagem específica e um público diferenciado. Entre os canais, estão os sites, blogs, redes sociais e e-mails.

Com isso estabelecido, é hora de fazer o cronograma. Assim, será possível decidir o fluxo de informações, como a quantidade de postagens e quais os dias das publicações. Esse cronograma pode ser feito por meio de planilhas ou documentos no computador.

Por fim, resta fazer o monitoramento. Essa etapa é colocada em prática após a implementação de todos os passos acima ser feita, e é baseada em controlar e monitorar os resultados.

Planeje bem sua estratégia

Como vimos ao longo deste conteúdo, para uma boa estratégia de marketing digital é importante entender os elementos que estão integrados a ela. 

Para colocar sua estratégia em prática, existem algumas fases a serem cumpridas, e são elas: as pesquisas, a elaboração do plano de ação, entender as comunicações nos diferentes canais de divulgação, a criação de um cronograma e o monitoramento das ações.

Com a internet cada vez mais presente na vida das pessoas, o marketing digital tem se mostrado um grande aliado para um empreendimento de sucesso. 

Partindo de um bom planejamento, uma boa estratégia de marketing digital se mostra bastante eficiente e faz o seu negócio crescer bastante com o passar do tempo.

Posts relacionados