Receba conteúdos e novidades da iugu

Para montar uma loja virtual, você vai precisar de uma plataforma de e-commerce que disponibilize recursos e suporte tecnológicos. As opções variam de acordo com a necessidade e conhecer as funcionalidades pode ajudar você a escolher a mais adequada ao seu negócio.

Com a transformação digital e a mudança no comportamento de compras do consumidor é importante atentar para as facilidades de uma plataforma e, assim, proporcionar uma experiência cada vez mais agradável a quem tem preferência pelas compras online.

Os tipos de plataformas de e-commerce, as características e as vantagens são o tema deste post e esperamos contribuir para a sua decisão de montar uma loja virtual para impulsionar ainda mais as suas vendas!

O que é uma plataforma de e-commerce?

Muitas ferramentas são usadas para gerir um negócio e permitir sua evolução no mercado. Em negócios virtuais, uma plataforma de e-commerce é essencial para a criação de uma loja e movimentação das transações de compra e venda.

É a plataforma que vai permitir, por exemplo, o cadastro de produtos, gestão de estoque, adequação de preços, divulgação de promoções e descontos, além de interagir com as diversas redes sociais e outras plataformas de marketing e finanças de forma sistematizada.

Quais são as melhores plataformas de e-commerce?

Com a crescente preferência pelas compras online, disponibilizar uma plataforma intuitiva, eficiente e interativa é uma das principais estratégias que deve ser considerada na hora de montar a sua loja virtual.

Conheça a melhores e principais plataformas de e-commerce da atualidade!

WooCommerce

Plataforma flexível, popular e plugin para WordPress — assim é conhecido o WooCommerce. As facilidades de integração e operacionalização dos processos de cadastramento de produtos, escolhas do tipo de frete e cobrança têm configuração e gerenciamento práticos e você poderá emitir diversos tipos de relatórios.

Opera no sistema open source, é fácil de implementar e de utilizar, disponibilizando diversos recursos que colaboram para uma gestão eficiente da loja online. Permite a integração com outros sistemas.

Shopify

Essa plataforma disponibiliza modelos prontos, por isso, é mais rápida e fácil de configurar e, por esse motivo, toma menos tempo no processo de estruturação para estar apto a entrar no ar.

A responsividade é outro benefício que Shopify traz para o mercado consumidor. Além do acesso tradicional por computador, ele permite que as compras sejam realizadas também via smartphones ou tablets.

Com a possibilidade de inserir o Pixel do Facebook nas páginas do site da sua loja, você poderá criar interação em anúncios nas redes sociais com públicos personalizados.

Wix

O Wix não requer que o usuário seja expert em desenvolvimento, ou seja, é fácil de implementar e gerenciar, inclusive, em relação aos pagamentos, prazos e meios de entregas.

A plataforma não faz cobranças aos sistemas de pagamento integrados e suportados pela solução. Pagamentos realizados via cartão de crédito ou boleto bancário podem ser realizados com facilidade pelos clientes da sua loja.

Magento

Essa é uma plataforma bastante utilizada, pois permite que você personalize o ambiente da sua loja com as características mais importantes — o formato open source facilita as parametrizações.

A Magento tem boa conversação com os mais diversos ERP e é utilizado no mundo inteiro. Funciona bem e de forma ágil em qualquer dispositivo e presta toda a assistência durante o processo de inventário.

É uma plataforma segura e flexível que pode ser utilizada em pequenas e grandes lojas, o que é positivo, pois com o crescimento você não precisará migrar de plataforma por não comportar mais a estrutura da sua loja.

Jet Ecommerce

O modelo SaaS ou nuvem é o meio utilizado para colocar essa plataforma em funcionamento. O foco total é na experiência e satisfação do consumidor e pode atender às vendas realizadas em todos os tipos de canais — web, mobile, redes sociais e lojas físicas — e tem o omnichannel como uma solução diferenciada.

PrestaShop

O código do PrestaShop é aberto, o que significa que é gratuito, de fácil instalação e integração. Qualquer empreendedor de uma loja online pode utilizar sem investir em taxa de licença para uso.

A ferramenta dialoga muito bem com um sistema de pagamento online, permitindo, inclusive, o envio de e-mails com avisos e alertas de vencimentos. Dos recursos básicos aos módulos com funções variadas, você vai contar com uma mesma solução de escalabilidade.

Os conteúdos gerados têm uma boa otimização de SEO quando parametrizados para esse fim, aumentando a visibilidade da marca. As funcionalidades de gestão — da loja, de clientes e de produtos — auxiliam e facilitam um controle mais efetivo sobre as vendas, o estoque, as promoções e a experiência do cliente.

