Cobrança recorrente no cartão de crédito: entenda as vantagens

Escrito em 17 de Abril de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 22 de Fevereiro de 2024

As cobranças recorrentes no cartão de crédito podem ser uma boa estratégia para negócios por assinatura. Além de dar mais previsibilidade no fluxo de caixa, o modelo fideliza clientes e reduz as chances de inadimplência.

Negócios que buscam se diferenciar nos métodos de fidelização de clientes e simplificação dos processos de pagamento precisam entender como fazer cobrança recorrente no cartão de crédito. Afinal, esta é uma tendência que veio para ficar. 

Grandes empresas de serviços de assinatura, como Netflix e Spotify, já usam plataformas de cobrança recorrente como alternativas para gerenciar as cobranças de seus clientes, contribuindo para a popularização do método.

Uma pesquisa da Juniper Research evidenciou que a recorrência nas cobranças representa um mercado em franca expansão no mundo. A tendência é que, até 2027, o setor esteja avaliado em US$15.4 trilhões, crescendo 17% desde 2023.  Impressionante, não é mesmo?

A verdade é que a popularização do pagamento recorrente no cartão de crédito traz vantagens para ambos os lados envolvidos no processo: vendedores e clientes. 

Dentre os pontos positivos para as empresas, estão a redução da inadimplência, a previsibilidade da receita e a segurança das transações. Já para os compradores, a praticidade e a possibilidade de um gerenciamento descomplicado das compras se destacam.

Quer conhecer mais sobre o método de pagamento e entender, em detalhes, como fazer cobrança recorrente no cartão de crédito? Continue a leitura! 

O que é cobrança recorrente no cartão de crédito?

Cobrança recorrente no cartão de crédito é um método de pagamento caracterizado pela automatização da cobrança neste meio de pagamento. Ao optarem pela recorrência, os clientes que contratam determinado serviço permitem que seus cartões de crédito debitem periodicamente (em geral, mensalmente), o valor acordado no momento da compra, sem que seja necessário realizar qualquer ação adicional.

A cobrança recorrente automatizada é um método muito usado por plataformas de assinatura ou por empresas que fornecem serviços em médio e longo prazo, como academias de ginástica, instituições de ensino e empresas de saúde e estética.

Agora que você sabe o que é recorrência e como funciona o pagamento recorrente no cartão de crédito, é hora de entender como aplicar o método na sua empresa e todas as vantagens que ele traz.

Pagamento recorrente em cartão de crédito: quais são os benefícios?

O pagamento recorrente em cartão de crédito é uma medida que assegura que sua empresa receba pelo serviço prestado pelo tempo determinado.

Isso acontece por meio de um processo sistematizado, que oferece a possibilidade para que o cliente salve os dados do cartão, o que facilita as compras futuras. 

Contar com essa modalidade de negócio pode ser bastante benéfico para o seu negócio. Isso porque ela previne eventuais atrasos ou esquecimentos de pagamentos. 

Dessa forma, evita dores de cabeça tanto para você, gestor, que não precisará se preocupar que sua receita seja afetada, nem para o cliente, que não precisará pagar juros ou ter o seu serviço interrompido. 

Nesse cenário, o pagamento recorrente em cartão de crédito também apresenta outro benefício relevante, que é o parcelamento.

Isso porque a possibilidade de parcelar o pagamento em várias vezes no cartão faz com que o consumidor conclua que efetuar a compra realmente vale a pena, já que, no fim das contas, ela não pesará em seu orçamento. Logo, é uma medida que também fomenta suas vendas

Como fazer cobrança recorrente no cartão de crédito?

Para entender como fazer cobrança recorrente no cartão de crédito, é preciso seguir os passos abaixo. 

1. Contratar uma plataforma para gerenciamento de cobranças recorrentes

Para que a implementação do serviço ocorra de forma efetiva, é preciso contratar uma plataforma capaz de gerenciar as operações e possibilitar o acompanhamento facilitado dos pagamentos pelo time financeiro da empresa.

Na ferramenta, é preciso armazenar o cadastro do cliente, gerar as faturas de cobrança, gerenciar multas em caso de atraso, criar réguas para envio de e-mails de lembrete de vencimentos e acompanhar o histórico dos clientes.

Nesse sentido, ao escolher sua plataforma, busque por uma solução que ofereça:

  • transparência nos processos;
  • efetividade na redução de inadimplências (com múltiplas ferramentas personalizáveis de contato com o cliente);
  • centralização da gestão de caixa;
  • segurança nas transações. 

