Agenda de papel, planilhas físicas e talões de recibo. Algum desses itens ainda faz parte da sua rotina de vendas? Se sua resposta foi sim, você pre-ci-sa ler nosso artigo de hoje! Falaremos sobre ferramentas de vendas e softwares que chegaram para ficar e que fazem o papel destes e de outros instrumentos de trabalho de forma efetiva e muito mais dinâmica!
Fizemos uma lista com 14 softwares de vendas que não podem ser deixados de lado em sua rotina comercial, separados em 3 diferentes segmentos: produtividade/organização, comunicação e gestão. Confira nosso índice:
Boa leitura!
Maior concorrência, margens apertadas, mudanças estruturais no departamento, clientes cada vez mais independentes e exigentes... essas são apenas algumas das transformações ocorridas nos últimos anos. Diante de um cenário tão diverso, como o seu setor comercial se prepara?
Não nos diga que os hábitos continuam os mesmos! Se o mercado muda, se a rotina se dinamiza e se a demanda dos vendedores se transforma, é preciso transformar os métodos de trabalho também.
Por isso mesmo, ter ferramentas de vendas digitais ao alcance da equipe é importante. Dessa forma, o trabalho dos vendedores se torna mais ágil (uma vez que a tecnologia reduz distâncias físicas, auxilia no armazenamento de dados e ainda ajuda a minimizar erros ocorridos por falta de comunicação ou de informações) e mais assertivo.
Com a ajuda de um bom software de vendas, por exemplo, é possível mapear o mercado, entender o comportamento do cliente, elaborar um discurso de vendas coerente com as expectativas do consumidor, divulgar o produto ou serviço, e fortalecer o relacionamento com consumidores cativos e com os potenciais clientes da empresa. .
Entendeu a importância de agregar ferramentas de vendas à rotina, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe. Siga para o próximo tópico e veja nossa lista com o TOP 11 softwares de vendas que não podem faltar na sua rotina comercial.
A seguir, você confere nossa seleção com 11 ferramentas de vendas que podem te ajudar a revolucionar o dia a dia de todo o time de vendas. Para facilitar a compreensão, segmentamos a lista em 3 grandes grupos: produtividade/organização, comunicação empresarial (interna e externa) e gestão.
Confira a seguir as nossas dicas!
Uma boa gestão administrativa e de vendas passa pela adoção de um sistema organizado de controle de demandas. Nesse sentido, nossa primeira indicação de software de vendas é o Trello, ferramenta digital baseada na metodologia ágil japonesa Kanban, que utiliza “cartões” para acompanhar o fluxo dos projetos.
O acesso ao Trello é gratuito e sua interface é bastante intuitiva, permitindo um acompanhamento colaborativo do status das demandas no setor ou na empresa.
Outra alternativa de sistema de gestão de projetos, o Asana é uma opção para empresas que lançam mão da organização como estratégia para aumentar a produtividade da equipe.
Neste caso, além de permitir uma organização de tarefas em quadros (semelhante à do Trello), o Asana também ajuda a otimizar a rotina por meio da automação de processos.
É possível, por exemplo, atribuir trabalhos e definir datas de conclusão, de forma automatizada, liberando a equipe para se concentrar em etapas estratégicas da rotina.
O Evernote surgiu para te ajudar a se despedir do seu caderninho de notas. Trata-se de uma das ferramentas de vendas mais usadas por agentes externos e vendedores que gostam de armazenar informações-chave durante uma chamada telefônica ou uma reunião.
Com o sistema, você otimiza seu fluxo de trabalho concentrando, em um só lugar, notas de texto, imagens e vídeo, capturas de páginas da internet, diferentes blocos de anotação para diferentes clientes ou situações e por aí vai.
Quer estimular a inovação organizacional na sua empresa? Então elimine métodos arcaicos de comunicação e abra alas para ferramentas de vendas inovadoras! Com o Slack, por exemplo, e-mails desnecessários podem se tornar rápidas conversas para tirar dúvidas ou trocar informações sobre clientes, tickets de suporte etc.
Além disso, a ferramenta permite a criação de canais que ajudam a estimular a colaboração entre equipes e a sintonia entre os setores.
Veja mais sobre o Slack:
Popularizado durante a pandemia do novo coronavírus, em 2020, o Zoom tornou-se a escolha de muitas empresas para realizar reuniões internas de equipes remotas e contatos com o cliente.
Trata-se de uma ferramenta paga, mas que oferece uma versão gratuita para quem realiza reuniões com público restrito (para até 2 pessoas, a plataforma libera acesso ilimitado ao ambiente de reunião) ou de curta duração (para públicos maiores do que 2 pessoas, o tempo máximo permitido por reunião é de 40 minutos).
Seja qual for o seu modelo comercial (vendas externas ou internas), o atendimento ao cliente online precisa ser tratado com atenção. Dessa forma, é preciso contar com plataformas que permitam a realização de reuniões e contatos ágeis com o consumidor conforme sua demanda.
Nesse caso, o Google Meet se torna uma boa opção. O agendamento da reunião pela plataforma gera, automaticamente, um evento na agenda Google dos envolvidos, com o link de acesso e a chave de entrada no ambiente virtual.
A gestão de dados e indicadores é uma etapa importante para garantir, ao setor de vendas, mais assertividade na estratégia. Com a avaliação da performance de diferentes canais de captação de leads oferecida pelo Google Analytics, é possível aprofundar os resultados apresentados nos relatórios de vendas. Assim, a empresa entende o perfil do consumidor, seus hábitos na rede e o desempenho dos seus canais digitais (como o site e as redes sociais).
Para os negócios que já estão mais avançados em Business Intelligence (inteligência de dados) e utilização de dados para fins comerciais, o Tableau é uma ferramenta de vendas recomendada.
Ela possibilita a combinação de diversas fontes de dados, arquivos e planilhas, condensando os dados e originando painéis inteligentes para o gerenciamento das análises.
Setores comerciais ligados à transformação digital precisam incluir, em seu portfólio de ferramentas de vendas, uma plataforma de automação de marketing, como a RD Station.
Com esta ferramenta de vendas online, é possível gerenciar campanhas digitais (com foco em Inbound Marketing), incluindo ações como:
O controle financeiro da sua empresa te dá dores de cabeça? Então você precisa conhecer a iugu, nossa dica de software de automatização de vendas voltado para a gestão financeira.
Com essa plataforma completa de pagamentos, o gerenciamento acontece do faturamento até a liquidação, com a ajuda de tecnologias inteligentes de fácil utilização.
Veja mais sobre a iugu no vídeo abaixo:
Por fim, uma dica de software de vendas para a gestão do relacionamento com o cliente: o CRM Agendor. Trata-se de uma plataforma de gestão comercial com versões web e mobile (Android e iOS) que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas B2B.
O CRM ajuda as equipes de vendas na prospecção de novos clientes, organização de cadastros e no gerenciamento do processo de vendas e do planejamento comercial. Como consequência, garante um relacionamento com o cliente cada vez melhor e ajuda a incrementar sua estratégia de vendas!
Com a nossa lista de ferramentas de vendas, sua equipe tem em mãos tudo o que precisa para performar com mais segurança e tranquilidade. Teste cada uma delas na rotina de vendas e sinta na pele os resultados!
*Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.