OpenCart

O OpenCart desenvolvido em PHP tem também o código aberto para ser utilizado gratuitamente por quem está iniciando uma loja online. Com funcionalidades para permitir mais de uma opção de pagamento, é de fácil integração com softwares de pagamento e gestão de cobrança online.

É uma plataforma leve, de investimento baixo, que processa as informações com rapidez e impulsiona as atividades de SEO. Permite o cadastro ilimitado de produtos e departamentos com suporte para vários idiomas.

Ezcommerce

Dispondo de planos personalizados para atender ao que a loja precisa pra realizar boas vendas, o Ezcommerce permite a integração com outros sistemas, atuar como marketplace e criar a loja no Mercado Livre, sem cobrar taxas pelas vendas realizadas.

As sugestões na página inicial facilitam a vida do usuário que não precisa navegar por diversas páginas para encontrar o produto que deseja comprar, o que, por outro lado, pode limitar as vendas se o consumidor não tiver a curiosidade de navegar para conhecer mais oportunidades de compras.

As plataformas são, em geral, adequadas à criação de uma loja virtual. Muito embora disponham de recursos similares é importante verificar alguns aspectos antes de definir qual utilizar.

A comunicação com outros sistemas é fundamental para quem deseja fornecer ao consumidor opções variadas de pagamento ou trabalhar com cobrança recorrente. Procure compreender as características de cada uma e se são recomendadas para o tipo de loja que você deseja montar.

Alguns fatores podem pesar na sua decisão:

  • qual o investimento para uso?
  • As empresas que utilizar a ferramenta são se segmentos similares ao seu?
  • Possibilita o sistema de pagamento integrado?
  • Oferece suporte para navegação mobile?
  • Integra redes sociais?
  • Dispõe de mais de um idioma?
  • Permite a personalização de produtos?
  • Oferece o SEO amigável?
  • É responsivo?
  • É open source?

O avanço da tecnologia obrigou a uma boa fatia do mercado que atua na comercialização de produtos a se reinventar para manter as vendas. As lojas físicas passaram a não ser mais o único foco de atenção dos consumidores, que, em busca de facilidade e conforto, se renderam às lojas virtuais.

Cada vez mais percebemos esse movimento de compras em ambiente online e investir em facilidades além dos produtos de qualidade são estratégias essenciais para manter a visibilidade do negócio.

A iugu é uma plataforma de gestão e automação de pagamento online que atua com segurança de forma integrada com outros sistemas e plataformas. Aceita pagamento em cartão de crédito, débito e boleto bancário, sendo emissor desse último com controle de registro, inclusive.

Uma plataforma de e-commerce que tenha boa comunicação com os demais sistemas, principalmente, de pagamento online, tende a despertar maior interesse do consumidor e posterior fidelização quando ele se sente bem acolhido e seguro em suas transações financeiras.

Se você gostou deste post e de saber que pode existir uma plataforma de e-commerce perfeita para montar a sua loja virtual que tal entrar em contato com a gente para saber mais sobre a nossa solução e como podemos ajudar a melhorar a sua performance de vendas!

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio
Siga a iugu nas redes sociais
Assine nossa newsletter
Logo da iugu, infraestrutura para automação financeira
Plataforma para automação financeira,
gestão de assinaturas e marketplace.
Av. Paulista, nº 1048, 5° andar. São Paulo - SP.
Ouvidoria
Estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Falou com a gente, mas ainda não resolveu o seu caso? A Ouvidoria precisa saber disso.
De segunda a sexta, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h (exceto feriados)
0800 887 0918
E-mail
ouvidoria@iugu.com
Integrações
API iuguPlug-in para WooCommercePlug-in para MagentoPlug-in para PrestashopPlug-in para OpenCartPlug-in para WHMCS
Empresa
Sobre a iuguTrabalhe conoscoExpediente
AcademiaBlog iugu
Planosiugu Basiciugu Businessiugu Professionaliugu marketplaceCartão iuguMaquininha
Ajuda
Ajuda e suporteLista de funcionalidadesAtualizaçõesContratoResquisitos para abertura de contaProdutos e serviços proíbidos
Copyright © 2019 iugu. Todos os direitos reservados. |
CNPJ: 15.111.975/0001-64
Politica de privacidadeTermos de serviço
Painel de controleContato comercialSeja um parceiro
Produto
CobrançasMarketplacePlanos
Informações
DocumentaçãoCentral do desenvolvedorAjuda e suporteBlogStatus do serviço
closefacebook-squarelinkedin-squaretwitterbarsinstagramarrow-right