2. Escolher os métodos de pagamento para cobrança

Além do cartão de crédito, o pagamento recorrente pode ocorrer por outros métodos, incluindo o boleto e o Pix. Lembre-se de que oferecer flexibilidade na hora de quitar os pagamentos contribui para a experiência do cliente e reduz as chances de inadimplência.

3. Personalizar as cobranças

Para realizar de forma efetiva atividades como cobrar de forma recorrente, é fundamental manter atualizados os dados dos clientes, garantindo a personalização das operações.

Inserir informações como data de pagamento, data de recebimento do serviço ou produto e valores de descontos ou multas de forma individualizada é essencial para um controle adequado dos débitos. 

Bônus: integração é a chave!

Ao buscar sua plataforma de gestão de pagamentos recorrentes, assegure que o sistema seja intuitivo, de fácil navegabilidade e, sobretudo, que conte com uma API que se integre facilmente com outros programas e sistemas já usados na empresa, como e-commerces e ERPs.

recorrência eficiente

Quais as vantagens da cobrança recorrente no cartão de crédito?

Logo no início deste artigo, demos pistas sobre como o pagamento recorrente no cartão de crédito pode trazer benefícios para as empresas, certo? 

Agora, é hora de entender, em detalhes, como fazer cobrança recorrente no cartão de crédito pode ajudar a gerenciar as finanças do seu negócio. 

1. Previsibilidade de caixa

Ao adotar o método de recorrência no cartão de crédito, fica mais fácil para a sua empresa prever a entrada de valores no caixa ao longo dos meses e anos. Tal compreensão ajuda a gerenciar o caixa com precisão, ter mais organização financeira e projetar investimentos e movimentações de forma segura e embasada. 

2. Fidelização de clientes

O pagamento recorrente estimula a fidelização dos clientes na medida em que elimina os pontos de fricção decorrentes do ato de efetuar, periodicamente, uma operação manual de crédito, tais como a dúvida na renovação e demais objeções relacionadas à compra. 

Em outras palavras, quando o cliente não precisa se preocupar com o pagamento periódico do serviço — que ocorre automaticamente na recorrência —, ele tende a permanecer usando-o por mais tempo. 

2. Oportunidades de upsell

Quando um cliente já está fidelizado e usa a recorrência há mais tempo, é possível aproveitar momentos estratégicos para oferecer um upsell, ou seja, um upgrade de pacote. 

Imagine que você ofereça um serviço de provimento de internet. Durante a época das férias, pode oferecer, aos clientes recorrentes, um novo pacote que inclua internet + canais pagos com filmes temáticos. 

3. Redução da inadimplência

Ao agendar pagamentos automatizados para datas previamente determinadas, sem exigir nenhuma ação manual do seu cliente, a recorrência reduz a inadimplência e o risco de esquecimento da quitação das parcelas. 

4. Mais segurança para as transações

Processos automatizados, como a cobrança recorrente no cartão de crédito, em geral, contam com medidas adicionais de segurança para as transações — como tokenização e camadas de proteção de dados. 

Quais empresas fazem cobrança recorrente?

Agora que você já sabe como fazer cobrança recorrente no cartão de crédito e como o seu negócio pode se beneficiar do método, é hora de se inspirar com casos de empresas de diversos segmentos que já incorporaram a alternativa de pagamento. 

Veja algumas na lista abaixo:

  1. Netflix (plataforma de filmes e séries);
  2. Spotify (streaming de música);
  3. SmartFit (academias de ginástica);
  4. Alice (plano de saúde);
  5. Olist (tecnologia para varejo);
  6. Eduzz (plataforma de venda de infoprodutos focada no setor educacional);
  7. DogHero (marketplace do segmento pet)

Como implantar a cobrança recorrente no seu negócio?

Entendeu como fazer cobrança recorrente no cartão de crédito, seus benefícios e oportunidades? Então, é hora de dar o primeiro passo: escolher a melhor ferramenta de gerenciamento. 

A iugu é uma plataforma completa de serviços financeiros para gestão de caixa e automatização de meios de pagamento, concentrando toda a sua operação financeira em um só lugar.

Invista no crescimento da sua empresa com as cobranças recorrentes da iugu e escale sua operação! 

Posts relacionados

mãos de gestores em relatórios fazendo controle de inadimplência em edtech