Tecnologia de pagamento via celular: será que ela veio para ficar? 

Escrito em 11 de Agosto de 2020 por Patrick Negri

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Em um mundo cada vez mais moderno em que a inovação é a palavra de ordem para trazer conforto, segurança e facilidade para todos, grande parte dos setores está se adaptando e se reinventando para atender as demandas. Nesse contexto, aparece a tecnologia de pagamento via celular, que está sendo abraçada por todo mundo e em franca expansão, como você pode observar na imagem abaixo. 

pagamento por aproximação de celular

Crédito: Statista

De acordo com levantamento do eMarketer, o mercado global de pagamentos móveis atingirá um marco importante até o fim de 2020, uma vez que a estimativa é de que mais de 1 bilhão de pessoas estejam realizando seus pagamentos por aproximação de celular. 

Nesse sentido, é essencial destacar que o crescimento não irá parar por aí. Segundo a imarc, esse segmento ultrapassará os 3 bilhões de dólares até 2024. 

Diante desses dados, é possível concluir que as empresas que não se adaptarem à tecnologia de pagamento via celular poderão perder sua fatia de mercado, não é mesmo? 

Para saber como funciona a tecnologia de pagamento via celular e descobrir se ela é segura, basta seguir com a leitura. 

O que é a tecnologia de pagamento via celular?

A tecnologia de pagamento via celular engloba diferentes inovações que possibilitam que transações sejam feitas, legalmente, por um dispositivo móvel. 

De forma simples, isso quer dizer que em vez de pagar com dinheiro ou cartão de crédito, a transação acontece digitalmente

Como acontece o pagamento por aproximação de celular?

O pagamento por aprovação de celular acontece por meio de uma tecnologia que já está presente na maioria dos dispositivos móveis: a NFC (Near Field Communication). 

Com a NFC, é possível realizar pagamentos tanto por celular, como por cartão e pulseiras. 

O seu funcionamento é bastante simples. Basta aproximar o aparelho da máquina de cartão para que a transação seja efetuada, sendo que ele dispensa a necessidade de digitar senha.

Para realizar esse pagamento digital, é preciso descobrir se o smartphone do usuário é compatível com a tecnologia NFC. 

No geral, os aparelhos mais novos já podem efetuar esse tipo de transação sem problemas. No entanto, em caso de dúvida, basta que a pessoa procure no manual de seu aparelho e acione o serviço. 

Em seguida, ela só precisa cadastrar os seus dados principais  e as informações de seu cartão de crédito ou de débito na plataforma dos seus dispositivos. 

Cada marca de celular conta com uma ferramenta diferente, sendo as mais conhecidas: Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay .

Depois de todos os dados estarem registrados na plataforma do smartphone, o usuário já está apto a efetuar um pagamento por NFC. 

Para tanto, no momento da compra, ele precisa informar à pessoa do estabelecimento que deseja efetuar a transação dessa forma. 

Assim, ela libera essa função em sua máquina e, logo, o comprador já pode encostar o celular nela para efetuar o pagamento. Caso o valor da transação seja alto, ele precisará digitar a senha de seu cartão. 

Para entender melhor como acontece o pagamento por aproximação de celular, indicamos que assista ao vídeo abaixo: 

 

 

A tecnologia de pagamento via celular é segura?

A tecnologia de pagamento via celular por NFC é segura, pois tem como base um sistema de criptografia que protege os dados armazenados e que, assim, dificulta o acesso de outras pessoas. Além disso, essa tecnologia bloqueia o pagamento em caso de duplicidade. 

No entanto, apesar de segura, é fundamental que os usuários que realizam esse tipo de pagamento fiquem atentos. Isso porque em caso de roubo ou perda de celular, o sistema dificulta o acesso, mas não impossibilita totalmente que compras indevidas aconteçam. 

Quais são os outros tipos e tecnologia de pagamento via celular?

Além da NFC, há outros tipos de tecnologia de pagamento via celular, como:

1. QR Code

O QR Code nada mais é do um código de barras que contém mais tipos de informações e pode ser personalizado. Esse código pode ser lido tanto por um celular como por outro dispositivo móvel que tenha câmera e acesso à Internet. 

Para tanto, a pessoa só precisa apontar a câmera do seu aparelho para o código do aplicativo que logo o escaneia e assim realiza o pagamento.

2. Maquininhas de cartão

As maquininhas de cartão podem funcionar tanto com um dispositivo móvel como sem ele. Elas são muito populares entre os pequenos empreendedores pois, no geral, são baratas. 

Algumas delas aceitam a tecnologia NFC e, por serem pequenas, podem ser levadas no bolso e transportadas para qualquer lugar.

3. MST 

Similar à tecnologia NFC, por não precisar de contato, a MST é uma inovação em termos de pagamentos, uma vez que possibilita que as transações aconteçam por ondas sonoras. 

A MST não precisa da Internet para funcionar e suas ondas são enviadas para o dispositivo móvel por meio de um terminal. Logo, o aparelho converte essas informações em sinais analógicos e, assim, o pagamento é realizado. 

4. WAP

Outro tipo de pagamento comum via celular é por meio da tecnologia Wireless Application Protocol (WAP). Essa solução, no entanto, exige a internet para funcionar.

Por meio dessa inovação, é possível acessar sites e, logo, realizar compras de acordo como o meio de pagamento oferecido, seja ele por boleto bancário, cartão de crédito ou débito. 

Neste texto,você entendeu o que é e como funciona a tecnologia de pagamento via celular. O que achou deste conteúdo? Tem alguma dúvida? Compartilhe sua opinião com a gente!

Como o assunto é pagamentos e tecnologia, que tal dar uma turbinada no sistema de pagamentos de seu empresa com uma solução que ofereça segurança, praticidade e agilidade? 

Para isso, existe a iugu, uma plataforma pioneira do gênero e que conta com o melhor custo-benefício do mercado! Quer saber mais? Então, converse com um dos especialistas da iugu! 

Crédito da foto de capa: Freepik

Posts relacionados