6 dicas essenciais para fazer a gestão financeira da sua loja virtual

Escrito em 26 de Setembro de 2019 por Redação iugu

Atualizado em 28 de Setembro de 2023

A gestão financeira é um desafio para qualquer empresa e segmento, mas, em um e-commerce, o controle e o acompanhamento diário são fundamentais para garantir a excelência no atendimento ao cliente e manter a rentabilidade do negócio.

A previsibilidade financeira de uma loja virtual é diferente de uma loja física pois, nessa última, o vendedor tem a chance de reverter um possível quadro de desistência aplicando técnicas de convencimento no atendimento corpo a corpo.

Neste post falamos sobre a importância da gestão financeira para um e-commerce e trazemos 6 dicas sobre como cuidar das finanças para manter a rentabilidade da loja virtual e, consequentemente, o lucro!

Importância da boa gestão financeira para o sucesso de um e-commerce

A missão da gestão financeira é manter o equilíbrio entre receitas e despesas, gerenciando as contas que estão relacionadas às compras, ao estoque ativo e parado, às vendas e ao custo sobre cada uma delas.

Os números não mentem, mas uma gestão inadequada é capaz de gerar resultados equivocados, que culminam em decisões arriscadas — reposição indevida de estoque, ações promocionais que ao final geram prejuízo, entre outras.

Se as atividades financeiras forem executadas manualmente, o risco de erros e falhas processuais é ainda maior. O ideal é contar com um sistema de gestão integrado por API que canalize todas as informações para um só ambiente e forneça informações fidedignas.

6 dicas importantes para uma gestão financeira confiável e transparente

Para melhorar ainda mais os resultados do seu e-commerce e otimizar os processos da gestão financeira, elaboramos 6 dicas que vão direcionar o trabalho da equipe e estimular o controle de modo geral.

1.Planejamento constante

O planejamento é como um mantra — deve ser repetido e repassado inúmeras vezes para que os erros não ocorram e permitam que o negócio cresça saudável e livre de variações numéricas com saldo negativo.

É a primeira estratégia a ser pensada quando um negócio está prestes a ser inaugurado, mas se você saltou essa etapa ou elaborou um planejamento que permitiu falhas, revise todo o passo a passo para recuperar as finanças do seu negócio.

Planejar é importante, pois, direciona não só as atividades, mas o comportamento da equipe sobre o que a empresa deseja alcançar, além de ampliar os horizontes e apresentar um cenário mais completo que embase as decisões de investimento.

Como o ambiente de vendas virtuais é uma caixinha de surpresas, quanto mais atual e completo for o planejamento, maiores as chances de o e-commerce atravessar qualquer período de oscilação econômica, de forma mais consciente e fortalecida.

Dentro do planejamento é importante conter informações sobre o tipo de negócio, o público-alvo, a previsão de vendas e gestão do estoque e os custos. Para isso, você vai precisar de números e indicadores.

Apenas visualizar o dinheiro em caixa e pagar as contas em dia não é o suficiente para determinar se o seu e-commerce está no caminho certo. Utilize alguns indicadores para ajudar a planejar melhor em médio e longo prazo.

  • ROI – retorno do investimento;
  • taxas de chargeback;
  • ticket médio;
  • análise SWOT;
  • taxa de conversão;
  • volume de inadimplência;
  • CAC – Custo por aquisição do cliente;
  • abandono do carrinho.

Os dados filtrados são fontes reais de informação e requerem muito cuidado ao serem inseridos para não produzir conteúdo que não reflita a realidade do e-commerce. Alimentar planilhas e sistemas, além de revisar o planejamento de periodicamente sinônimo de controle e maturidade da gestão.

2.Controle de custos

Você sabe ao certo quanto custa manter um produto no estoque ou enviá-lo a um cliente? É possível afirmar que o preço de vendas está cobrindo as despesas, os custos e ainda produzindo lucro?

Por mais que o negócio apresente boa rentabilidade, sempre verifique e compare os custos para assegurar um controle efetivo. Quanto menor o custo de um produto, maior a receita sobre a venda.

3.Monitoramento de estoque

O estoque existe para garantir que o consumidor receba seu produto no endereço e prazo determinado no ato da compra, ou seja, para atender às demandas que surgem a partir das compras realizadas no ambiente virtual da loja.

O monitoramento deve existir para equilibrar o estoque, levando em conta os produtos com maior volume de vendas, o armazenamento, a logística interna e externa, o estoque parado, entre outros.

Todos esses aspectos impactam e comprometem o orçamento, por isso, quanto maior o controle, mais enxuto será o estoque e você terá uma estratégia de reposição e vendas sem surpresas ou riscos de transtornos para os clientes.

4.Manutenção da adimplência

Como seu e-commerce atua com vendas é possível dimensionar o quanto a inadimplência pode afetar as finanças de uma empresa. Não é fácil manter um negócio com saúde financeira se houver um percentual alto de títulos não quitados.

Visualizando esse cenário devastador, procure manter as contas do seu e-commerce em dia. Primeiro, pague todas as dívidas e só depois pense no lucro — além de manter as portas abertas com fornecedores e parceiros, você evitará grandes problemas no futuro.

5.Emissão de relatórios

Por incrível que pareça, você não precisa de uma infinidade de relatórios para manter o controle financeiro do seu e-commerce. As informações mais importantes devem estar essencialmente atreladas à entrada e saída de dinheiro da sua loja.

A produção de relatórios grandes e repletos de informações desencontradas não é mais uma prática saudável, por isso, o ideal é gerar informações que reflitam o exato cenário de finanças da loja.

Lembra-se dos indicadores que falamos no início deste post? Eles são um canal de informação e vão municiar a gestão de resultados reais, mas, para isso, não se esqueça de que é fundamental alimentar as planilhas ou sistema com as informações verdadeiras.

6.Contratação de uma plataforma de gestão de pagamentos e receitas

Se você deseja profissionalizar o seu e-commerce, mas ainda não aderiu a um bom sistema de automação, que contemple a concentração dos dados e o fornecimento de informações confiáveis chegou a hora de repensar os rumos do seu negócio.

Uma boa plataforma de gestão vai proporcionar a você e sua equipe uma segurança maior quanto aos recebimentos por diversos meios de pagamento — cartão de créditoboleto bancário, débito em conta — e realizar a conciliação financeira automática.

Growth hacking para e-commerces

Talvez você não tenha ainda ouvido falar sobre esse termo e ele não tem uma tradução específica, mas podemos entender growth hacking como uma forma de encontrar gatilhos e oportunidades para incentivar e acelerar o crescimento do negócio.

São técnicas que, quando aplicadas de forma consciente e planejada, ajudam na escalabilidade e consolidação da marca no mercado. Algumas ações de marketing diferenciadas podem ter um efeito positivo e alavancar as vendas em pouco tempo.

Encontre as que melhor se aplicam ao seu tipo de negócio e implemente o que ofereça ao cliente um serviço diferenciado e inovador — certamente o aumento e a celeridade das vendas vai apresentar eficiência na gestão financeira.

Curtiu este post? As oportunidades existem e você já está em busca delas, por isso utilizar um sistema de gestão financeira é o melhor caminho para um e-commerce crescer alicerçado. Entre em contato com a gente para conhecer nossa solução e todos os serviços agregados a ela!

Posts relacionados