A importância da tecnologia no varejo: evoluindo para não ficar para trás

Escrito em 02 de Março de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 27 de Setembro de 2023

A importância da tecnologia no varejo é inegável. Se, há alguns anos, seguir as últimas tendências do setor era considerado um diferencial, hoje, acompanhar essas evoluções pode garantir a sobrevivência de um negócio. 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Só para você ter uma ideia, de acordo com o estudo “Índice de Inteligência Empresarial 2019”, o investimento médio das organizações brasileiras no segmento de tecnologia, em 2019, girou em torno dos US$ 6 bilhões, uma taxa 45% superior a de 2018. 

Segundo o levantamento, esse progresso foi estimulado principalmente pelo varejo. Para o diretor da América Latina da Zebra Technologies, empresa responsável por essa pesquisa, o mercado está investindo em novas tecnologias para conquistar mais eficiência em relação às suas operações e também, é claro, para potencializar seus recursos. 

A tabela, a seguir, mostra e evolução do investimento em novas tecnologias do ponto de vista mundial. 

a importância da tecnologia no varejo

Crédito: The Motley Fool

A importância da tecnologia no varejo: você está preparado para esse desafio? 

Nos últimos anos, as empresas do setor do varejo têm incrementado seus negócios ao apostarem em diferentes inovações tecnológicas. Por isso, muitas delas conseguiram reduzir receitas, ampliar o capital e ainda ganharam vantagem competitiva

Porém, como nem tudo são flores, esse processo pode ser desafiador, caso você, gestor, não tenha um mindset voltado para o novo e não esteja preparado para investir. Não é o seu caso? Então, continue lendo este post e tenha uma visão global e assertiva sobre a importância da tecnologia no varejo.

A importância da tecnologia no varejo: tendência ou fato?

Muitos se enganam ao acreditar que a importância da tecnologia no varejo é apenas uma tendência de mercado. Isso porque, hoje, ela já representa uma realidade fundamental para quem deseja conquistar mais clientes.

Segundo a pesquisa “High Tech Retail” a tecnologia hoje representa um diferencial para 80% dos entrevistados. Isto é, na hora de escolher uma empresa, a maioria afirma que as lojas que acompanham as tendências tecnológicas são as suas preferidas.

Os principais benefícios da tecnologia aplicada no varejo para esses consumidores são: a comodidade, logo seguida pela economia de tempo. 

Diante desses dados, é possível concluir que a importância da tecnologia no varejo é um fato, não apenas um modismo, não é mesmo?

A imagem, a seguir, mostra como o consumidor brasileiro usa a tecnologia em sua jornada de compra. 

a importância da tecnologia no varejo

Crédito: Diário do Comércio

Como esse assunto tecnologia é muito interessante e conta com várias abordagens, para você se inspirar, recomendamos que assista a este TED de Ray Kurzweil. Nele, o palestrante apresenta a sua visão sobre o futuro das máquinas e sua relação com a humanidade. 

 

A importância da tecnologia no varejo: dicas para ter sucesso

Agora que você já conheceu algumas informações essenciais para entender a importância da tecnologia no varejo, que tal saber, agora, o que é preciso fazer nesse sentido para conquistar seu espaço? Confira as dicas a seguir. 

1. Ofereça a seus clientes uma experiência omnichannel

Ao oferecer a seus clientes a integração do mundo físico com o virtual, é possível propiciar a eles uma experiência completa. 

Aplicá-la é crucial para todo negócio de varejo que deseja ter sucesso. Afinal, quase 80% dos brasileiros que compraram smartphones em uma loja física, buscaram sobre o assunto na Internet antes. 

É claro que se trata apenas de um exemplo, mas ele retrata bem o que acontece atualmente na vida dos consumidores brasileiros. 

Desse modo, para assegurar que seu cliente (ou cliente em potencial) tenha a melhor experiência nos ambientes físico e digital, investir em uma estratégia omnichannel é uma prática bastante recomendada. 

2. Invista em big data

O big data engloba todos os dados gerados atualmente por meio de computadores. Logo, investir nessa tecnologia pode representar uma boa vantagem competitiva. 

Isso porque, por meio do big data, é possível cruzar informações sobre seus clientes e, dessa forma, ter insights valiosos que podem ajudá-lo em diversas questões, como no relacionamento com o cliente, na melhoria dos serviços e na criação de produtos.

3. Aposte na Internet das Coisas

Já falamos que para oferecer uma experiência completa a seus clientes, é preciso adotar uma estratégia omnichannel, certo? 

Neste cenário, a tecnologia Internet das Coisas, também conhecida como IoT, pode fomentar essa questão. Isso porque, por meio desse recurso, é possível conectar o celular de um cliente com a vitrine de uma loja, por exemplo.

Com a Internet das Coisas, é possível também aproveitar os dados dos clientes e criar programas de CRM  inteligentes. 

Ou seja, contar com essa tecnologia melhora a jornada de compra e também possibilita que você conheça melhor as expectativas e desejos de seus consumidores. O resultado disso? Possivelmente, mais vendas

4. Abrace sistemas de pagamentos inteligentes

Contar com um bom sistema de pagamento digital é essencial para todo tipo de empreendimento. Isso porque ele, além de propiciar a segurança que você deseja, ele também agiliza processos e reduz erros cometidos manualmente.

Além disso, um sistema de pagamento melhora a experiência do cliente em diversos níveis, inclusive por oferecer uma gama de pagamentos online, como boleto e cartão de crédito, entre outros. Afinal, diversificar os meios de pagamentos é uma tática essencial para conquistar mais clientes. 

As vantagens de abraçar um recurso desse estilo são várias, como:

Para ter acesso a tudo isso, é muito simples. Basta contar com a iugu, uma empresa de renome do mercado e que entende a importância da tecnologia no varejo. 

Não é à toa, afinal, que além de ser sinônimo de qualidade em termos de pagamento digital, a iugu apresenta recursos de última geração. Além disso, está aberta a estudar o seu negócio com profundidade para oferecer as melhores soluções. Quer mais? Pois a iugu tem o melhor custo-benefício do mercado! 

Que tal tirar suas dúvidas com um de nossos especialistas gratuitamente? 

Posts relacionados