O modelo de entrega de produtos digitais como serviço vem revolucionando o mercado em pouco tempo. De um lado, ele traz mais comodidade e flexibilidade para o uso de soluções por clientes. De outro, vantagens de gestão e finanças para os negócios. Diante desse cenário, entender como implementar o modelo de recorrência para SaaS pode ser uma vantagem competitiva.
Neste artigo, preparamos um guia rápido e objetivo sobre o modelo de recorrência.
Veja, a seguir, o que é esse tipo de pagamento, suas vantagens e como você pode implementar. Confira!
Quando analisamos o percurso mercadológico de várias soluções e serviços digitais, vemos que existe uma grande tendência acontecendo nos últimos anos.
Por exemplo, o modelo de compra de licenças, normalmente, é substituído pelo chamado SaaS, ou Software como Serviço.
A maior diferença está no modo de pagamento.
Em vez de pagar uma vez por um produto digital, o usuário dilui esse valor em uma assinatura periódica.
Dessa maneira, ele paga o preço adequado e pelo tempo necessário para ter sua demanda atendida. Esses planos se encaixam em uma modalidade de cobrança recorrente.
Na teoria, a recorrência SaaS parece muito um modelo de assinatura tradicional, mas existem algumas diferenças.
Quando olhamos para o que era feito até pouco tempo com o SaaS, notamos que a cobrança anterior não era tão atrativa para clientes.
Naquele caso, a assinatura era, na verdade, uma compra parcelada. O usuário se comprometia com um grande valor de uma vez e apenas pagava em período diluído.
A recorrência, por outro lado, não exige essa barreira de entrada.
Como a empresa utiliza um sistema de automação de pagamentos e cobranças, o valor é automaticamente debitado do cartão (ou um boleto é gerado), diante do vencimento daquele período combinado em contrato.
Dessa forma, todo o processo é feito sem a necessidade de interferência humana, o que aumenta muito a eficiência e o retorno para o negócio que investe na tecnologia.
A facilidade de utilizar um sistema de pagamento recorrente, é um benefício que está revolucionando o mercado. Veja o que esse modelo traz de mais importante para o sucesso do seu produto ou serviço digital.
Reforçando este ponto que talvez seja o principal: investir em recorrência automatizada é ter um processo mais simples de cobrança, e ainda mais, de pagamento.
Na maioria dos casos em que as assinaturas são pagas com cartões de crédito, nenhuma das partes precisa de qualquer ação para manter o plano ativo.
Isso é bom, inclusive, para controle de inadimplência, além de manter o seu fluxo de caixa mais saudável e estável ao longo do tempo.
Assinaturas no modelo de compra parcelada exigem comprometimento de limites de cartão, e também do tempo que o cliente ficará preso àquela solução.
Muitas conversões são perdidas por causa disso. Com uma barreira de entrada bem menor, você consegue converter mais e, então, usar a qualidade do serviço para mantê-los por mais tempo.
Sim, a recorrência para SaaS ajuda muito na fidelização. Parece contraditório, já que o cliente pode parar de usar o serviço quando quiser. No entanto, é exatamente essa simplicidade que conquista o público.
"Prender" o público a um plano hoje é visto como uma prática pouco desejável.
O foco deve ser em um relacionamento, uma parceria entre as partes. Sem o peso da obrigação, os clientes ficam mais abertos a experimentar, testar, entrar em contato e demonstrar o que acham do seu serviço. Você cria uma base mais sólida e participativa.
Clientes fidelizados, pagamento automatizado e menos inadimplência. O resultado dessa combinação não poderia ser outro. Sua empresa ganha estabilidade de faturamento, conseguindo projetar receitas e custos em prazos maiores.
Com isso, você consegue levantar um pouco mais os olhos e mirar no futuro, como novos projetos, produtos e estratégias. É possível investir com menos riscos e buscar tendências antes dos concorrentes.
Quando você, finalmente, implementar sua estratégia de recorrência para SaaS, vai perceber uma melhora considerável em vários aspectos internos de gestão financeira e administrativa.
Mas, medindo os indicadores certos, também consegue perceber a melhora nos ganhos relacionados à retenção de público.
Estudando esses números, é possível aprimorar ainda mais a estratégia, ajustar preços, planos e ofertas para faturar cada vez mais. Veja os KPIs principais da recorrência.
Quando falamos em menos barreiras de conversão, estamos entrando diretamente na influência do CAC — o valor que você gasta para conseguir cada novo cliente.
É um indicador mais voltado para o marketing, mas acompanhá-lo na implementação de pagamento recorrente, pode mostrar os fatores mais relevantes para atrair novos assinantes.
Outra vantagem de automatizar o pagamento é ter mais flexibilidade de criar planos e pacotes especiais com valores distintos.
Aproveite o momento para experimentar novas combinações entre preços e oferta. Assim, você pode otimizar o ticket médio em geral.
A taxa de churn demonstra a porcentagem de clientes convertidos que deixam de ser recorrentes, depois de determinado período.
A tendência é que esse indicador melhore bastante com a recorrência para SaaS, mas é sempre bom analisar e entender esses números para mantê-los, ainda mais tempo, consumindo suas soluções.
Que tal mensurar seu sucesso perguntando diretamente aos seus clientes? O Net Promoter Score, demonstra a satisfação e a propensão da sua base de indicar o serviço ou produto à outras pessoas.
Você pode fazer pesquisas NPS específicas para preços, períodos de vencimento e ofertas. Assim, encontrar um equilíbrio perfeito entre o que cobra, como cobra e o que entrega.
Cada negócio tem sua própria solução digital, forma de entrega e estratégia de faturamento. Ou seja, não existe um plano universal de implementação.
Mas podemos terminar apontando para um caminho que talvez seja melhor para todos, ou pelo menos, para a maioria seguir: o investimento em uma boa solução automatizada de pagamento recorrente.
Plataformas especializadas não só garantem a eficiência do processo, como fornecem dados para indicadores e auxiliam na busca por aprimorar questões como inadimplência.
Com um bom sistema em mãos, é hora de traçar planos, buscar as melhores condições de pagamento, prazos, entender a expectativa do cliente e se adequar a ela. A recorrência SaaS é um passo que coloca a sua empresa no futuro.
E aí, gostou das dicas? Então, que tal impulsionar o seu negócio com a ajuda da tecnologia?
Se esse modelo faz sentido para sua empresa, conheça a solução de cobranças recorrentes da iugu e fale com nossos especialistas para tirar suas dúvidas!