Como fazer um planejamento financeiro empresarial?

Escrito em 22 de Agosto de 2018 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Saber como fazer um planejamento financeiro empresarial é uma estratégia essencial para todos os negócios. Isso porque, para você ter uma ideia, de cada quatro empresas, uma fecha antes de completar dois anos de existência. 

Segundo entrevista com o educador financeiro Reinaldo Domingos, um dos motivos para a falência é que, para muitos gestores, gerenciar as finanças é um processo desafiador:

"Quando essa responsabilidade se junta às demais, como a gestão da produção e de funcionários, surge o risco de não dar a atenção necessária a determinados fatores, como dívidas ou necessidades de investimento, o que pode colocar o negócio em risco”, explica o especialista.

Diante desses fatos, é preciso tomar atitudes realistas e assertivas. Logo, saber como fazer um planejamento financeiro empresarial é uma delas. Afinal, você não quer que seu negócio faça parte dessas terríveis estatísticas, não é mesmo?

Como fazer um planejamento financeiro empresarial eficiente: analisando o cenário

O primeiro passo para saber como fazer um planejamento financeiro empresarial eficiente é conhecer o cenário atual da companhia. Nesse contexto, é preciso fazer um levantamento:

  • Saldos de todas as contas;
  • Despesas;
  • Previsões de entradas.

Com esses dados em mãos, é possível verificar a situação real de seu negócio. Com isso, você será capaz de identificar possíveis problemas que demandem intervenção.

Por exemplo, os valores acumulados nas contas de investimento podem não render conforme o esperado. Portanto, antes de pensar em novos investimentos, esse fator deverá ser considerado no planejamento

O entendimento da situação atualizada é ainda mais importante se a sua empresa estiver com alguma dívida. Nesse caso, é preciso fazer um levantamento de credores e valores devidos a cada um. Isso ajudará a desenvolver uma estratégia mais eficaz para quitar tudo e começar a aproveitar os lucros de outra forma.

Para evitar o endividamento, saber como fazer um plano financeiro de uma empresa é fundamental. Isso porque, por meio dele, é possível verificar pontos essenciais, como variações no fluxo de caixa. Dessa forma, ao analisar que as vendas estão caindo, por exemplo, evita-se gastar, solicitar empréstimos e gerar mais dívidas. 

Como o assunto planejamento estratégico financeiro é de seu interesse, indicamos que leia nosso e-book:

Nova call to action

Para saber como fazer, recomendamos que acompanhe o passo a passo de um planejamento financeiro empresarial de sucesso:

1. Faça uma previsão de orçamento

A previsão orçamentária é imprescindível para o sucesso de um planejamento estratégico financeiro. 

É ela que vai subsidiar as principais informações relativas à previsibilidade financeira da empresa. Em contrapartida, sem ela, suas decisões serão verdadeiros “tiros no escuro”.

Dessa forma, é crucial saber qual é a previsão de faturamento para os próximos meses. Isso pode ser feito com base em dados do histórico de anos anteriores e em estimativas de mercado. 

Outro ponto relevante é considerar as metas de vendas da equipe comercial. O importante é garantir que a previsão seja feita de forma realista e factível. Assim, os riscos de errar em seu planejamento estratégico financeiro diminuem.

2. Compreenda seus custos

O próximo passo para saber como fazer um planejamento financeiro empresarial eficaz é ter uma ampla visão sobre os seus custos. Essa dica vale ouro porque muitos gestores se atrapalham com detalhes.

Sabe aqueles gastos simples que passam geralmente despercebidos? Pois é, de inofensivos eles não têm nada. Muito pelo contrário, caso não os note e administre, eles podem prejudicar muito a saúde financeira de sua organização. 

Portanto, é preciso esmiuçar todos os custos para ter uma conta precisa. Comece pelos custos diretos e indiretos, depois some os valores que mantém a sua empresa aberta e, por fim, inclua os custos variáveis e fixos.  

  • Nos custos fixos, considere itens básicos como salários, aluguel e gastos com água, energia, telefone e internet.
  • Já nos variáveis, lembre-se de considerar matéria-prima e, até mesmo, mão de obra temporária.

Isto é importante especialmente para negócios que estão no início. Se este é o seu caso, não deixe de fazer um curso de planejamento financeiro para entender seus custos iniciais, fixos e variáveis.

Além disso, é relevante se atentar para o pagamento de taxas e tributações. Eles podem exercer um impacto considerável, dependendo do seu tipo de negócio.

3. Entenda e registre sua movimentação financeira

O dia a dia do setor financeiro de uma PME pode ser caótico. Em geral, são poucas pessoas para dar conta de muito serviço. Logo, é preciso garantir uma organização mais apurada e, assim, evitar erros.

