Receba conteúdos e novidades da iugu

Disponibilizar ao consumidor diversificadas formas de pagamento abre vantagem competitiva no mercado e aumenta as possibilidades de rentabilidade do negócio. A cobrança registrada é uma delas e permite que as compras sejam realizadas com segurança e praticidade.

Se você está à frente de um negócio virtual, sabe que é crescente o número de pessoas adeptas à comodidade de realizar as compras por meio da internet. Por isso, quanto mais robusto for o seu pacote de facilidades, maiores as chances de fidelização.

Neste post, você vai saber como funciona esse tipo de cobrança, o processo de emissão do boleto registrado e a extinção da modalidade sem registro. Além disso, vamos mostrar quais são as vantagens de incluir o serviço na grade de opções para todos os clientes. Confira!

O que é e como funciona a cobrança registrada por meio de boleto?

A cobrança registrada é uma modalidade atrelada a uma conta corrente em instituição bancária, que detém os dados da carteira de cobrança — valor, data de vencimento, código do boleto, CNPJ, nome do beneficiário e do pagador — formalizando todo o processo junto ao Banco Central, por exemplo.

A emissão do boleto registrado é simples e segura, com um controle realizado por meio de arquivo de remessa em transmissão direta com o banco. Uma plataforma integrada e intermediadora de pagamentos online, otimiza ainda mais o procedimento garantindo a efetividade das operações.

Depois de enviada a remessa, tão logo o banco receba as informações, você terá acesso ao CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária), no site do banco, com o retorno de todos os títulos compensados. Assim, é possível proceder com a conciliação bancária, para identificar possíveis inadimplências.

Em pagamentos por recorrência, ou seja, com fornecimento periódico — de serviço ou produto —, o boleto pode ser emitido automaticamente todos os meses e enviado para o e-mail cadastrado do cliente. Uma medida estratégica de comodidade e lembrete.

Quais são as diferenças entre o boleto registrado e o sem registro?

Já explicamos que o boleto registrado é totalmente controlado pelo banco onde sua empresa tiver conta e vínculo. Isso evita, também, ações mal-intencionadas e riscos de fraude. Todas as operações de pagamento via boleto, realizadas no ambiente da sua loja virtual, poderão ser visualizadas e melhor acompanhadas pelo sistema bancário. Desde a emissão até a compensação, permitindo, inclusive, o protesto da dívida.

O mesmo não acontecia — falaremos mais abaixo sobre a sua extinção — com o boleto sem registro. Nesse formato, o boleto era emitido diretamente pela empresa fornecedora, sem qualquer garantia legal de recebimento, no caso de o cliente não efetuar o pagamento.

Em ambos os casos, o fornecimento do serviço ou envio do produto somente será liberado depois de identificada a compensação do título. Contudo, com a possibilidade de rastreamento do processo, por meio do pagamento, haverá uma real gestão e controle de saída no estoque.

O que o boleto registrado oferece de vantagem?

Nem todo consumidor possui cartão de crédito ou limite suficiente para realizar determinada compra em uma plataforma online. Também, é comum haver certo receio em informar os dados pessoais e muitos acabam desistindo por não contar com outras opções. A cobrança registrada por boleto existe para sanar esse tipo de preocupação e oferecer uma possibilidade adicional ao consumidor, igualmente segura e eficiente. As vantagens alcançam e favorecem ambas as partes.

Para o cliente

A vantagem é contar com uma opção a mais de pagamento, caso não disponha de um cartão de crédito ou não deseje comprometer o limite. O boleto registrado poderá ser pago, em qualquer rede bancária ou casa lotérica, até o vencimento.

Para a empresa

Cada cliente cadastrado no seu banco de dados será acompanhado de perto, facilitando o controle e baixa financeira dos boletos pagos. Logo em seguida, depois de processadas as conferências, será possível emitir um relatório de inadimplentes. Identificados quais são os clientes em débito, a equipe de cobrança atuará imediatamente, com intervenções estratégicas para entender os motivos do não pagamento, na tentativa de reverter a situação e garantir a permanência do cliente.

