Faturamento em alta, descontos e promoções imperdíveis: essas foram as expectativas para a Black Friday 2022. Entretanto, os resultados da data mais aguardada do varejo deixaram a desejar.
Dentre os fatores que impactaram a queda nos lucros no e-commerce, a Copa 2022, a antecipação de ofertas e a volta das compras físicas figuram como os mais importantes.
Veja, a seguir, quais foram os resultados da Black Friday 2022.
Apesar da coincidência entre a Copa do Mundo e a Black Friday 2022, que prometia boas expectativas para as vendas, o resultado não foi como o esperado.
Dentro do campo entre os gigantes dos eventos, a Copa levou a melhor, e as vendas da Black Friday foram negativamente impactadas.
De acordo com um levantamento da Neotrust em parceria com a ClearSale, de quinta-feira, véspera da Black Friday, até as 19h do dia 25, data da Black Friday, as vendas caíram mais de 30% em comparação a 2021.
Na véspera do evento, que coincidiu com a estreia da seleção na Copa, as vendas caíram 35,56% em valor.
Ainda segundo a pesquisa, a Black Friday 2022 registrou um faturamento total de R$ 6,1 bilhões, uma queda de 23% em relação ao mesmo período de 2021 (R$ 7,9 bilhões).
A consultoria afirma que este foi o pior resultado para a data desde que ela passou a fazer parte do calendário nacional.
Diante da coincidência dos eventos, muitos varejistas apostaram na antecipação das ofertas de Black Friday a fim de evitar que ela fosse ofuscada pelos jogos.
De acordo com a consultoria Linx, a diluição das promoções durante o mês de novembro foi uma razões para a queda nas vendas no dia oficial da Black Friday.
Além disso, a volta do varejo físico e o cenário macroeconômico brasileiro também impactou o resultado do e-commerce.
Mesmo com o desempenho fraco em comparação a 2021, as TVs, os alimentos e bebidas foram as categorias que mais atraíram os consumidores.
Além disso, a Black Friday 2022 teve outras categorias de destaque em vendas e faturamento.
Dentre os segmentos que mais faturaram, estão:
Quanto às vendas, os segmentos de destaque foram:
Entre os principais meios de pagamento da Black Friday 2022, o cartão de crédito levou a melhor (50,16%), já que ele possibilita o parcelamento de compras com maior ticket médio.
Além dele, outros meios de pagamento de destaque foram:
E você, gostou de saber mais sobre os resultados da Black Friday 2022? Para continuar por dentro das novidades sobre meios de pagamento, negócios, finanças e tecnologias, assine a newsletter da iugu!