Nas últimas décadas, acompanhamos de perto a intensificação de catástrofes ambientais em decorrência da emissão desenfreada de Gases de Efeito Estufa (GEE). Hoje, o debate acerca das mudanças climáticas têm preocupado governos e até empresas ao redor do mundo, que, agora, têm como meta se tornarem Net Zero.
Diretamente atrelado ao ESG (Environmental, Social e Governance), o Net Zero tem como objetivo implantar a redução drástica do uso de fontes fósseis de energia, como petróleo e carvão, que contribuem para o agravamento dos desastres ambientais.
Mas para que isso aconteça, é preciso que empresas, governos e a sociedade civil estabeleçam um compromisso Net Zero.
Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, preparamos um conteúdo completo sobre o que é Net Zero, a sua importância e o impacto nas empresas.
Vamos lá?
Que tal ouvir esse conteúdo?
O termo Net Zero é o encurtamento da expressão Net Zero Carbon Emissions, que, em português, significa zero emissões líquidas de carbono (CO2).
Trata-se de um compromisso que, como o próprio nome sugere, tem como objetivo reduzir ao máximo ou eliminar as emissões de carbono e, assim, desacelerar o processo de aquecimento global e mudanças climáticas.
Dessa forma, podemos definir o Net Zero como um contrato da humanidade com o planeta Terra, que envolve a sociedade civil, as empresas e governos.
Quando falamos sobre redução de emissões de carbono, é comum que aconteçam confusões entre a neutralidade de carbono e o Net Zero.
Entretanto, os dois conceitos possuem diferenças importantes:
De acordo com o GHG Protocol (Protocolo de Gases de Efeito Estufa), a neutralização de carbono consiste em diminuir as emissões de gases e compensá-las.
O Net Zero, por sua vez, vai um pouco além: seu objetivo é compensar, também, as emissões geradas por toda a cadeia produtiva, ou seja, os fornecedores, parceiros, terceirizados e até clientes.
A 25ª edição da Pesquisa Anual Global com CEOs da PwC (25th Annual Global CEO Survey), revelou que as companhias brasileiras estão mais preocupadas com compromissos Net Zero que a média global, mas o país ainda tem muito o que avançar.
De acordo com a pesquisa, 27% das empresas brasileiras assumiram algum compromisso Net Zero, enquanto a média global é de 22%.
Em contrapartida, 38% dos executivos do Brasil afirmam não ter se comprometido com o movimento net-zero, enquanto 43% das empresas brasileiras não possuem compromissos de carbono neutro alinhados com metas científicas.
Como mencionamos acima, o ESG já está no radar das companhias de diferentes portes e segmentos.
O ano de 2023, inclusive, será decisivo para as políticas ESG e para as empresas.
Isso porque, ainda em 2022, o Pacto Global da ONU no Brasil lançou uma ferramenta que ajuda empresas a implementarem a agenda ESG.
A Trilha de Direitos Humanos pode ser entendida como uma espécie de termômetro que mede o nível de comprometimento e engajamento das companhias com as pautas ambientais, sociais e de governança.
Diante do contexto, muitas empresas se perguntam como se tornar Net Zero.
Afinal, a pauta climática deixou de ser uma preocupação e se tornou um alerta urgente.
Sendo assim, as empresas que não estão comprometidas com as causas sociais e ambientais podem sofrer danos à imagem e, consequentemente, nos lucros.
Logo, implementar uma agenda real de ESG e ser uma Net Zero será fundamental para a sobrevivência e competitividade dos negócios.
Não há dúvidas de que se tornar uma empresa Net Zero é um grande desafio. Contudo, trata-se de um compromisso que garantirá a sobrevivência e o bem-estar de toda a população, o que também gera impactos a médio e longo prazo para os negócios.
Dessa forma, empresas que querem se tornar Net Zero precisam adotar uma estratégia multifacetada para reduzir as emissões de carbono de operações internas, externas e de toda a cadeia produtiva.
Mas como fazer isso?
Assim como em outros processos, a tecnologia pode ser uma grande aliada para o início de uma jornada Net Zero.
Isso porque, a partir de uma maior digitalização e dados precisos, as companhias podem começar a entender a emissões e, assim, trabalhar para reduzi-las.
Ou seja, a busca pela neutralidade de carbono passa pela aplicação desses recursos, sempre para integrar essa cadeia de valor.
Ao longo do artigo, você entendeu o que é uma empresa Net Zero, a importância do tema e um breve panorama sobre o cenário brasileiro.
Como vimos, o processo rumo ao Net Zero também passa pela implementação de tecnologias que otimizam as soluções do seu negócio, reduzindo as burocracias e auxiliando na tomada de decisões.
A iugu é uma empresa de pagamentos online com soluções completas que se adaptam às necessidades do seu negócio.
Quer ficar por dentro das principais novidades do mercado de pagamentos, tecnologia e finanças? Assine a news da iugu e receba conteúdos fresquinhos na sua caixa de entrada!