Quando falamos em gestão financeira, nos referimos a um processo com múltiplas camadas. Para além das atividades burocráticas, do fluxo de caixa e da análise minuciosa de indicadores, práticas como reduzir a inadimplência nas empresas e estimular o cumprimento dos prazos fazem parte dos desafios diários.
Considerando que, de acordo com o Serasa, no Brasil, somente em abril de 2024, o número de inadimplentes ultrapassava os 73,4 milhões, conhecer boas técnicas para reduzir a falta de pagamento pode fazer a diferença na saúde financeira e no crescimento sustentável do negócio.
Se você quer conhecer boas estratégias para resolver o problema de inadimplência, continue a leitura deste artigo!
A melhor forma de reduzir a inadimplência nas empresas é conhecer o perfil dos seus clientes, realizar um fluxo de caixa minucioso e explorar diferentes táticas para estimular o cumprimento dos prazos acordados. Nesse sentido, a tecnologia financeira é uma aliada poderosa, uma vez que viabiliza a automação de mensagens e a personalização de réguas de cobrança.
Como você viu acima, não existe uma receita de bolo pronta para diminuir a inadimplência na empresa. No entanto, experimentar diferentes estratégias te ajuda a encontrar aquelas que se encaixam melhor nas características do seu negócio e do público consumidor.
As 6 principais estratégias para reduzir a inadimplência nas empresas são:
Entenda mais detalhes sobre cada uma!
O primeiro passo para compreender como reduzir a inadimplência na sua empresa é conhecer o perfil do seu cliente. Como ele compra? Com que frequência? Usando quais meios de pagamento? E mais: quais são seus hábitos? Quando ocorre, qual o motivo da inadimplência?
Conhecer as respostas às perguntas acima ajuda a traçar um plano de ação mais conectado com a realidade do negócio, e, portanto, potencialmente resolutivo.
Dicas para entender o perfil do cliente:
Tão importante quanto conhecer as preferências do seu cliente é se certificar de que sua empresa as atenda. Nesse sentido, ampliar o leque de meios de pagamento pode ser uma forma de reduzir a inadimplência.
Isso porque, quando o comprador não encontra a alternativa de sua preferência, pode considerar a experiência de fechamento difícil e até desistir do processo. Quer um exemplo?
Imagine que você seja o gestor de um e-commerce. Até pouco tempo, o único meio de pagamento habilitado na plataforma era o boleto. No entanto, seus clientes que buscam praticidade e agilidade gostariam de usar outras alternativas, como Pix e Cartão de Crédito.
Diante do cenário, muitos deles desistem da compra. Outros emitem o boleto, mas se esquecem de pagar. Você não quer passar por uma situação como esta, certo?
Se você gerencia um negócio que permite a contratação em médio e longo prazo (como academias de ginástica, instituições de ensino, streamings, serviços de assinatura ou SaaS), a recorrência é uma alternativa poderosa para combater a inadimplência.
Muitas vezes, o exercício de pagamento manual das mensalidades se torna um trabalho indesejado para os compradores. Muitos evitam fazê-lo e outros se esquecem de quitar o valor na data correta.
Com uma ferramenta de cobrança recorrente, o processo é automatizado, e o valor, descontado periodicamente do meio escolhido (Pix ou Cartão) sem que você ou seu cliente precisem fazer nada.
Dê o play no vídeo abaixo e saiba mais sobre cobranças recorrentes:
Suas mensagens de cobrança não surtem efeito? Possivelmente, você precisa adicionar dois ingredientes à fórmula: consistência e personalização.
Com uma régua de cobrança, você programa o envio de mensagens em intervalos predeterminados, e adiciona elementos de personalização que conectam a mensagem ao histórico do cliente — como os canais usados no envio das comunicações.
Você pode, por exemplo, programar o envio de uma mensagem via e-mail logo após a compra, com o prazo de pagamento, um SMS 5 dias antes do vencimento, um WhatsApp, um dia antes, e, por fim, um lembrete final na data determinada.
Se o cliente não quitar a dívida, você pode criar novas réguas, agora, focadas na importância de regularizar a situação com a empresa.
Reconhecer os clientes adimplentes também é uma forma de combater o não pagamento! A prática estimula o cumprimento dos prazos por meio do reforço positivo. Você pode configurar descontos por pagamento antecipado da fatura, por exemplo, ou oferecer valores mais atrativos para clientes que possuam planos mais longos. Personalização é a chave.
De quebra, impulsiona estratégias de upsell (venda de produtos em versões “superiores” às adquiridas) ou cross-sell (oferta de produtos relacionados) atreladas a descontos especiais.
Por fim, para simplificar a gestão de múltiplos meios de pagamento, programar réguas de cobrança efetivas e gerenciar pagamentos recorrentes, conte com a ajuda da tecnologia financeira.
Além das funcionalidades acima, o recurso ajuda a fazer conciliação financeira (e reduzir as chances de prejuízos originados de transações incompletas) e centraliza dados chave sobre operações de compra e venda.
Certamente, ler o tópico anterior despertou a sua curiosidade sobre o poder da tecnologia para reduzir a inadimplência nas empresas, acertamos? A verdade é que uma boa plataforma de serviços financeiros faz isso e muito mais.
Com uma boa ferramenta, você otimiza processos de gestão, acompanha índices de inadimplência, centraliza sua gestão de caixa, faz movimentações financeiras com segurança e acompanha o fluxo de forma simples e descomplicada.
Sabe qual plataforma entrega todas essas funcionalidades (e mais algumas)? A iugu: plataforma completa de serviços financeiros para gestão de caixa e automatização de meios de pagamento!
Que tal conhecer o portfólio de serviços da iugu e entender como nossas soluções se adaptam perfeitamente às suas necessidades? Comece com a ferramenta de cobrança recorrente, sua aliada no combate à inadimplência!