Vantagens de utilizar armazenamento em nuvem em empresas

Escrito em 29 de Agosto de 2019 por Patrick Negri

Atualizado em 22 de Janeiro de 2024

Com os avanços tecnológicos, diversas práticas foram popularizadas a respeito do controle de informações, como o armazenamento em nuvem, que pode ser encontrado nos mais variados sistemas para atender desde necessidades mais simples até backups comerciais de grandes corporações.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Nesse cenário, é válido considerar que a tecnologia reúne diversos benefícios para as empresas e não é diferente ao citar as possibilidades proporcionadas por esse tipo de armazenamento.

O que significa armazenamento em nuvem?

Para uma compreensão mais clara, é importante abordar o que de fato o armazenamento da nuvem representa. Um exemplo disso é uma empresa que atua com serviços de manutenção predial, é importante observar que diversos arquivos são manuseados, não apenas a respeito da gestão interna, mas no que diz respeito aos clientes.

Em métodos antigos, uma série de utensílios seriam necessários para armazenar e organizar as informações. Todavia, na nuvem, há viabilidade de conservar as informações por meio da transferência para um sistema preservado por terceiros.

Há uma série de sistemas, que podem conservar ou realizar backup de arquivos como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Fotos;
  • E-mails.

Essas alternativas de armazenamento, muitas vezes são favoráveis para arquivos pessoais, até mesmo de grande volume, logo, no exemplo abordado, opções de backup remoto em forma de suporte comercial para compartilhamento e preservação de informações podem ser mais favoráveis.

Nesse caso, é possível recorrer ao formato de serviço que seja mais compatível às exigências da atuação da empresa, inclusive ao número de serviços prestados, que pode envolver conserto de geradores, jardinagem, meios de pagamento limpeza de vidros, entre outros.

Modelos de sistema

Os modelos de sistema normalmente variam entre privado, público e híbrido. O primeiro caso conta com proteção via firewall, que corresponde a um recurso de segurança da rede. Já a nuvem pública, é ideal para informações não estruturadas, enquanto a híbrida corresponde a combinação dos serviços.

Por exemplo, empreendedores da área de manutenção de aquecedor solar que optam por redes privadas, além da proteção, contam com um espaço exclusivo e maior para o armazenamento de informações. Diferentemente dos serviços públicos, que normalmente abrangem limites para que as informações sejam guardadas. 

Sendo assim, independente de tratar-se de uma empresa da área de manutenção de câmara fria, cosméticos, manutenção, educação ou de qualquer outro segmento, essa forma de armazenamento tem um grande potencial. Conforme será abordado a seguir, pode promover diversos benefícios.

Os benefícios de maior destaque

Por tratar-se de um serviço que cresce cada vez mais e de uma forma evidente, é interessante que os empreendedores busquem compreender de forma ampla os pontos envolvidos, inclusive o que esse recurso pode agregar para a corporação.

Naturalmente, as vantagens podem destacar-se de uma forma inferior ou superior de acordo com as características de cada modelo de negócio. De um modo geral, os principais benefícios para as empresas são: 

Otimização de espaço

Para entender a possibilidade de otimizar o espaço por meio de softwares de armazenamento em nuvem, é possível imaginar um profissional que atua na elaboração de projeto elétrico residencial. Sem dúvidas, em sua corporação, uma série de documentos devem ser analisados para garantir informações precisas em cada etapa do desenvolvimento. 

Em modos tradicionais para o armazenamento, seria algo ligado com recursos como pen drives, aplicação de HD externo e computadores locais. Já com as possibilidades do armazenamento na nuvem, é possível gastar um espaço inferior, até mesmo nos computadores do escritório.

Redução de custos

Por possibilitar o pagamento correspondente apenas ao espaço utilizado, no caso do armazenamento privado e recursos almejados, esse tipo de serviço também é um indicador de otimização de recursos financeiros.

Por meio da utilização do serviço, é possível dispensar o investimento em softwares mais específicos, que podem exigir custos mais altos, principalmente ao considerar fatores como licenciamento, atualizações e quesitos que garantem um desempenho satisfatório do programa de forma geral.

Quando uma empresa investe em uma estrutura própria, também há necessidade de contar com uma equipe qualificada para as devidas configurações, atualizações, entre outras práticas cruciais. 

