Entenda como a Netflix trabalha com o modelo de cobrança recorrente

Escrito em 13 de Julho de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Sabe aquele serviço que é cobrado automaticamente em sua conta bancária ou seu cartão de crédito até que você o cancele? A Netflix é um excelente exemplo desse tipo de cobrança recorrente, quando você informa os dados bancários ou de cartão, e a cobrança é feita sem que haja a necessidade da sua intervenção.

Esse modelo está cada vez mais presente e visa a otimizar a vida do usuário, assim como a automatizar o recebimento dos valores, vindo de encontro com a falta de tempo e a facilitação das tarefas recorrentes que temos no dia a dia.

Quer entender melhor como a Netflix usa esse modelo? Continue lendo o post!

Como funciona a cobrança recorrente?

O pagamento recorrente é a maneira mais rápida de cobrar os usuários de um serviço. Nesse modelo, a empresa determina o valor a ser debitado automaticamente, todos os meses, na data de vencimento.

Quando a cobrança é feita pelo cartão de crédito, há o uso apenas do valor mensal que será cobrado na fatura. Esse sistema difere de uma compra parcelada, por exemplo, na qual o valor total do item é bloqueado do limite do cartão, e as parcelas são incluídas mensalmente. Dentro do pagamento de recorrência, não há o bloqueio do valor total.

Essa cobrança pode ser feita por débito em conta, pelo cartão de crédito ou ainda pela emissão automática do boleto bancário.

Como a Netflix cresceu ao adotar o SaaS e o modelo de recorrência?

Agora que você já sabe como é feita a cobrança por pagamento recorrente, vamos entender melhor como a Netflix usa esse modelo a seu favor. A empresa é um excelente exemplo do uso da tecnologia para a modernização de serviços, aumentando a acessibilidade e revolucionando o consumo.

Até algum tempo atrás, para alugar um filme, você precisava ir até uma locadora, escolher a fita, levar para casa, assistir e devolver dentro do prazo determinado para que não houvesse a cobrança de multas. Essas fitas ainda deviam ser rebobinadas antes da devolução. Com o tempo, essa mídia foi mudada para DVD, obedecendo ao mesmo sistema.

A Netflix passou a disponibilizar os filmes em formato de streaming, permitindo que a pessoa que contratasse o serviço tivesse acesso aos títulos ali disponibilizados por meio de uma conexão com a internet, a qualquer hora e lugar do dia. Esse serviço é possível com o uso da tecnologia SaaS, que disponibiliza as informações na nuvem e aumenta o acesso.

Para acompanhar essa mudança, era preciso um modelo de cobrança que também fosse simples, altamente acessível e prático. Sabendo dessa necessidade, a empresa aderiu à Recorrência, uma característica comum dos serviços de assinatura atuais.

Resenha B2B

Quais são as vantagens da cobrança recorrente?

A adesão à cobrança recorrente traz diversas vantagens para a empresa, facilitando o processo e aumentando a autonomia do consumidor. Conheça as principais.

Diminui o risco de inadimplência

Esse benefício vale principalmente quando a cobrança é feita por débito automático ou cartão de crédito. Por se tratar de uma rotina automatizada e autorizada pelo cliente para a melhor data, as chances de que o pagamento não seja efetuado diminuem bastante.

Traz previsibilidade financeira

Como a cobrança é recorrente, o fornecedor consegue fazer uma previsão das suas receitas e organizar suas operações internas com mais segurança. Claro que essa assinatura pode ser cancelada pelo usuário, mas a empresa trabalha com uma margem para que esses cancelamentos não afetem suas atividades.

Facilita a entrada de novos clientes

Os serviços de streaming cobram dos usuários os direitos de uso, e não de propriedade. Isso democratiza o acesso e permite que o conteúdo seja oferecido a preços muito mais interessantes, ajudando a fidelizar os clientes e atrair novos usuários, favorecendo, assim, a expansão da empresa no mercado.

Não é à toa que a Netflix registrou um aumento em seu lucro líquido de 63% entre 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

Usa a taxa de cancelamento como métrica

É importante para as empresas acompanharem não só as novas adesões aos seus serviços, como o índice de cancelamento de assinaturas.

Com o uso da cobrança recorrente, esses cancelamentos podem ser checados com mais facilidade, otimizando um tempo precioso e permitindo que a empresa adote ações que possam fidelizar ainda mais esse consumidor e evitar que os cancelamentos ameacem a sobrevivência da marca.

Aumenta a transparência

Ao contratar um serviço que usa o pagamento recorrente como modelo de cobrança, o cliente tem acesso a todas as informações relacionadas a ele no ato da contratação: o valor que será debitado, a data e o meio de pagamento.

Essa prestação de informações deixa muito mais claro como o sistema vai funcionar e aumenta a transparência no momento da contratação, diminuindo a incidência de problemas e trazendo mais confiança entre marca e consumidor.

Qualquer divergência pode ser resolvida rapidamente, sendo que o cliente possui todos os dados necessários para contestar alguma cobrança indevida por chat ou atendimento telefônico.

O que você tem a ganhar com a cobrança recorrente?

A cobrança recorrente é um modelo interessante tanto para empresas como para consumidores.

Para as empresas, facilita o acesso de clientes e automatiza o processo, otimizando custos e garantindo que a cobrança seja feita de maneira rápida e prática. Esse modelo vem de encontro com o ritmo de vida moderna, que exige facilidade e recursos inteligentes.

Para os clientes, não há necessidade de um controle tão preciso, já que o débito é feito automaticamente, até que haja o cancelamento da assinatura. Ele tem mais opções de pagamento e pode solicitar o serviço mesmo que não tenha um cartão de crédito, por exemplo.

Apresentamos aqui apenas um dos cases mais conhecidos, o da Netflix e cobrança recorrente, mas diversos serviços por assinatura oferecem essa facilidade aos seus clientes. Trata-se de um modelo prático e acessível, que deve ser cada vez mais adotado pelas grandes empresas, estreitando a relação entre cliente e marca.

Se esse modelo faz sentido para sua empresa, conheça a solução de cobranças recorrentes da iugu e fale com nossos especialistas para tirar suas dúvidas!

recorrência assinaturas

Posts relacionados