Receba conteúdos e novidades da iugu
webinar LGPDPowered by Rock Convert

Se você está à frente de um negócio de e-commerce e em busca de soluções para desenvolver e otimizar os processos financeiros, escolheu o post certo para leitura, vamos falar sobre o checkout de pagamento e sua eficiência na finalização das compras.

O desempenho e aumento de faturamento de vendas online da sua loja vai depender da experiência de compra do cliente dentro do ambiente virtual e, principalmente, do tempo que ele dedica para concluir a compra . É importante ter em mente que estamos diante de um consumidor 4.0.

A partir de agora você vai entender a importância de um checkout de pagamento transparente e conhecer as 4 melhores práticas para o seu e-commerce!

Por que é tão importante escolher um bom checkout de pagamentos?

Imagine que um consumidor ávido por internet e navegação online já esteja acostumado a transitar por vários sites, sem se deter especificamente a um. É um consumidor volúvel e pouco fiel que não hesita em pesquisar até encontrar o que deseja.

Quanto mais ágil, intuitiva e transparente for uma plataforma de pagamento, mais confortável o consumidor se sentirá no ambiente da sua loja, e isso deve permanecer até a página de checkout ou nenhuma estratégia terá valido até ali.

Quais impactos o checkout de pagamento gera nas vendas e resultados do e-commerce?

Desde a primeira revolução industrial, a luta sempre foi por melhoria nas condições de trabalho e logo as primeiras máquinas surgiram para aumentar a produtividade, as vendas e, consequentemente, o lucro.

As máquinas foram se aperfeiçoando e a tecnologia apresentando um vislumbre da potência de inovação que seria hoje, com diversas soluções que não só facilitam a rotina diária, como potencializam ainda mais as vendas e os bons resultados.

No início da era digital, o surgimento do telefone celular, por exemplo, gerou espanto ao permitir que as pessoas falassem a quilômetros de distância por um aparelho móvel, sem fio e movido a bateria.

Tudo isso faz parte da evolução tecnológica e das transformações digitais sofridas, mas pouco terá efeito se o lojista não identificar seu público-alvo e as preferências de compra para parametrizar a plataforma conforme as expectativas de uma maioria de potenciais clientes.

Vivemos um tempo de ampla competitividade em que apenas a qualidade do produto não mais determina uma venda. É fundamental criar diferenciais de atendimento para encantar o cliente e aumentar a taxa de conversão, um deles é o checkout de pagamento em um e-commerce.

Há aspectos que você deve avaliar antes, durante e depois da implementação de uma solução de automação de pagamento online. São práticas de monitoramento e controle que darão ao seu negócio maior segurança para atender o cliente. Conheça as 4 mais importantes!

Quais as melhores práticas de checkout de pagamento?

1. Integração com o sistema de pagamentos online

A fluidez da comunicação e dos processos entre o time de vendas e das demais áreas envolvidas é essencial para o sucesso do negócio. Podemos dizer que uma venda só pode ser considerada de sucesso absoluto quando o cliente faz a recompra.

Voltar à sua loja e comprar mais de uma vez indica que ele foi feliz no primeiro atendimento e está disposto a manter uma relação de fidelidade.

A integração do sistema dentro da empresa se dá via APIs de pagamento e possibilita esse diálogo prático, que reflete e interfere na satisfação do cliente.

Vamos imaginar o percurso do cliente dentro da loja:

  • Acesso
  • Visita nos departamentos
  • Busca por ofertas e promoções
  • Enchimento do carrinho
  • Escolha da forma de pagamento
  • Conclusão da compra

Além disso, todos os processos referentes àquela compra precisam seguir o curso adequadamente:

  • Identificação da venda e do pagamento
  • Geração do pedido,
  • Separação no estoque
  • Emissão da nota fiscal
  • Despacho
  • Envio
  • Entrega

A integração do sistema é importante para que nenhuma dessas etapas deixem de ser cumprida nos prazos preestabelecidos. Um erro ou atraso pode acarretar a insatisfação do cliente e até mesmo o cancelamento da compra.

2. Formas de pagamento

Disponibilizar ao cliente mais de uma forma de pagamento na página de checkout é uma boa alternativa para a loja que deseja atender a um público variado. Um bom sistema deve dar condições para que o cliente realize suas compras e opte por uma das três principais formas de pagamento.

Cartão de crédito

A forma mais utilizada de pagamento online e também a mais segura. Ela possibilita ao cliente o parcelamento das compras que podem ser realizadas a qualquer hora do dia, com a comodidade do não deslocamento para efetuar o pagamento.

Todo o processo de compras deve ser realizado na hora com retorno rápido de aprovação e andamento para os procedimentos de entrega. Tenha o cuidado de observar se a plataforma dá suporte a toda essa ação no ambiente da sua loja.