Com o armazenamento na nuvem, dependendo do serviço contratado, a praticidade e qualidade são alcançadas, juntamente com a segurança.

Escalabilidade

De acordo com o crescimento da empresa, existe a possibilidade de buscar por modelos que sejam ainda mais compatíveis com suas necessidades, como um maior espaço para o armazenamento ou mais recursos de segurança para o compartilhamento de informações.

As melhorias no mercado devem ser constante devido as oscilações presentes, o que também envolve a forma de gerenciar as informações empresariais. Sendo assim, até mesmo ao escolher este serviço, é interessante pensar a longo prazo.

Segurança

É interessante citar que se trata de uma alternativa que reúne diversos recursos para oferecer segurança para os usuários.

É o exemplo de profissionais que precisam armazenar determinados documentos a respeito do laudo avcb (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), que é imprescindível para atestar que determinadas edificações apresentam as condições necessárias de segurança contra incêndio.

São dados fundamentais e dependendo do tipo de sistema de conservação na nuvem, é possível ter acesso controlado dos usuários por intermédio de senhas, distribuição segura, assim como a criptografia de dados.

Recuperação

Caso algum problema ocorra, diversos serviços de armazenamento na nuvem viabilizam a recuperação. Por essa razão, é imprescindível a existência do backup do servidor. Sem dúvidas, não seria uma situação possível em meios tradicionais, como no caso da perda de papéis ou quebra de pen drive.

Desta maneira, pode-se dizer que é uma forma de garantir os dados com maior segurança por um longo tempo. Por mais que exista a necessidade de migrar os dados para outro fornecedor, a conservação deve ser garantida.

O que é preciso observar?

Para que esses benefícios sejam obtidos, é preciso analisar fatores distintos ao buscar pelo serviço de armazenamento da nuvem, pois independente se trata-se do modelo público, híbrido ou privado, há questões de grande impacto, tais como:

1) Disponibilidade

Para compreender a importância desse fator, como exemplo pode-se citar uma empresa que oferece foto drone e que precisa acessar seus documentos para checar um contrato de um cliente antigo e resolver um determinado problema.

Faz toda a diferença a possibilidade de a qualquer momento acessar as informações necessárias para solucionar uma questão ou para qualquer outra situação. Por essa razão, um serviço que disponha de precisão deve ser priorizado.

2) Manuseio

Sem dúvidas, a praticidade para o manuseio deve ser observada, pois tem grande impacto na usabilidade do sistema de armazenamento. De preferência, deve-se contar com um sistema que seja prático, para que assim transtornos e problemas no fluxo de trabalho sejam evitados.

3) Proteção

Além da facilidade para usar o sistema e o acesso aos dados, é importante contar com uma alternativa segura. Dessa maneira, as informações de preferência devem contar com criptografia, seja aquelas ativas ou inativas. A seguir, confira como esse tipo de armazenamento pode se tornar ainda mais seguro.

Como tornar esse tipo de armazenamento mais seguro?

Para que exista um cenário de administração de dados que de fato seja vantajoso é preciso tomar algumas medidas cautelosas. Isso se deve ao fato de que a segurança é imprescindível e deve ser uma das prioridades.

Há necessidade de prevenção contra o vazamento de dados ou até mesmo o roubo. Uma das formas de evitar esse tipo de situação é estabelecer um sistema de acesso que seja realmente confiável.

Por exemplo, para acessar os dados de clientes e fornecedores de uma corporação que instala armário cofre o usuário pode ser submetido a uma série de passos para garantir que está de fato autorizado a obter tais informações.

Dependendo da demanda da corporação, é preciso redobrar a cautela no tipo de serviço selecionado. O mais recomendado é que atualizações regulares sejam efetuadas com frequência.

Além desses pontos, pode ser favorável para a empresa que as informações estejam dispostas em locais distintos. Afinal, trata-se de algo vantajoso tanto por questões de acessibilidade aos dados quanto para a segurança.

Pode-se observar vantagens significativas no cenário apresentado, desde que os empreendedores invistam de fato em soluções de qualidade e compatíveis com as necessidades existentes. 

Caso contrário, o comprometimento dos dados pode gerar prejuízos dificilmente reparáveis, especialmente quando a empresa em questão lida com informações sigilosas ou armazena um grande volume de informações em somente um local.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Posts relacionados