Para tal, o registro de toda a movimentação é crucial. Por meio dele, fica mais fácil controlar cada conta. Afinal, é preciso ter as informações disponíveis em algum lugar para, então, analisá-las. A seguir, confira alguns tipos de análises importantes: 

  • Movimentação diária

Para entender sua movimentação financeira, é preciso analisar as entradas e saídas sob diferentes pontos de vista. O primeiro deles é a movimentação diária.

Dados como quantidade de boletos emitidos e volume de transações podem ajudá-lo a fazer um planejamento mais efetivo sobre o seu fluxo de caixa, por exemplo.

  • Movimentação semanal

Por sua vez, os dados semanais demonstram algumas recorrências significativas para uma análise um pouco mais ampla.

Com eles, você pode fazer uma avaliação um pouco mais ampla, ao verificar padrões repetidos, como movimentações maiores e menores em determinados dias.

  • Movimentação mensal

Já os dados mensais cobrem os principais custos fixos. A partir deles, fica mais fácil ter uma previsibilidade maior da distribuição mensal dos valores.

Logo o processo de resgate de investimentos também se torna mais simples. 

  • Análises mais longas

Por fim, as informações em períodos maiores — como trimestrais, semestrais e anuais — são fundamentais para entender a evolução de seu negócio.

Por meio delas, é possível verificar se é necessário se dedicar a um ponto mais crítico ou, até mesmo, saber se sua empresa cresceu além das expectativas. 

4. Defina uma rotina de negociação com fornecedores

Definir uma rotina de negociação com fornecedores é uma boa prática para manter dinheiro em caixa e não ficar descoberto.

Para garantir o sucesso desse processo, é importante contar com fornecedores com quem a sua empresa já tenha uma relação duradoura.

Dessa forma, você conseguirá otimizar os prazos de pagamento sem se preocupar com falhas posteriores em relação aos seus serviços. 

5. Trabalhe com cenários diferentes

Dentro do processo de saber como fazer um planejamento financeiro empresarial de sucesso, lidar bem com imprevistos é uma tática essencial. Para isso, a primeira atitude é tentar prever diversos cenários. Isso, é claro, deve ser feito de forma consciente e fundamentada. 

Com base na análise dos dados financeiros da empresa e de tendências de mercado, você pode concluir alguns caminhos possíveis. Para cada um deles, estabeleça um plano diferente. Lembre-se de incluir nesse planejamento situações mais críticas, como a de faturar bem menos por um longo período.

Se você se preparar para diversos cenários, suas chances de acertar algum deles é muito maior. Sendo assim, mesmo que as coisas se encaminhem para a imprevisibilidade, sua empresa terá uma capacidade maior de adaptação.

6. Controle e reduza gastos 

Outra dica fundamental para saber como fazer um plano financeiro de uma empresa de forma eficiente é controlar e reduzir gastos. Isso envolve saber muito bem quais são os pontos essenciais nos quais não é possível fazer uma redução sem afetar a qualidade da entrega.

Também está diretamente relacionado a saber quais são os planos de crescimento que precisam ser subsidiados.

Com base em todas as análises descritas até aqui, fica muito mais fácil identificar as despesas que podem ser reajustadas. Além disso, a estratégia adotada traz metas bastante motivadoras para a equipe. Isso ajuda a fazer com que toda a empresa se engaje no mesmo objetivo.

7. Meça os resultados

De nada adiantará prever e trabalhar com cenários diferentes, controlar gastos e conhecer as movimentações financeiras se tudo isso não tiver um acompanhamento rigoroso de resultados.

Para isso, é importante usar métricas em todos os resultados de sua empresa pois, dessa forma, você saberá se deve continuar com determinadas estratégias ou se deve investir em novos meios caso os resultados estejam aquém do esperado. 

8. Use e abuse da tecnologia

Para conseguir realizar todas as análises descritas, você precisará de alguma ferramenta financeira. Se a sua empresa for micro, com pouca movimentação, uma planilha de Excel bem elaborada pode dar conta do recado. Porém, o ideal é ter um software de gestão.

Esse tipo de software é desenvolvido para atender às principais necessidades do negócio. O uso dele facilita e agiliza diversos processos, como inserção dos dados e extração de relatórios. Com isso, a rotina do financeiro fica otimizada e boa parte dos erros é evitada.

Com um sistema completo que fornece a estrutura financeira ideal para a administração da sua empresa, a nossa plataforma oferece possibilidades de pagamento efetivas e, de quebra, auxilia em sua gestão de cobranças. 

pagamentos online

Posts relacionados