Confira no vídeo abaixo como salvar o cartão de um cliente para fazer uma cobrança recorrente ou avulsa:

Boleto bancário

Para clientes que não dispõem de um cartão ou limite para efetuar as compras, o boleto é uma opção eficiente. Depois de escolhidos os produtos, o mesmo ambiente deve oferecer o boleto para pagamento em qualquer rede bancária credenciada.

Transferência eletrônica

A terceira opção é para aquele cliente que dispõe do recurso na conta bancária, mas não deseja se deslocar até uma rede credenciada para efetuar o pagamento. De onde estiver poderá realizar a transferência e gerar um protocolo de atendimento e comprovação.

3. Responsividade da ferramenta

Invista em uma ferramenta com múltiplas capacidades e sua empresa alcançará um patamar diferenciado no mercado. Desde o início, mesmo que não seja possível implementar todos os recursos, planeje a inovação em médio e longo prazo.

Deixe o cliente saber que existe uma movimentação de melhoria contínua. Por isso, apostar no m-commerce é uma excelente ideia. Esse comportamento responsivo mantém a expectativa do cliente sempre aquecida.

4. Tempo de dedicação do cliente ao processo de pagamento

O consumidor 4.0 tem pressa em se livrar de algo que julga simples, como no caso de efetuar uma compra. Para ele, basta escolher os produtos, realizar a compra com 1 clique, determinar a forma de pagamento e concluir a aquisição.

É isso mesmo que sua loja online deve oferecer: agilidade, praticidade, segurança e retorno imediato quanto ao andamento do processo de aprovação, separação de entrega da compra realizada.

Como escolher o checkout de pagamento adequado?

Faça um levantamento de tudo que você deseja em uma plataforma de pagamento online. Organize os recursos mapeando o passo a passo do processo de compras do cliente. Em seguida, procure no mercado por um parceiro que apresente respostas completas para suas dúvidas.

Além disso, solicite um detalhamento de todos os serviços e o que cada solução apresenta de benefício para a sua empresa. A iugu é uma empresa intermediadora de pagamento que pode auxiliar o seu negócio a impulsionar as vendas e se tornar referência no mercado.

As ferramentas de pagamento e cobrança recorrente são eficientes e estabelecem um diálogo com todas as áreas da empresa, promovendo linearidade e eficiência para que o cliente seja o grande beneficiado.

Trabalhar com vendas online requer um sentimento de empatia, pois somente colocando-se no lugar do cliente (já que o relacionamento físico é inexistente) é possível compreender o seu comportamento e nível de urgência para adquirir os produtos — o que refletirá sobremaneira no checkout de pagamento.

Por isso, contar com uma empresa confiável que a faça a intermediação do pagamento de forma eficiente é fundamental. A iugu é especialista em soluções de cobranças e recebimentos para os modelo de Marketplace, Recorrência e Cobrança Avulsa.

Além disso, nossa API é uma das mais completas e intuitivas do mercado. Por meio dela é possível ler toda a regra de negociação das empresas e automatizar as cobranças.

Quer saber mais como eliminar trabalhos manuais e por meio da automação de cobranças? Fale com um de nossos especialistas e peça uma demonstração.

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio
Siga a iugu nas redes sociais
Assine nossa newsletter
Logo da iugu, infraestrutura para automação financeira
Plataforma para automação financeira,
gestão de assinaturas e marketplace.
Av. Paulista, nº 1048, 5° andar. São Paulo - SP.
Ouvidoria
Estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Falou com a gente, mas ainda não resolveu o seu caso? A Ouvidoria precisa saber disso.
De segunda a sexta, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h (exceto feriados)
0800 887 0918
E-mail
ouvidoria@iugu.com
Integrações
API iuguPlug-in para WooCommercePlug-in para MagentoPlug-in para PrestashopPlug-in para OpenCartPlug-in para WHMCS
Empresa
Sobre a iuguTrabalhe conoscoExpediente
AcademiaBlog iugu
Planosiugu Basiciugu Businessiugu Professionaliugu marketplaceCartão iuguMaquininha
Ajuda
Ajuda e suporteLista de funcionalidadesAtualizaçõesContratoResquisitos para abertura de contaProdutos e serviços proíbidos
Copyright © 2019 iugu. Todos os direitos reservados. |
CNPJ: 15.111.975/0001-64
Politica de privacidadeTermos de serviço
Painel de controleContato comercialSeja um parceiro
Produto
CobrançasMarketplacePlanos
Informações
DocumentaçãoCentral do desenvolvedorAjuda e suporteBlogStatus do serviço
facebook-squarelinkedin-squaretwitterinstagrammenuarrow-right