Com o crescimento do e-commerce, os comparadores de preço se tornaram ferramentas fundamentais para negócios e consumidores. Dentre eles, o Google Shopping é um dos que mais se destaca pela praticidade e organização.
Criada em 2011, a funcionalidade melhorou ainda mais a experiência de compra dos usuários, que podem visualizar informações como preço, frete e diferentes categorias na própria busca do Google.
E essa facilidade representa uma excelente oportunidade para negócios dos mais variados tipos. Afinal, é ao Google que os consumidores recorrem quando querem adquirir um produto ou serviço.
Por isso, preparamos um conteúdo completo para te ajudar a entender como anunciar no Google Shopping e as vantagens dessa funcionalidade.
Vamos lá?
O Google Shopping é a vitrine virtual do Google. Integrada à pesquisa do Google, ele exibe produtos de diferentes e-commerces de acordo com a pesquisa do usuário, servindo como um comparador de preços.
Então, quando um consumidor pesquisa por “liquidificador”, o Google Shopping irá retornar com anúncios de diversos modelos do aparelho vendidos por diferentes lojas.
Além de aparecerem na página principal de pesquisa, os produtos também aparecem na aba “Shopping”, que fica ao lado das Notícias, Imagens e Maps.
Os anúncios também são divididos em duas categorias:
Antes de falarmos sobre as dicas de utilização, é preciso entender como funciona o Google Shopping. Assim, será possível tirar o melhor proveito da ferramenta.
De forma resumida, ele funciona da seguinte maneira:
Entretanto, é importante lembrar que os anúncios patrocinados sempre aparecem em destaque, tanto na aba principal, quanto na aba Shopping.
Como mencionamos logo acima, é possível fazer anúncios no Google Shopping de forma totalmente gratuita.
Contudo, eles sempre aparecerão depois dos anúncios do Shopping (pagos). Por isso, investir no Google Ads – plataforma de anúncios do Google –, pode ser uma alternativa interessante para aumentar as chances dos seus anúncios serem acessados pelos usuários.
A partir desse investimento, você tem mais chances de ver seus produtos no topo dos resultados de pesquisas do Google e Google Shopping.
No entanto, saber quanto custa anunciar no Google Shopping dependerá das configurações do negócio, já que é possível definir o limite mensal a ser gasto com publicidade paga.
O estudo State of Search Brasil, realizado pela HedgeHog Digital, revelou que o Google e outros buscadores são o primeiro passo na jornada de compra dos consumidores, mesmo para as que são realizadas de forma física.
A pesquisa também mostrou que o Google Shopping é a ferramenta mais utilizada pelos usuários (40%), ultrapassando até mesmo a Todas (39%) e Imagens (32%).
Diante desses dados, não é difícil entender a importância do Google Shopping para as vendas, certo?
Além de mais tráfego com as pesquisas, o seu negócio também pode se beneficiar das seguintes formas:
Ao anunciar no Google Shopping, o seu negócio pode aparecer nos destaques da busca, o que favorece o reconhecimento da marca, a audiência e, consequentemente, o número de vendas.
A experiência do usuário é um fator decisivo na jornada de compra, e pode fazê-lo tanto se apaixonar, quanto fugir do seu site.
No Google Shopping, os consumidores têm acesso a todas as informações, não precisam abrir e fechar abas incessantemente atrás de dados e podem efetuar as compras de forma muito mais ágil.
Quando um usuário pesquisa pelo preço de um produto no Google, é porque ele já está em um estágio de funil avançado, e precisa de poucos incentivos para concluir a compra.
Por isso, anunciar no Google Shopping facilita ainda mais esse processo, já que o consumidor tem acesso a todas as informações necessárias para efetuar a transação, como preço, imagens, avaliações de clientes e condições de frete.
Você está convencido de todas as vantagens do Google Shopping, mas ainda não sabe por onde começar?
Não se preocupe. A seguir, elencamos um passo a passo para te ajudar a saber como anunciar no Google Shopping.
Antes de vender pelo Google Shopping, será preciso criar uma conta no Google Merchant Center. Lá, você preencherá todas as informações do seu negócio, como nome, endereço, site e verificações necessárias para garantir que você é o dono do negócio.
Com a conta criada, basta fazer o login, clicar no Menu, ir em “Crescimento” e “Gerenciar Programas”.
Em seguida, clique no bloco de Listagens de produto gratuitas e aperte Continuar.
Depois, vá para a tela Exibir produtos no Google gratuitamente e aperte Continuar no canto direito.
Com isso feito, você poderá adicionar produtos. Nesse passo, é possível realizar a integração com a sua plataforma de e-commerce para que os dados sejam importados de forma automática.
Caso não seja possível, será preciso utilizar um rastreamento de sites ou algum programa para extrair os dados dos seus produtos.
Pronto! Você já pode clicar em aceitar os termos e condições do Google e aguardar a aprovação.
Neste post, vimos o que é Google Shopping e como essa funcionalidade pode ajudar o seu negócio a aparecer nas buscas de milhares de usuários.
Mas para se destacar entre os anúncios, vender mais e ainda fidelizar os clientes, é preciso estar preparado e contar com ferramentas que otimizem a gestão completa do negócio.
Então, que tal conhecer 39 ferramentas de Gestão, Marketing e Vendas e impulsionar as vendas da sua empresa? Baixe gratuitamente e impulsione seus lucros.