Quais são os motivos de extinção do boleto sem registro?

A Federação Nacional dos Bancos (Febraban) decidiu, em conjunto com o Banco Central, pelo fim do boleto sem registro, para garantir mais segurança aos usuários do serviço e centralizar as informações sobre os títulos nacionais, emitidos pelas milhares de empresas espalhadas no país.

Como na modalidade sem registro, o risco de ações fraudulentas era muito alto, a decisão pela extinção teve como base a premissa da identificação imediata de quem vende e quem compra, por meio dos dados informados no título. Com isso, desde o fim de 2018, nenhuma empresa está autorizada a emitir a cobrança sem registro.

Ao decidir implantar o boleto registrado, como mais uma das soluções de negócio para a sua loja virtual, consulte as condições da instituição bancária. Pois, há uma variação sobre as taxas e metodologia de controle e uso dos boletos atrelados à conta bancária do cliente.

Em caso de contratação de um sistema integrado, você não precisará se preocupar com a negociação bancária. A empresa especializada oferece, no pacote de serviços, todos os procedimentos inerentes aos pagamentos online, desde a negociação de tarifas bancárias até a identificação da compensação e cobrança de inadimplentes.

A iugu é uma dessas empresas, com expertise na gestão e intermediação de pagamentos online. Disponibiliza no mercado a plataforma mais completa — com todas as funcionalidades de gestão financeira, além de suporte técnico integral e menor taxa existente para emissão de boleto registrado.

Desenvolvedora de uma solução inteligente, dinâmica e com melhor custo-benefício, oferece modernidade a seus clientes, possibilitando o gerenciamento e a otimização da cobrança recorrente. Com utilização da API de pagamentos, integrando a sua base de dados, com redução da margem de erros durante o processo de sistematização.

A plataforma disponibiliza, aos clientes, um sistema parametrizado de gestão das principais funções, para auxiliar seu controle de pagamento recorrente:

  • emissão e geração de boletos registrados;
  • data de vencimento flexível;
  • envio de faturas e boletos para o e-mail do cliente;
  • checkout transparente e ágil;
  • sigilo das informações pessoais e de cartão de crédito;
  • configuração de multa e juros;
  • sistema antifraude;
  • cobrança automática após o vencimento.

E se você gostou deste texto sobre a funcionalidade da cobrança registrada, permaneça em nosso site e conheça os detalhes dos serviços prestados nessa modalidade, pois, as informações, certamente auxiliarão na sua tomada de decisões.

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio
Siga a iugu nas redes sociais
Assine nossa newsletter
Logo da iugu, infraestrutura para automação financeira
Plataforma para automação financeira,
gestão de assinaturas e marketplace.
Av. Paulista, nº 1048, 5° andar. São Paulo - SP.
Ouvidoria
Estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Falou com a gente, mas ainda não resolveu o seu caso? A Ouvidoria precisa saber disso.
De segunda a sexta, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h (exceto feriados)
0800 887 0918
E-mail
ouvidoria@iugu.com
Integrações
API iuguPlug-in para WooCommercePlug-in para MagentoPlug-in para PrestashopPlug-in para OpenCartPlug-in para WHMCS
Empresa
Sobre a iuguTrabalhe conoscoExpediente
AcademiaBlog iugu
Planos
iugu Basiciugu Businessiugu Professionaliugu marketplaceCartão iuguMaquininha
Ajuda
Ajuda e suporteLista de funcionalidadesAtualizaçõesContratoResquisitos para abertura de contaProdutos e serviços proíbidos
Copyright © 2019 iugu. Todos os direitos reservados. |
CNPJ: 15.111.975/0001-64
Politica de privacidadeTermos de serviço
Painel de controleContato comercialSeja um parceiro
Produto
CobrançasMarketplacePlanos
Informações
DocumentaçãoCentral do desenvolvedorAjuda e suporteBlogStatus do serviço
closefacebook-squarelinkedin-squaretwitterbarsinstagramarrow-right