como fazer controle financeiro de uma empresa

Como fazer controle financeiro de uma empresa: dicas fundamentais para seu negócio

Saber como fazer controle financeiro de uma empresa é uma atitude essencial para todo negócio que deseja se manter em um mercado tão competitivo e desafiador. Afinal, segundo dados do IBGE, 60% das companhias fecham suas portas dentro de um período de cinco anos. 

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, os principais motivos para isso são a falta de planejamento, o desconhecimento sobre as empresas concorrentes, a falta de inovação e, é claro, uma gestão financeira falha. 

Para não fazer parte desse cenário e conseguir ter sucesso em seu empreendimento, é crucial que você, gestor, tome atitudes assertivas. Uma delas é saber como fazer controle financeiro de uma empresa. Continue lendo e descubra dicas importantes sobre o assunto! 

Como fazer controle financeiro de uma empresa: entenda a importância desse processo

A verdade é uma só: não saber fazer controle financeiro de uma empresa pode ser sinônimo de fracasso. Ou seja, por mais que haja boa vontade e investimento, o gestor que não consegue equilibrar suas contas, suas receitas e despesas, possivelmente, fechará as portas de seu negócio em breve. 

Para não vivenciar essa triste realidade, é essencial ter um orçamento que esteja alinhado com as demandas da companhia, conseguir antecipar problemas, e logo, propor soluções, e ter timing para mitigar erros e contornar situações. 

Além disso, é crucial adotar estratégias voltadas ao bom funcionamento da organização e que contribuam, de forma prática e objetiva, com as tomadas de decisões

Siga com sua leitura e descubra que estratégias são essas e saiba, de uma vez por todas, como fazer controle financeiro de uma empresa. 

Como fazer controle financeiro de uma empresa: top 4 dicas 

Confira as dicas e saiba como fazer o controle financeiro de sua empresa.

1.Gerencie o seu fluxo de caixa

Para manter o seu fluxo de caixa em dia, algumas práticas são essenciais, como: 

  • liste e categorize todas as movimentações financeiras;
  • faça um diário das movimentações e o acompanhe diariamente;
  • analise os números;
  • guarde uma reserva para não ser pego de surpresa e cobrir eventuais problemas do caixa;
  • projete os gastos futuros.

2. Faça o orçamento anual de sua empresa

Ao elaborar um orçamento anual, é possível planejar tudo o que será feito no decorrer do ano, uma ação determinante que ajuda na organização e definição dos processos financeiros de seu negócio. Para isso, é preciso que você:

  • faça um diagnóstico preciso de seu negócio, como a média de vendas, os gastos constantes, o lucro e os tributos pagos;
  • elenque todos os custos fixos e variáveis da sua empresa;
  • projete as metas de seu negócio (de maneira fundamentada e realista);
  • acompanhe os resultados. 

3. Minimize a inadimplência

Controlar a inadimplência não é um processo fácil, mas essencial para manter as contas em dia. Para isso, é preciso que você:

  • adote um bom sistema de pagamentos digitais que automatize o processo;
  • estruture todo o processo de pagamento;
  • aplique uma régua de cobrança;
  • esteja aberto a negociar com seus clientes; 
  • ofereça descontos ou condições especiais para os clientes que pagam em dia. 

como fazer controle financeiro de uma empresa

Crédito: Freepik 

ebook como montar uma empresa de sucessoPowered by Rock Convert

4. Controle o seu estoque 

Administrar o estoque de forma eficiente é uma prática essencial para quem quer saber como fazer o controle financeiro de uma empresa. Isso porque a falta de conhecimento dos produtos que saem e entram contribui muito para o desperdício de recursos. 

Para fazer uma gestão de estoque bem-sucedida, é preciso que você:

  • efetue um inventário;
  • treine seus colaboradores;
  • equilibre a quantidade de produtos armazenados;
  • tenha um bom lugar físico para guardar os itens;
  • determine uma margem de danos;
  • faça as mercadorias paradas girarem;
  • calcule todos os custos relacionados ao armazenamento. 

Como fazer controle financeiro de uma empresa: 2 dicas extras

Conheça mais duas dicas para saber como fazer um controle financeiro de uma empresa com sucesso. 

1.Potencialize suas vendas

Adotar estratégias simples pode melhorar a experiencia de seus clientes, o que, como consequência, pode potencializar suas vendas. São elas:

  • cross selling: essa medida incentiva os seus clientes a comprarem produtos ou serviços complementares aos que eles já possuem. Para aplicar essa técnica de modo eficiente, é preciso analisar o comportamento de compra de seus consumidores para , assim, propor produtos que façam a cabeça deles. 
  • up selling: essa estratégia encoraja os seus clientes a adquirirem um produto ou serviço superior ao que eles já possuem. Nesse caso, para estimulá-lo, você pode oferecer um parcelamento diferenciado ou um desconto especial. 

como fazer controle financeiro de uma empresa

Crédito: Freepik 

2. Contrate uma plataforma que automatize os seus processos financeiros

Ao contratar uma plataforma que automatize os seus processos financeiros, é possível padronizar todas as atividades operacionais, de contas pagas e a receber, produzir relatórios e identificar falhas e gargalos. 

Contando com essa tecnologia, toda a sua gestão financeira fica mais transparente, segura e, logo, melhorada. Por meio desse sistema, todas as tarefas ganham agilidade, como:

Além disso, uma plataforma desse gênero é capaz de identificar dados de vendas, informações sobre clientes inadimplentes, assim como promove o seu fluxo de caixa e padroniza questões do estoque, entre várias outras funcionalidades. 

Consegue perceber as maravilhas que esse recurso pode fazer para a sua gestão financeira e para o seu negócio como um todo? Então, abrace essa ideia

Para isso, você pode contar com a Iugu, empresa referência no setor de pagamentos online. Com um índice de satisfação de quase 100% entre seus clientes, a Iugu apresenta a melhor infraestrutura financeira de pagamentos do mercado e também o melhor custo-benefício! 

Quer saber mais, então entre em contato com um de nossos especialistas. Ele conversará com você, entenderá o seu negócio e, dessa forma, irá propor as melhores alternativas para alavancar o crescimento de sua empresa. Tudo isso sem compromisso, é claro. 

Crédito da foto de capa: Pixabay 

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.