Boleto recorrente: o que é e como emitir na sua empresa?

Escrito em 04 de Agosto de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 09 de Novembro de 2023

Os meios de pagamento estão em constante evolução, se adaptando as necessidades específicas dos consumidores. Dentre eles, o boleto recorrente é uma das modalidades mais estratégicas para empresas que desejam diversificar suas formas de pagamento.

Isso porque, além de facilitar o fluxo de cobrança a partir da recorrência, o boleto recorrente é uma opção democrática e que ainda atende às preferências e necessidades de milhares de pessoas.

 Para se ter uma ideia, em 2022, foram realizadas 4 bilhões de transações por boleto bancário no país, segundo um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) com base em dados do Banco Central e da Abecs.

Assim, fica claro que, apesar da popularidade do Pix e outros métodos modernos, o boleto ainda é muito relevante no ecossistema de pagamentos do Brasil. 

Então, que tal entender mais sobre o que é boleto recorrente, as vantagens para empresas e como contratar uma plataforma para emissão de boleto recorrente. 

O que é boleto recorrente?

O boleto recorrente é uma forma de cobrança que permite que as empresas que vendem produtos e serviços de forma periódica recebam pagamentos de seus clientes, geralmente em intervalos pré-determinados, como mensal, trimestral ou anual.

Esse modelo de cobrança exige uma recorrência mensal, trimestral ou anual e uma data fixa de vencimento. 

Além disso, o boleto recorrente permite que a sua empresa defina datas, valores,  aplicação de multas e juros e realize o envio automático do documento, o que diminui possíveis falhas humanas e diminui a burocracia. 

Esse modelo de cobrança é muito útil para empresas que oferecem serviços por assinatura, como:

  • Plataformas de streaming; 
  • Academias; 
  • Software como serviço (SaaS); 
  • Clubes de assinatura;
  • Edtechs

    recorrência controle

Como funciona o boleto recorrente?

Agora, é hora de entender como funciona o boleto recorrente.

Quando um o cliente realiza uma compra ou assina um serviço, fornecendo seus dados para pagamento, a empresa gera um boleto e envia-o para que o cliente realize o pagamento na data estipulada. 

Após o pagamento, o cliente receberá um novo boleto na próxima data de vencimento, e o processo se repete até o término do período contratado ou até que o cliente cancele o serviço.

Para facilitar ainda mais o processo, é comum que empresas utilizem plataformas de pagamento online ou gateways de pagamento que oferecem a opção de boleto recorrente, automatizando a emissão dos boletos e o controle das cobranças.

Quais são as vantagens do boleto recorrente?

Como vimos até aqui, o boleto recorrente é um método de pagamento flexível e simples de ser utilizado por empresas de diferentes segmentos. 

Mas quais são as vantagens que ele oferece? Confira algumas a seguir.

  • Fluxo de receitas estável: Com o boleto recorrente, as empresas podem contar com um fluxo de caixa mais previsível e estável, facilitando o planejamento financeiro e permitindo investimentos de longo prazo;
  • Redução de inadimplência: O boleto recorrente tende a reduzir a inadimplência, já que o pagamento é realizado automaticamente, o que contribui para evitar o esquecimento ou atrasos por parte do cliente;
  • Fidelização de clientes: A comodidade e simplicidade do pagamento recorrente contribuem para a satisfação do cliente e aumentam a probabilidade de renovação do serviço ou compra de produtos novamente;
  • Economia de tempo e recursos: A automação do processo de cobrança deixa os setores financeiros e administrativos com mais tempo disponível para se dedicarem a outras tarefas estratégicas;
  • Aumento da receita média por cliente: O modelo recorrente pode levar o cliente a utilizar mais produtos ou serviços adicionais oferecidos pela empresa, aumentando o valor médio pago por cada cliente.

Como emitir boleto recorrente?

Chegamos até aqui e você entendeu que o boleto recorrente é a solução ideal para diversificar os meios de pagamento na sua empresa, mas ainda tem dúvidas de como implementá-lo na sua empresa? 

Leia as dicas e seguir e entenda como escolher a melhor plataforma de pagamentos para emitir boleto recorrente:

1. Avaliação das necessidades 

Entenda quais são as necessidades específicas da sua empresa e entenda de que forma uma empresa de pagamentos online consegue atendê-las. 

2. Tecnologia flexível

A plataforma de pagamento ideal deve fornecer uma tecnologia flexível e robusta, por meio de APIs (Application Programming System) de fácil integração ao sistema da sua empresa. 

capa api financeira

3. Segurança e confiabilidade

Outro ponto vital é garantir que a plataforma escolhida ofereça segurança de dados e confiabilidade nas transações financeiras. Portanto, verifique as certificações de segurança, como PCI Compliance, tokenização e conformidade com os órgãos reguladores.

4. Escalabilidade

Por fim, verifique se a plataforma é escalável e capaz de acompanhar o crescimento e o aumento das transações financeiras do seu negócio. Uma plataforma que pode atender às suas necessidades futuras é uma escolha mais inteligente a longo prazo.

Neste artigo, você entendeu que o boleto recorrente é uma opção valiosa para empresas que buscam oferecer opções de pagamento variadas e uma experiência de pagamento mais simples e conveniente. 

Com suas vantagens, flexibilidade e diversidade de aplicação, essa solução de pagamento pode impulsionar o crescimento e a fidelização de clientes para uma ampla gama de negócios. 

Com o boleto recorrente da iugu, a sua empresa pode fazer envios automáticos em lote de boletos registrados nas periodicidades definidas. Além disso, é possível criar lembretes automáticos de vencimento via SMS e e-mail e personalizar as regras de multa, juros ou descontos por pagamentos antecipados.

Dessa forma, você tem mais controle sobre a gestão financeira da sua empresa e tem muito mais tempo para escalar a sua operação. 

Quer potencializar o seu negócio com o boleto recorrente da iugu? Fale com nossos especialistas!

boleto registrado iugu

Posts relacionados