Entenda o código de verificação do cartão (CVV)

Escrito em 13 de Dezembro de 2018 por Patrick Negri

Atualizado em 27 de Setembro de 2023

Pode parecer estranho, mas muitas pessoas desconhecem a funcionalidade do código de verificação (CVV) impresso no verso do cartão de crédito e que é utilizado na confirmação de uma compra em ambiente online.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Em lojas virtuais, a segurança é fator decisivo para um consumidor que tem diante de si uma série de ofertas e oportunidades de boas compras. Oferecer um ambiente seguro não apenas atrai a atenção do consumidor, como também resguarda a sua loja de possíveis fraudes.

Neste post você vai saber o que é o CVV, qual é a sua utilidade e como ele pode ajudar a garantir que o consumidor pague exatamente por aquilo que comprou, de um modo seguro, ágil e eficiente. Boa leitura!

O que é e como funciona o código de verificação (CVV)?

Essa é a sigla para Card Verification Value.  Em tradução popular, código de verificação do cartão ou simplesmente CVV. Esse é um recurso utilizado pelas operadoras de cartão de crédito para garantir a confidencialidade e segurança dos dados do usuário.

A composição do código é feita por três números combinados e exclusivos por cartão, baseados na criptografia — de algoritmos do serial do cartão e data de vencimento — e somente quem tem acesso aos dígitos do CVV poderá realizar uma compra sem utilizar o cartão pelo modo convencional, ou seja, por meio da máquina de crédito.

Majoritariamente, o CVV é utilizado para compras online em que será necessário o consumidor informar todos os dados do cartão e finalizar com os números do código de verificação para atestar e finalizar a compra, pois não há um equipamento específico de leitura como nas lojas físicas.

Em serviços de recorrência — como pagamento de mensalidades —, o cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais utilizados para efetuar as transações e o CVV garante a segurança das informações para não haver problemas como interrupção do serviço por falta de pagamento, por exemplo.

Para que serve o código?

Nem mesmo alguns lojistas sabem por que é solicitado e qual a sua funcionalidade. Os usuários também entendem tratar-se de uma verificação de segurança, mas desconhecem a origem nas operadoras de cartão e funcionalidade nos bastidores dos bancos e lojas virtuais.

Há um trabalho sistemático para conferir ao CVV o título de recurso de segurança efetivo e infalível. Com isso, as possibilidades de fraudes ou irregularidade nas transações, assim como ações de pessoas mal intencionadas, caem por terra quando esbarram no processo final de concretização da venda e solicitação do CVV.

Onde ele pode ser encontrado?

Em um geral, a série de três dígitos vem impressa no verso do cartão, o que é válido para bandeiras como Visa, Mastercard, Dines, entre outras. A exceção fica por conta da American Express, que traz o CVV na frente do cartão, com quatro números, diferentemente do tradicional.

Como o CVV pode garantir a segurança do cartão?

O avanço da tecnologia trouxe modernidade e, com ela, as tentativas de invasão e acesso a contas bancárias e compras indevidas por cartões de crédito. O CVV é um código criado para ser de conhecimento apenas do titular do cartão, não sendo recomendado o uso de computadores públicos ou dispositivos de terceiros.

Quando as compras são realizadas em ambiente virtual, embora seja necessário informar o CVV para finalizar o processo, não há nenhum outro campo em que ele seja solicitado novamente. Ele não fica armazenado ou aparece em documentos como recibos e notas fiscais.

Mesmo que um consumidor se torne cliente e salve as informações do cartão de crédito online para compras futuras, quando acessar novamente terá que inserir o código de verificação para validar as compras. Essa é a forma encontrada para assegurar que não haverá chances de adulteração.

Normalmente o código é disposto no verso do cartão de maneira bem discreta, sendo inclusive de difícil visualização, exatamente para não despertar a atenção e o interesse de pessoas com intenção duvidosa.

Como oferecer ainda mais segurança ao consumidor?

Se você é lojista online e deseja ofertar ao consumidor a ideia de segurança e transparência, além das informações confidenciais que o próprio cartão disponibiliza, contar com um sistema de pagamento online eficiente fará toda a diferença.

Os sites com certificação SSL — simbolizada por uma chave ou um cadeado na barra de status — indica que há segurança em todo o ambiente, proporcionando uma experiência agradável de compra ao consumidor. Com isso, ele se sentirá mais seguro para visitar a loja sem se preocupar na hora de efetuar o pagamento.

Uma empresa especializada oferece soluções altamente eficientes para o processo de compras em ambiente virtual. Os mais comuns são gateway ou intermediador de pagamento. Independentemente do tipo de negócio online que você possui — e-commerce ou marketplace — sabemos que o mercado mudou e, consequentemente, o consumidor passou a ser mais exigente e volúvel, o que faz com que ele se preocupe com questões além de preço e qualidade.

Se perceber que o site da loja apresenta instabilidade ou falta de transparência durante o checkout, o consumidor rapidamente abandonará o carrinho de compras, partindo em busca de um fornecedor com melhores condições de segurança, por mais que esteja interessado nos produtos e serviços ofertados.

Acompanhar o cliente e conhecer o seu comportamento de compras pode ajudar a perceber alguma variação em seu método que sinalize utilização indevida do cartão de crédito. Dessa forma, sua plataforma poderá criar mecanismos de defesa e avisos ao cliente, com um serviço diferenciado e inovador.

Para finalizar, é fundamental que o lojista online tenha a ciência da transformação digital e que precisa estar à frente para permanecer no mercado e ganhar vantagem competitiva sobre os demais concorrentes do segmento.

Você gostou deste post para entender melhor sobre o CVV e como ele pode oferecer mais segurança aos consumidores? Percebeu o quanto ele é essencial para transações realizadas em ambiente virtual?

Então, que tal potencializar o seu negócio com o método de pagamento cartão da iugu? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano ideal para o seu negócio.

mão de uma mulher segurando celular e pagando compras com método de pagamento cartão de crédito

Posts relacionados