Como estruturar uma startup? Tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

Escrito em 20 de Abril de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 28 de Setembro de 2023

Saber como estruturar uma startup é uma atitude inteligente, pois revela que você está antenado. Isso porque uma empresa desse segmento conta com toda inovação e tecnologia que o mercado deseja. Com um processo de crescimento vertiginoso, não é à toa que esse setor atraia tanto a atenção de investidores no Brasil e no mundo. 

Só para você ter uma ideia da dimensão deste negócio, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a quantidade de empreendimentos desse gênero mais do que dobrou entre 2012 e 2018. 

Em 2018, o segmento de startups brasileiro conquistou sua fatia de mercado, pois algumas empresas desse setor se tornaram unicórnios. Isto é, apresentaram um valor de mercado superior a 1 bilhão de dólares.

Para entender bem como funciona uma startup, recomendamos que assista ao vídeo abaixo:

 

 

Diante desses dados, você, certamente, ficou ainda mais animado e curioso para saber como estruturar uma startup, não é mesmo? Para matar a sua curiosidade, saber como começar uma startup do zero e entender como acontece o seu processo de legalização, é só seguir com sua leitura!

Como começar uma startup do zero?

O primeiro passo antes de saber como estruturar uma startup do zero é perguntar: será que você está preparado? Apesar da determinação do empresário brasileiro em fazer o seu negócio dar certo ser bastante alta, como mostra um estudo da Expert Market, o mercado apresenta dificuldades. 

Nesse contexto, a dica é: procure conversar com alguns fundadores de startups brasileiras. Eles, certamente, contarão os desafios de suas empreitadas. No entanto, não é para desanimar! O Brasil se destaca por sua criatividade em seus negócios e por apresentar oportunidades que muitos países desenvolvidos não têm. 

Como legalizar uma startup?

O processo de legalização de uma startup segue a mesma linha do padrão de uma abertura habitual de empresas. Ou seja, para legalizar o seu negócio, você precisará produzir um contrato social que apresente o seu modelo societário, efetuar o seu registro e também estabelecer a relação de sócios e cotas.

Caso não tenha experiência, o mais recomendável é contratar um profissional de confiança que entenda todos os trâmites contábeis, assim como os relacionados a leis de abertura de uma empresa. 

estrutura de uma startup

Crédito: Olhar Digital

Como estruturar uma startup: conheça as suas etapas

A estrutura de uma startup conta com algumas etapas distintas. Confira agora quais são elas. 

1. Concepção

O primeiro passo para saber como estruturar uma startup é a concepção, que nada mais é do que a ideia que o move para iniciar esse negócio. 

É fundamental pesquisar e refletir sobre o seu objetivo. Será que você apresenta uma solução para um problema importante do mercado? Será que ela é inovadora? 

2. Validação

A validação é outro passo essencial na estrutura de uma startup. É por meio dela que você transforma a sua ideia em realidade. 

Nessa etapa, é muito importante realizar uma pesquisa com o seu público-alvo para conhecer seus desejos e necessidades. Desse modo, você descobrirá se o seu projeto tem potencial para decolar. 

3. Início

Esse é o momento de entrar no mercado. Para isso, é preciso contar com um time alinhado (por mais enxuto que ele seja) e ter uma gestão de conhecimento eficiente. 

Por meio dela, o fluxo entre seus processos, time e a empresa se torna mais ágil. É crucial contar com um produto ou serviço que atenda e supere as expectativas de seu público-alvo. 

4. Escala

Pronto, seu negócio já começou e o seu produto está sendo bem aceito no mercado. A questão agora é: e o seu modelo de negócios? É essencial ter uma cultura voltada para o crescimento para tornar o seu produto desejável e de larga escala. 

Como estruturar uma startup: fatores essenciais

Para um negócio desse segmento realmente dar certo, a estrutura de sua startup deve contar com alguns fatores essenciais.

1. Invista em marketing 

Hoje em dia, contar com propaganda boca a boca pode configurar um certo amadorismo. Desse modo, é essencial que você separe uma parte de seus recursos para investir em marketing. Só assim o seu produto e a marca de sua empresa ficarão conhecidos. 

2. Tenha um bom time de vendas

Investir em marketing é um dos passos para potencializar suas vendas. No entanto, é preciso também ter um bom time que possa divulgar o seu produto, que tenha um conhecimento profundo sobre ele e a empresa e que, é claro, saiba negociar e encantar os seus clientes. 

3. Faça uma boa gestão 

Realizar uma boa gestão de um negócio não é tarefa fácil, mas é essencial para que ele dê certo. Desse modo, é extremamente importante que você:

  • tenha uma boa relação com seu time;
  • conheça o seu público-alvo a fundo;
  • controle bem os seus processos financeiros;
  • tenha um mindset voltado para o crescimento e para a inovação;
  • não desanime diante dos primeiros desafios. 

Quer saber que pilares uma startup de sucesso apresenta? Então, assista ao TED abaixo:

4. Utilize a tecnologia como aliada

A tecnologia é uma das bases de uma startup de sucesso. Isso porque não basta só ter uma grande ideia, um excelente produto e um ótimo time se você não apresentar inovação

É essencial que sua startup conte com uma ótima estrutura tecnológica. Além disso, é bastante recomendável investir em ferramentas e em sistemas que promovam a qualidade de todos os seus processos. 

5. Apresente um diferencial

Não é segredo para ninguém que apresentar um diferencial é uma estratégia fundamental para expandir um negócio. Contar com um sistema de pagamentos eficiente pode fazer toda a diferença para a sua startup. 

Por meio de uma boa plataforma, é possível elevar a experiência de seu cliente, ao oferecer uma diversidade de opções de pagamento. Afinal, alguns consumidores preferem pagar com boleto e outros com cartão de crédito, não é mesmo?

É imprescindível contar com uma plataforma robusta, tecnológica e que automatize os pagamentos. Além de segurança, um recurso desse gênero possibilita que você tenha um planejamento mais eficaz.

Para isso, você pode contar com a iugu, que nada mais é do que a melhor plataforma de pagamentos online do Brasil. Apresentando o melhor custo-benefício do mercado, a iugu tem um índice de satisfação entre seus clientes de quase 100%. 

Neste momento, um especialista da iugu está pronto para atendê-lo e propor as melhores soluções para sua startup cresça e apareça! Para conversar com ele, basta clicar aqui! 

Crédito da foto de capa: Exame

Posts relacionados