Durante conferência privada da Amazon, o presidente da empresa, Jeff Bezos, entrou no palco vestindo um terno robótico, chamando a atenção de todos e virando assunto da imprensa internacional e das redes sociais. Bezos pode ser citado como um dos CEOs atuais que sabe o que é storytelling e como usar esse recurso para vender suas ideias.
Contar histórias é uma ferramenta que traz excelentes resultados para a aquisição de novos clientes e até fãs da marca. Isso vale também para organizações do setor de tecnologia, que usam recursos como esse para se manterem sob os holofotes.
Quer saber mais sobre o storytelling e como usá-lo para captar clientes no nicho de TI? Então, continue a leitura!
Podemos definir storytelling como a arte de comunicar uma ideia com o uso de recursos linguísticos e visuais, por meio de uma narrativa envolvente com começo, meio e fim.
Por que esse recurso é tão importante? A resposta está no cérebro humano, que tem mais facilidade para reter histórias, que tenham uma evolução e um contexto, do que dados soltos. Uma boa história é capaz de humanizar e aumentar a proximidade com as pessoas.
Uma boa história ativa partes do cérebro que, com a ajuda da imaginação, levam o cliente para dentro daquela experiência. Esse processo estimula a liberação de dopamina, facilitando a associação e as lembranças.
Além disso, quando a narrativa é bem construída, ela inspira e motiva o ouvinte a agir. Isso significa que, ao acoplar uma boa história sobre o seu produto, seu consumidor em potencial tem uma propensão muito maior de comprar com você.
O storytelling pode ser usado como uma ferramenta poderosa de marketing. Isso porque, quando a história é bem construída, ela é capaz de chamar a atenção do público e despertar sentimentos positivos que estimulam os clientes a adquirirem seus produtos ou serviços.
Entenda como o storytelling atua no público.
Uma boa história desperta a empatia, elemento essencial para que os clientes se identifiquem e estabeleçam uma conexão com a sua empresa. Além de fazer com que essas pessoas fiquem mais propensas a comprar com você, elas provavelmente passarão a ser clientes fiéis se houver qualidade no serviço e no atendimento, pois já estabeleceram uma certa ligação emocional.
As histórias despertam emoções no público, e são praticamente um convite para que ele participe e relate suas experiências. Isso traz um engajamento muito maior. Pode perceber que empresas que trabalham com esses recursos têm um número maior de curtidas e comentários nas redes sociais, aumentando a sua relevância e a capacidade de atrair ainda mais pessoas.
Conhecendo um pouco mais sobre o storytelling e como ele impacta o seu público, conduzindo-o para que ele passe a integrar a sua base de clientes, fica fácil entender por que tantos empreendedores estão usando esse recurso, assim como Bezos fez na conferência da Amazon.
Para ajudar você a também aplicar o storytelling, reuni algumas sugestões de uso dessa estratégia para a sua empresa.
Apenas mostrar a sua solução e informações técnicas certamente vai deixar as pessoas entediadas. Conte todo o processo por trás da criação e procure links com histórias que sejam comuns às outras pessoas para despertar a empatia.
Incluir esses elementos de storytelling na apresentação provoca o envolvimento do público e aumenta a possibilidade de que as pessoas comprem o que você está lançando ou falem disso para seus amigos.
Somos indivíduos totalmente diferentes ― temos preferências e aspirações distintas. Mas, os sentimentos unem todos os humanos, pois todos nós já sentimos tristeza, dor, alegria, esperança e medo em algum momento da vida.
Em seu uso do storytelling, sempre busque estimular emoções em comum com o cliente. Isso vai despertar a identificação e fazer com que seu consumidor em potencial estabeleça uma conexão mais forte com a sua marca.
Os profissionais de TI enfrentam problemas constantes, que vão desde questões técnicas até dificuldades para lidar com as exigências dos clientes.
Quais problemas a sua solução realmente resolve? Foque nos problemas que as equipes de tecnologia normalmente enfrentam e mostre como a sua solução pode resolver essas dificuldades.
Ao mostrar todos esses benefícios, o cliente entenderá que realmente precisa do seu produto e certamente fará a compra em algum momento.
O pitch de elevador é um discurso rápido e bem estruturado, capaz de “vender o seu peixe”. Incluir técnicas de storytelling nessa abordagem ajuda a envolver o interlocutor e despertar seus sentimentos durante a história, abrindo portas para que ele aceite a sua abordagem e argumentos.
Mas lembre-se de que uma das principais características do pitch de elevador é a objetividade. Construa uma história, mas que seja concisa e, ao mesmo tempo, envolvente.
Como citei um pouco acima, as histórias não precisam ser contadas apenas verbalmente. Existem diversos elementos que podem ser aplicados para tornar a sua narrativa mais interessante e engajadora. Você pode usar recursos sensoriais, música, imagens, vídeos ― tudo isso vale para contar uma boa história e envolver seus futuros compradores.
Provavelmente, você já encontrou uma boa história contada nas redes sociais, que atraiu muito engajamento e colocou a marca em destaque, por meio de recursos interativos. Esse é um bom exemplo do uso criativo do storytelling.
Usar esse diferencial vai ajudar muito na prospecção de novos clientes e pode aumentar significativamente o faturamento da sua empresa.
Neste post, expliquei o que é storytelling, como ele pode ajudar a sua empresa e atrair clientes da área de tecnologia. Mesmo que essas pessoas trabalhem com recursos mais objetivos, uma boa história é capaz de atraí-las e ser convertida em situações favoráveis.
E você, gostou deste conteúdo? Acha que ele pode ser útil e quer receber mais informações como essa? Aproveite então para assinar a newsletter da iugu. Me comprometo a enviar emails avisando sobre novas publicações, sempre com temas que podem impulsionar seu negócio!