Receba conteúdos e novidades da iugu

O profissional que atua na área de vendas sabe que uma boa remuneração depende do seu empenho e que para isso será necessário conhecer bem do produto para oferecê-lo aos clientes. Uma boa estratégia para incentivar essa conduta é o comissionamento automático.

Com uma boa política de comissionamento, o time de vendas pode ser engajado e motivado a render cada vez, pois saberá que ao final terá um montante justo a receber por todo o trabalho desempenhado.

Neste post você vai conhecer melhor sobre o funcionamento do comissionamento de vendas, como definir e mensurar para realizar os pagamentos conforme a cultura organizacional da empresa. Boa leitura!

Como definir a comissão de vendas?

O faturamento depende das vendas e as vendas dependem do time comercial designado para promover os produtos da sua loja. Com talento e estratégias de convencimento, os vendedores se desdobram para mostrar aos clientes a importância de adquirir um produto e assim concretizar a conversão.

Esse trabalho de envolvimento tem a finalidade de aumentar os resultados da empresa, pois dele resulta o recebimento da comissão. Sobre cada venda, o time receberá um percentual determinado na política de remuneração. Mas como definir esse percentual?

Antes de determinar como pagar os profissionais do time de vendas, você precisará de uma análise minuciosa sobre o faturamento — para remunerar sem afetar a lucratividade — e sobre as metas a serem alcançadas em curto, médio e longo prazo.

Confira, a seguir, os principais tipos de comissionamento e encontre o que mais se adapta ao seu modelo de negócio.

Comissão por venda

Esse tipo de comissionamento é de fácil aplicação e praticado no mercado há mais tempo. Nele o percentual é fixado sobre cada venda realizada e normalmente pago junto com o salário sob o título de comissão.

Para incentivar o time a se dedicar mais, você poderá oferecer um adicional caso a meta seja ultrapassada. Essa simples atitude mantém os vendedores focados e tem o potencial de aumentar o resultado do mês.

Comissão por faturamento bruto

As comissões por faturamento são pagas conforme o resultado total da empresa. O faturamento completo, incluindo os custos, é a base de cálculo desse formato. A comissão pode ser paga para cada funcionário individualmente ou para o time pela performance conjunta.

Como há uma oscilação mercadológica natural e períodos sazonais, muitas empresas estabelecem critérios de comissionamento de acordo com a faixa de faturamento, o que faz com que o time se esmere mais quando a faixa estiver mais baixa que o habitual.

Comissão por margem de lucro

Antes mesmo de pensar em uma meta de vendas, no faturamento, na rentabilidade e no posicionamento da empresa no mercado, foque no time de vendas. É ele o responsável pelo sucesso de uma empresa que almeja ser bem-sucedida.

A lucratividade vai depender muito de como todos esses profissionais forem tratados e remunerados. A comissão por margem de lucro não é fácil de apurar, mas é interessante pelo fato de cada vendedor receber fixamente sobre o lucro da empresa.

Conheça bem os custos fixos e variáveis e tenha controle sobre eles. Um erro de apuração pode fazer sua empresa pagar comissão sobre um lucro inexistente. E em vez de ganhos, você terá que absorver prejuízos até consolidar o próximo ciclo.

Comissão por recebimento

Para empresas que têm negócios recorrentes ou parcelados, esse tipo de comissionamento pode ser uma boa alternativa. Isso porque quando os pagamentos são realizados por cartão de crédito, por exemplo, demoram a ser compensados, levando cerca de trinta dias para o primeiro montante.

É preciso deixar claro ao time que, assim como a empresa, receberão de acordo com o recebimento das parcelas e não imediatamente sobre o valor total da venda. Quando há uma ciência sobre o formato, tanto a empresa, quanto os funcionários terão condições de fazer um melhor planejamento financeiro.

Como realizar o pagamento do comissionamento automático de vendas?

Decidir pela automação dos recebimentos e do comissionamento de vendas é uma manobra inteligente da empresa, pois os cálculos e repasses tendem a ser melhor gerenciados quando centralizados em um só sistema.

O funcionamento é simples: as vendas acontecem, geram um valor de caixa e será preciso separar parte do montante para repassar ao profissional ou ao time responsável. Tudo isso de forma automática.

Um bom sistema permite que, assim que a venda for realizada, atribua cada valor ao destino, vinculando a comissão ao time já deduzindo as despesas. O pagamento obedece a ordem dos recebimentos e nenhuma comissão passará despercebida.

A mesma informação chegará aos departamentos de contas a pagar e ao departamento de pessoal para baixa no módulo financeiro e inclusão na folha de pagamento, respectivamente. O sistema pode ser parametrizado de acordo com as necessidades e políticas da empresa.

Com isso, você terá suporte e relatórios com todas as vendas realizadas em um período e também a comissão referente a cada uma delas em um só documento, o que facilita a visualização do histórico de faturamento e a tomada de decisão.

Quais são as vantagens de implementar essa estratégia?

A principal delas é que você não correrá o risco de deixar de pagar o que é devido. Se o time realiza as vendas, logo fará conta com aquele dinheiro da comissão. O trabalho manual abre margem para o erro por esquecimento, ou um percentual diferente do acordado.

O comissionamento automático elimina esses riscos aumentando a eficiência da empresa e a seriedade com que trata as questões de pagamento para os seus times. Caso ocorram variações, essas devem ser por algum aspecto mercadológico e nunca por um mau gerenciamento dos pagamentos.

E se você consegue visualizar essas vantagens, deve cogitar a contratação de um sistema de pagamento para auxiliar nesse processo. Com ele, não só o time de vendas, mas todos os outros departamentos trabalharão de forma integrada, facilitando a comunicação e identificação imediata de cada venda.

A iugu é uma empresa especializada em soluções integradas de pagamento online e pode ajudar a sua empresa a alcançar uma melhor performance de comissionamento automático. A integração de departamento pode ser realizada por meio da API, proporcionando maior agilidade e um gerenciamento otimizado das informações.

Você gostou deste conteúdo sobre o comissionamento automático e viu que pode ser vantajoso adotar esse sistema para melhor remunerar seu time de vendas? Então, aproveite a visita e assine a nossa newsletter para receber todas as nossas atualizações na sua caixa de entrada!

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio
Painel de controleContato comercialSeja um parceiro
Produto
CobrançasMarketplacePlanos
Informações
DocumentaçãoCentral do desenvolvedorAjuda e suporteBlogStatus do serviço
closefacebook-squarelinkedin-squaretwitterbarsinstagram