3 motivos para apostar no m-commerce e nas vendas mobile

Escrito em 09 de Outubro de 2018 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

A facilidade de acesso à internet com conexão rápida e a praticidade nas soluções virtuais faz do smartphone uma boa opção para os consumidores na hora de efetuarem suas compras. Por isso, muitas empresas têm inserido nesse novo mundo de transformação digital o sistema de vendas mobile.

Conhecidos como consumidores 4.0, os clientes da atualidade têm pressa em satisfazerem suas necessidades e estão sempre em busca de todas as facilidades oferecidas no mercado. Não por acaso, optam pelas ferramentas interativas, pouco complexas e que ofereçam vantagens de compras.

Neste artigo, vamos apontar alguns dos principais motivos para apostar nas vendas mobile como ferramenta de gestão para potencialização do negócio e aumento da receita, aproximando ainda mais o cliente da sua empresa para proporcionar experiências únicas. Aproveite a leitura!

O que é m-commerce?

O telefone surgiu nos anos 1800 e, de lá para cá, foi aprimorado para intensificar a comunicação com o uso de voz, até chegar ao formato atual, com aparelhos móveis usados também para transmissão de dados e acesso à internet, além do armazenamento de um volume grande de informações.

É um recurso indispensável na vida da maioria dos consumidores, que acompanham o avanço da tecnologia efetuando compras por meio da internet e que, agora, apostam no m-commerce — consumo de produtos ou serviços por meio do dispositivo móvel — como uma forma de alcançarem mais rapidamente seus objetivos de compra.

A Ebit Nielsen Company — empresa que mede a reputação das lojas virtuais no Brasil — realiza desde 2001 o Webshoppers, um estudo sobre o desempenho do comércio virtual brasileiro, por meio de pesquisas com consumidores reais.

Em seu relatório Webshoppers 38º, ela aponta que, no primeiro semestre de 2018, 17,4 milhões de pedidos foram realizados por meio de dispositivos móveis, com movimentação de cerca de R$ 6,7 bilhões, alta nominal de 30% em comparação ao mesmo período em 2017.

Quais os motivos para apostar nele?

Existem alguns motivos que evidenciam por quê apostar no m-commerce e fazer das vendas mobile uma estratégia de sucesso.

1. Preferência do público-alvo

Muitos consumidores não saem de casa para realizar a maioria de suas compras e a tendência é que cada vez mais pessoas adotem o mesmo comportamento. A facilidade de acesso e a praticidade de uso das plataformas e aplicativos são as principais motivações para essa adesão.

Com as transformações tecnológicas, os consumidores ganharam maior autonomia nas decisões de compras em segmentos que antes exigiam um atendimento físico e moroso. Ainda que o tempo disponível para a locomoção e visita ao estabelecimento fosse suficiente, isso causava uma insatisfação progressiva.

O consumidor moderno tem acesso à internet e deseja não só uma conexão virtual rápida, mas também um atendimento personalizado e diferenciado, que cause um sentimento de pertencimento ao ambiente visitado. Com isso, trata todas as suas demandas com o rigor de quem sabe o que deseja e que há inúmeras possibilidades na web.

Nesse cenário, a concorrência cerca o consumidor a todo momento com uma atenção focada na conversão em vendas. São inúmeros os convites para visita a novos aplicativos com ofertas promocionais no primeiro acesso e pacotes de fidelização. Fique atento a essas investidas para encontrar o recurso ideal para seu negócio e sair à frente no mercado.

2. Crescimento maior do que o do e-commerce

A aceleração do crescimento no formato de vendas mobile se deu pelo fato de os consumidores 4.0 buscarem comodidade em suas pesquisas e concretização das compras. O consumo online, que já era algo interessante, evoluiu e cedeu lugar ao m-commerce.

Muito disso é atribuído ao fato de, nas vendas mobile, não haver mais a necessidade de ligar e desligar o computador toda vez que for necessário realizar uma compra, assim como pelo hábito de os consumidores terem os dispositivos móveis à mão 24 horas por dia para compras nos aplicativos.

Mas lembre-se de que, para ganhar a confiança do consumidor, seu negócio precisa oferecer um acesso seguro, prático e estruturado, que estabeleça boa conexão com o cliente e dê suporte em casos de erros na plataforma. Se houver um deslize, principalmente, financeiro, ele não hesitará em abandonar sua empresa.

3. Loja disponível no exato momento do desejo de compra do cliente

Não importa a hora e o lugar em que esteja o cliente. Tudo que ele precisa é ter um dispositivo móvel e uma conexão com a internet para efetuar suas compras m-commerce. Não serão mais necessários o deslocamento e o enfrentamento de toda a burocracia inerente às lojas físicas.

Como é difícil manter uma loja física aberta todos os dias da semana e 24 horas por dia, por questões trabalhistas, de segurança e de custos, uma das opções viáveis é adaptar o negócio ao ambiente tecnológico e otimizar a ferramenta para proporcionar ao cliente a excelência de atendimento também no espaço virtual.

Crie uma vitrine permanente com cardápio variado de opções para divulgar bem sua marca e lembrar ao cliente que estão disponíveis para compra a qualquer momento da sua decisão e que isso independe do horário ou local, possibilitando atender ao seu desejo de aquisição imediata.

Que cuidados devo ter ao adotar o m-commerce?

As estratégias para o desktop e para os dispositivos móveis obedecem a diretrizes diferentes, embora seja necessária uma convergência de valores essenciais ao negócio. As vendas mobile carecem de um sistema ágil, direcionado e autogerenciável para estabelecer uma afinidade instantânea com quem o utilizar.

O conforto de realizar um tour pela loja sem sair do lugar precisa ser evidenciado como uma experiência de compra diferenciada e simbolizada pelo poder de selecionar com calma seus produtos ou serviços desejados, além de manifestar opiniões sobre os serviços oferecidos para melhorar a performance da empresa.

É recomendável que, ao utilizar um aplicativo eficiente para vendas mobile, sua empresa conte também com serviços financeiros seguros e integrados — envio de boletos por e-mail, cobrança recorrente, flexibilização da data de vencimento e controle da receita e da inadimplência —, o que permite ao consumidor uma experiência completa e abrangente.

Busque no mercado um parceiro com expertise suficiente de soluções em automação financeira, para nortear e dar suporte aos seus processos, alavancando suas vendas e contribuindo para o sucesso do seu negócio.

Agora que você entende melhor sobre as vendas mobile e tem bons motivos para apostar no m-commerce, entre em contato conosco e agende uma consultoria personalizada.

Posts relacionados