Você sabe qual é a relação entre o 5g e os pagamentos digitais? Se a conexão entre uma tecnologia móvel e a otimização das transações financeiras parece distante, lembre-se de como a chegada do 4G impulsionou o mobile e outras inovações.
Agora, com a quinta geração da tecnologia, maior velocidade de conexão e transmissão de dados, a tendência é que o mercado de pagamentos, já aquecido pela economia e o maior acesso à informação, seja ainda mais impactado pelas possibilidades atreladas ao 5G.
Mas o que isso muda na prática?
Continue a leitura e saiba mais sobre a revolução 5G e as expectativas para os meios de pagamento.
Que tal ouvir esse conteúdo?
Após especulações, leilões e muita espera, o 5G começou a dar os primeiros passos em terras brasileiras.
Implantado no Brasil há pouco tempo, o 5G foi disponibilizado, inicialmente, em capitais como Brasília, João Pessoa, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Em agosto, foi a vez de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Goiânia receberem a nova versão da internet móvel.
Antes disso, o que se tinha era uma versão mais limitada da tecnologia, chamada de 5G DSS, que utilizava frequência 4G e antenas 5G.
Mas com a aprovação do novo cronograma pela Anatel, em razão de atrasos na entrega de equipamentos, a liberação da faixa 3,5 GHZ ainda precisa ser ativada em outras 15 cidades até o final de novembro.
Para a maioria dos municípios, no entanto, o prazo para a implantação completa da tecnologia pode ser um pouco mais longo: até dezembro de 2029.
Contudo, a chegada do 5G em grandes centros urbanos do país marca o início de uma nova fase da tecnologia, com impactos significativos para diferentes segmentos de negócios.
Antes de falarmos sobre a revolução 5G e os pagamentos digitais, é importante lembrar que as redes já disponíveis por aqui, como o 3G e o 4G, continuarão ativas.
Afinal, a expectativa para a implantação total da quinta geração da tecnologia tem um prazo extenso.
No entanto, as principais mudanças trazidas pelo 5G já poderão ser sentidas de imediato. Veja só.
O 5G é 20 vezes mais rápido que o 4G. Para se ter uma ideia, o 4G consegue atingir 100 Mb/s. O 5G, por sua vez, pode chegar à casa dos gigabites por segundo.
Também conhecida como “delay”, a latência é o tempo de demora entre o envio de dados, a depender do sinal de internet.
No 4G, esse tempo de espera é de 80 milissegundos. Já no 5G, esse número pode cair para 1 a 4 milissegundos.
Além da velocidade, a tecnologia 5G também consegue suportar uma quantidade muito superior de aparelhos conectados ao mesmo tempo.
Enquanto o limite do 4G é de apenas 10 mil aparelhos conectados, o 5G atinge a incrível marca de 1 milhão de conexões.
Dessa forma, diminui-se as chances de perda de sinal em ambientes lotados.
Além dos benefícios com maior velocidade para downloads e uploads em aparelhos móveis, a expectativa é que o 5G traga benefícios que impulsionam a transformação digital em larga escala, como:
Como vimos até aqui, o 5G promete trazer mudanças profundas em diversos segmentos.
Mas e quanto aos pagamentos digitais? Quais serão os impactos da tecnologia nas transações financeiras?
Confira, a seguir, quais são as principais mudanças trazidas pelo 5G e os pagamentos digitais.
A maior largura de banda e o menor tempo de latência vão acelerar os métodos de pagamento sem contato ou por aproximação, com destaque, inclusive, para as tecnologias wearable, como o smartwatches.
Com a agilidade e a conectividade proporcionadas pelo 5G, as empresas poderão analisar dados, conferir informações e impedir tentativas de fraudes de forma muito mais rápida.
Além disso, o 5G também promete impulsionar os pagamentos por biometria, tornando-os muito mais seguros, práticos e flexíveis.
Se você possui um negócio, deve saber que a experiência do consumidor é uma das métricas mais importantes de uma empresa, seja ele física ou digital.
Com a estabilidade e conectividade em tempo real, os seus clientes poderão efetuar pagamentos com muito mais fluidez e agilidade, o que contribui para uma experiência positiva e, consequentemente, uma maior taxa de conversão.
Apesar de já ter sido implantada, o 5G não é compatível com os aparelhos mais antigos.
Por enquanto, alguns dos 70 smartphones que funcionam com a tecnologia são:
Como vimos ao longo do artigo, o 5G e os pagamentos digitais estão intimamente conectados, e a expectativa é que a quinta geração da tecnologia móvel impulsione, ainda mais, as inovações no setor financeiro.
Com isso, a tendência é que o cenário que conhecemos hoje – já intensamente competitivo e dinâmico –, atinja níveis ainda mais velozes quando falamos sobre transformação digital.
Diante desse panorama, é preciso estar preparado. Afinal, o próximo capítulo da revolução em meios de pagamento já começa a dar caras.
Então, não deixe para depois. Baixe gratuitamente o seu Kit de Inovação Financeira fique por dentro de temas relevantes para o futuro financeiro dos negócios.